logo
Em 27 de Dezembro de 2019 às 18:22
Balanço: Mandato de Lessa fortalece Caruaru

O protagonismo do município de Caruaru no cenário regional foi um dos motes do programa Mesa Redonda desta sexta-feira, 27. O deputado estadual Delegado Erick Lessa foi entrevistado pelos comunicadores César Lucena e Tavares Neto, fazendo um balanço do primeiro ano de mandato do parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), bem como analisando a conjuntura política local, estadual e nacional.

Estreante na Alepe, o deputado Erick Lessa traz um saldo positivo para Caruaru neste primeiro ano de mandato. Através de emendas parlamentares, Lessa direcionou mais de R$ 1 milhão para a Segurança Pública, beneficiando equipamentos como a Delegacia da Mulher e o Corpo de Bombeiros. A Saúde também recebeu atenção, com quase meio milhão de reais, para equipamentos como o Hospital Jesus Nazereno, UPA e o Hospital Regional do Agreste.

Durante a entrevista, o deputado apresentou uma postura firme e equilibrada ao avaliar a gestão municipal. “Caruaru tem de voltar ao protagonismo no mapa político regional, pois o município está ficando em um papel de coadjuvante”, afirmou. Lessa ainda demonstrou um bom conhecimento histórico sobre Caruaru, ao mencionar o ex-prefeito Anastácio Rodrigues, que administrou o município entre 1969 e 1973. “Anastácio foi um exemplo de estadista. Mesmo sendo oposição aos governadores Nilo Coelho e Eraldo Gueiros, não deixou de dialogar com o Governo Estadual para conseguir verbas para Caruaru”, citou.

Uma das marcas do mandato de Lessa foi a interiorização do debate público. Liderando a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Frente Parlamentar de Segurança Pública, Erick Lessa fez questão de sair da estrutura do Palácio Joaquim Nabuco e colocar o parlamento face a face com a realidade local. Somando ambos os colegiados, 14 audiências públicas foram realizadas ao longo do ano, em busca de soluções para os problemas locais. Segundo o parlamentar, um dos exemplos mais emblemáticos foi a audiência pública sobre o transporte alternativo, realizada em setembro, que resultou na sanção de um decreto estadual regulamentando a categoria.

Avaliando o Governo Estadual, o deputado destacou que Pernambuco completou 24 meses consecutivos de redução de violência, e pontuou que o Pacto Pela Vida (PPV) está consolidado como um programa de políticas públicas reconhecido nacional e internacionalmente. Lessa também ressaltou o papel da Frente Parlamentar de Segurança Pública, da qual é coordenador-geral. A Frente traçou um ‘diagnóstico’ da segurança no estado, por meio de audiências públicas em diversos municípios do interior, apresentando as demandas populares nas reuniões do núcleo gestor do PPV. O parlamentar ainda mencionou a diminuição da violência em âmbito nacional, destacando o trabalho do ex-ministro Extraordiário da Segurança Pública, Raul Jungmann, e do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Filadelfia FM AO VIVO