logo
Pedro Campos
Em 03 de Junho de 2023 às 18:05
Pedro Campos participa das celebrações pelo Dia do Rio São Francisco

Foto: Lula Carneiro

FLORESTA - No Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, o deputado federal Pedro Campos esteve no sertão pernambucano acompanhando as ações da campanha Eu viro Carranca para defender o Velho Chico. A iniciativa, organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, pretende fortalecer a revitalização do maior rio que tem 100% de seu percurso em solo brasileiro. O parlamentar é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e ressalta a importância da bacia para o país.

“Este é o rio da integração nacional, que ajuda a levar dignidade para a nossa gente, gerando energia e garantindo o sustento para as populações ribeirinhas. A gente precisa defender o São Francisco e a sua revitalização para garantir que suas águas continuem a abençoar o nosso povo, levando qualidade de vida para a nossa gente”, ressaltou. 

Durante o evento, o parlamentar falou sobre os pilares que irão nortear as discussões da Frente, na Câmara Federal. “A gestão das águas do Velho Chico deve ser democrática, levando em consideração as vozes das pessoas que vivem na bacia. Por isso, o nosso debate terá como base o tripé da valorização dos povos, da cultura e da democracia. São pelas pessoas, pela nossa gente, pelas tradições e pelas vidas que nós precisamos defender as águas do rio”, pontuou.

Para o parlamentar, é essencial ampliar a participação popular na gestão hídrica da bacia. “É preciso recriar o Conselho Gestor da Transposição do São Francisco e reinstalar o Comitê Gestor dos Recursos da Revitalização. Este segundo terá a missão de destinar os mais de 300 milhões já depositados pela CHESF. É preciso encontrar o povo nesse processo”, afirmou.

A Frente também irá abordar a relação do meio ambiente com o saneamento básico. “Sou relator na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional do Projeto de Lei n•9543/2018, na Câmara Federal, que pretende nacionalizar a Tarifa Social da Água. É preciso criar mecanismos de incentivo para que a tarifa social de água tenha uma ampla adesão da população de baixa renda”, afirmou. 

 

BACIA DO SÃO FRANCISCO - A bacia hidrográfica do Velho Chico perpassa os estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Goiás, Minas Gerais e pelo Distrito Federal. As águas de sua transposição irão beneficiar também mais três estados nordestinos: Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Por sua amplitude territorial, o São Francisco é conhecido como o rio da integração nacional.

“A imensidão territorial também indica uma diversidade de riquezas. Temos 505 municípios que fazem parte da Bacia, que aglomera três biomas - o cerrado, a caatinga e a mata atlântica. Suas águas proporcionam energia para o país inteiro: em 2022 as hidrelétricas do São Francisco geraram mais de 7% do total de energia que foi gerada no Brasil, incluindo todas as fontes: eólica, solar, hidroelétrica. Precisamos cuidar dos nossos recursos naturais para, de forma sustentável, potencializar as atividades que geram desenvolvimento regional, emprego e renda”, pontuou o parlamentar.

Rede Pernambuco de Rádios