Gov
Vereador Paulo Muniz denuncia prática de surfe nos ônibus do Recife
Paulo Muniz

Vereador Paulo Muniz denuncia prática de surfe nos ônibus do Recife

Em audiência pública, o parlamentar chamou a atenção para necessidade de uma política efetiva de combate à insegurança vivida pelos usuários dos transportes coletivos da cidade


Através da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, Paulo Muniz (Solidariedade) reuniu especialistas em segurança e trânsito para tratar sobre a antiga e regular prática de “surfe” nos ônibus do Recife. Para ele, “esses jovens praticantes colocam todo o sistema em uma situação vulnerável e crítica. A angústia é muito grande para quem vê de fora, para quem está de dentro e isso é recorrente”, aponta. Para o parlamentar, é urgente estabelecer políticas públicas eficazes para coibir e monitorar esses tipos de situação. 


Marcelo Assunção Bandeira de Mello, diretor de Inovação da Urbana-PE, ressaltou que o tema merece uma reflexão conjunta e que necessita de um maior monitoramento. O especialista apontou que os ônibus possuem sistema de GPS com localização em tempo real e que essas informações poderiam ser transmitidas para os agentes da força policial. “Nós pensamos em um dispositivo de segurança embarcado, para que o motorista de forma silenciosa pudesse acionar um botão de pânico e aquilo pudesse indicar de forma georreferenciada para viatura mais próxima agir em tempo real”, sugeriu.  


André Luís, gerente de Operações da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), explicou as ações já determinadas pela pasta e sugeriu união entre os órgãos. Para ele, “é preciso dialogar com diversos setores, como se faz no carnaval”, explica. O major Gabriel Feitosa, representante da Polícia Militar, concordou e salientou a importância de trabalhos de profilaxia, que levem em consideração educação nas escolas. Cícero Monteiro, gerente de Planejamento Estratégico do Consórcio Grande Recife, destacou que a prática é antiga e enalteceu o papel do monitoramento como sendo essencial. “É necessária uma atuação compartilhada da parte de segurança, do operador e instituições. Estamos diante de um problema para reflexão de todos”, ponderou.


Representando a categoria dos motoristas de ônibus, José Egrinaldo da Silva, 17 anos de profissão, disse que a pressão é constante. “Tenho muitas histórias para contar. São muitos passageiros pendurados nas portas, passando por cima das catracas e já desliguei o carro para tentar fazer com que ele descesse. Ele não desceu e continuamos a viagem. É muito complicado”. Após o relato do trabalhador, Muniz salientou que não se pode culpabilizar os motoristas pelas atitudes dos jovens e que se é necessário criar mecanismos de coibição efetivos. Para ele, “a possibilidade do rastreamento do ônibus em tempo real é excelente e precisamos de um trabalho em grande escala com rapidez”, disse. O parlamentar finalizou a audiência pública afirmando seu comprometimento com a causa e que irá provocar os poderes para que tire as ações do papel.