logo
Sileno Guedes
Em 26 de Maio de 2023 às 05:56
Sileno Guedes e Pedro Campos dialogam com trabalhadores rurais de Camocim de São Félix

Parlamentares visitaram cooperativa fortalecida por ações de incentivo à agricultura familiar no governo do PSB

No Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rurais, celebrado nesta quinta (25), o deputado estadual Sileno Guedes (PSB) esteve em Camocim de São Félix, no Agreste, ao lado do deputado federal Pedro Campos (PSB), para dialogar com os associados da Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Pernambuco (Coopeafa). Na pauta, a busca por soluções de assistência e fortalecimento a esses trabalhadores e suas atividades, o que nas gestões do PSB no Governo do Estado foi feito por meio de ações como o Chapéu de Palha, o Força Local e a versão estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Na visita ao local, Sileno relembrou que, em 2021, acompanhou uma nova fase da cooperativa, que obteve aporte de R$ 1 milhão na segunda edição do Programa Força Local, do Governo de Pernambuco, e implantou uma unidade de beneficiamento de frutas e hortaliças, impactando diretamente 300 famílias. Já em 2022, a Coopeafa foi uma das selecionadas para fornecer itens para o Programa Pernambuco que Alimenta – nome local do PAA. Em todo o Estado, a iniciativa teve R$ 10 milhões em recursos. Cerca de 80 mil kits da agricultura familiar foram adquiridos pelo Governo Paulo Câmara e entregues a famílias em vulnerabilidade social.

Para Sileno, é preciso manter erguidas bandeiras como essas, que são uma marca dos governos do PSB em Pernambuco desde Miguel Arraes. “Uma bandeira que a gente tem que levantar é a da retomada do PAA estadual, já que, até agora, o Estado não disse nada sobre o que vai fazer com esse programa”, afirmou o deputado, colocando o mandato à disposição para encampar essa pauta dos trabalhadores rurais. “Temos que fazer com que essas iniciativas aqui em Camocim e em outros locais possam ser vistas como um bom exemplo de parceria e incentivo que deu certo. A gente se coloca ao lado de cada entidade, sindicato e associação para que possamos somar esforços e usar a tribuna que a gente tem em favor de todos vocês”, completou Sileno.

Filadelfia FM AO VIVO