Coluna da quinta-feira: João Campos já se articula para despontar como o principal nome de oposição ao governo Raquel Lyra
Foto: Divulgação
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem se movimentado nos bastidores políticos para fortalecer sua base e se consolidar como a principal figura de oposição à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Com um bom desempenho à frente da prefeitura, João deve ser reeleito em 2024 sem grandes dificuldades, o que o coloca em uma posição privilegiada para pensar em voos mais altos no futuro.
Recentemente, ele tem recebido deputados estaduais em seu gabinete, além de ter se reunido com a bancada do PSB na Alepe e na Câmara Federal. João também esteve com alguns prefeitos em Brasília, junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Essas articulações são importantes para fortalecer sua base e ampliar seu leque de alianças visando 2026.
Embora ainda seja cedo para falar em candidatura a governador, João Campos já desponta como um possível nome para a próxima disputa. Seu desempenho bem avaliado na prefeitura da capital pernambucana, aliado a sua habilidade política e capacidade de articulação, o tornam um forte candidato a liderar a oposição ao atual governo.
Atualmente o gestor é o principal nome do PSB no estado. Para agora, resta esperar para saber como será seu desempenho nos próximos anos e como ele irá se posicionar em relação aos principais temas da agenda política estadual. Mas, por enquanto, João Campos segue trabalhando nos bastidores para consolidar sua posição como uma liderança que pode agrupar forças de campos distintos.
Curtinhas
Ritmo de trabalho - Após solicitações do vereador Felipe Francismar (PSB), o Córrego do Jenipapo está recebendo um pacote de obras para contenção de barreiras na localidade. O vereador foi ao local vistoriar os trabalhos de perto, garantir que tudo aconteça dentro do previsto e mostrar que a parceria com o prefeito João Campos (PSB) tem dado certo. Felipe está no seu 3º mandato, é segundo secretário e Presidente da Comissão de Obras e Planejamento na câmara de vereadores do Recife. A política corre nas veias de Felipe, pois o vereador é filho do deputado estadual Francismar Pontes.
Combate à fome - O mandato da deputada estadual Rosa Amorim (PT), tem como pauta principal o combate à fome, pois como a deputada fala, não tem como resolver problemas da saúde, educação, trabalho e emprego se não tocar na questão da fome. De acordo com Rosa Amorim, está sendo criado a comissão especial de combate à fome na Alepe e os parlamentares estão contribuindo para o governo do estado ter medidas de emergências de combate à fome. Rosam Amorim é militante de causas sociais e filha de Jaime Amorim, diretor do MST.
Mãos a obra - O prefeito do Recife João Campos (PSB), entregou na Vila Canaã, em Passarinho, serviços de contenção, estabilização e drenagem de encosta, além de pavimentação, iluminação e construção de escadarias. As obras vão beneficiar diretamente 63 famílias que moram nas ruas Santa Clara e Bom Jesus. A previsão é que até o fim do ano, mais serviços de encosta e drenagem serão realizados nas ruas Compositor Edgard Moraes, Cabo Hermito de Sá, Arapoema, Maurilândia e Dionísio Cerqueira. O local é de grande relevância, pois o ex-governador Miguel Arraes e Dom Helder foram fundamentais para ocupação dessa área. Ao todo, o local está recebendo um investimento de R$ 3,2 milhões.