logo
Caruaru
Em 25 de Março de 2023 às 11:14
Prefeitura de Caruaru divulga balanço das ações após uma semana das fortes chuvas no município

A Prefeitura de Caruaru, desde o último sábado (18), vem auxiliando e atendendo os moradores dos bairros Severino Afonso, Nova Caruaru, Divinópolis, João Mota/Três Bandeiras, Caiucá, Rendeiras e Jardim Panorama que foram atingidos pelas chuvas.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) - vem atuando na situação de emergência pública, realizando uma força-tarefa, traçando o perfil socioeconômico, para identificar a real necessidade das famílias que sofreram por causa das chuvas que atingiram o Agreste do Estado.

 

Equipes de técnicos, assistentes sociais e psicólogos constataram a necessidade da concessão de benefícios eventuais e a inserção do acompanhamento nos serviços do CRAS e da rede socioassistencial. Até o momento, 515 famílias que totalizaram 1.406 pessoas foram atendidas pelas equipes da SDSDH e da Secretaria de Saúde. Atualmente, apenas uma família permanece na Casa de Acolhimento da Prefeitura e já está sendo providenciado pela equipe técnica o seu ingresso no auxílio aluguel. A SDSDH e o Transforma Caruaru distribuíram 3.532 marmitas no almoço e jantar; 996 garrafas de 500ml e 336 águas de 1 litro. A Defesa Civil do Estado de Pernambuco, enviou 200 colchões, 400 lençóis e 46 kit’s de higiene pessoal.

 

Pensando no bem estar das vítimas, o prefeito Rodrigo Pinheiro, enviou projeto de lei para a Câmara dos Vereadores, que previa o aumento do auxílio aluguel, passando de R$ 250 para R$ 500, destinado apenas para as famílias afetadas pela chuva do sábado(18). O projeto foi aprovado na última quarta-feira (22), por unanimidade. Nessa sexta-feira (24), apenas seis (6) famílias aceitaram receber o benefício.

 

Para ter acesso ao beneficio, as famílias atingidas pela chuva que ainda não foram cadastradas, precisam procurar o CRAS mais próximo e realizar o cadastro. A SDSDH, junto com a Gerência de Habitação, identificou imóveis com a possibilidade de aluguel para que as famílias possam ter a melhor opção de escolha. As famílias alcançadas pelo auxílio aluguel ficarão nessa condição até serem beneficiadas por programa de habitação de interesse social a ser promovido pelo município ou por iniciativa dos governos Federal ou Estadual.

 

Em paralelo a este trabalho, a Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (SESP) realizou a limpeza dos bairros atingidos e dos canais que cortam as localidades. Foram retiradas mais de 3 mil toneladas de entulho e de lixo. Além disso, realizou ações de desobstrução de ruas e dos serviços de iluminação pública nos bairros atingidos pelas chuvas.

 

Já a Defesa Civil, a Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB) e Secretaria de Ordem Pública (SECOP), realizaram vistorias nas casas que foram atingidas pelas chuvas e que trazem algum risco à população. Até o momento, 15 imóveis com risco eminente de desabamento  foram demolidos.

 

Para ajudar no resgate da população juntamente com a Secretaria de Ordem Pública (SECOP), 30 bombeiros civis foram contratados de forma emergencial.

Por fim, o prefeito de Caruaru anunciou a construção de uma nova ponte no bairro das Rendeiras, onde hoje tem uma passagem molhada. Resolvendo, em definitivo, a situação daquele local.

Rede Pernambuco de Rádios