logo
Sivaldo Albino
Em 24 de Março de 2023 às 11:38
CIDADES INTELIGENTES: Comitiva de Garanhuns conhece Institutos de Planejamento e Tecnologia de Curitiba

Sivaldo Albino participa de eventos à convite da Federação Nacional de Prefeitos

Gestores públicos de todo o país, interessados em adquirir experiências administrativas e conhecer novas soluções tecnológicas para seus municípios, encontram-se no Paraná esta semana, participando da Smart City Expo Curitiba, e não por acaso, a capital paranaense é um exemplo de ‘Cidade Inteligente’, com investimentos, empresas e institutos de inovação aplicadas à gestão pública. O evento começou na quarta-feira (21). 

Nesta quinta, à convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em paralelo ao evento, a comitiva de Garanhuns formada pelo prefeito Sivaldo Albino, secretários Alexandre Marinho e Ronaldo César, e o presidente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte, Rodolpho Melo, participou de um roteiro de visitas técnicas a institutos de gestão, inteligência e inovação. Representantes de 16 municípios brasileiros estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para conhecer as estratégias da administração municipal com vistas à mobilidade urbana e gestão pública. Os integrantes da comitiva foram recebidos pelo presidente do instituto, Luiz Fernando Jamur; pelo secretário municipal da Administração Gestão de Pessoal e TI, Alexandre Jarschel; o presidente da Urbs S/A, Ogeny Pedro Maia; e pela presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi. O coordenador do projeto de Cidades mais Acessíveis e Conectadas (Acesso Cidades), da FNP, Cesar Medeiros, afirmou que a orientação da Frente é a de buscar experiências de êxito no território nacional, renovando o convite para outras participações de Garanhuns nos eventos da frente. 

O roteiro seguiu para o Instituto das Cidades Inteligentes – ICI – onde foi apresentado em detalhes o plano de monitoramento digital da cidade, chamado Muralha Digital, um complexo sistema de informação instantânea interligando as instituições de segurança, com quase duas mil câmeras espalhadas pela cidade; desde o acompanhamento de trânsito, transporte, prédios, ruas e avenidas, até mulheres protegidas judicialmente pela Lei Maria da Penha. A comitiva ainda esteve no Centro de Controle Operacional (CCO), na Urbs. Por questões de segurança, não foram permitidas imagens na Muralha Digital.

“Ficamos felizes de saber que estamos no caminho certo. Recentemente ampliamos nosso monitoramento com mais câmeras em Garanhuns, ampliamos nossa presença nas ruas com nossa guarda cidadã, novos investimentos que vão trazer mais segurança e qualidade de vida para a população. Estar aqui, conhecendo Curitiba, de fato uma Cidade Inteligente, aponta para onde deve seguir as gestões, pensando no presente e no futuro. Agradecemos à FNP por entender que Garanhuns faz parte, e fará mais ainda, deste grupo de municípios que estão investindo em tecnologia aplicada à gestão” - afirmou Sivaldo Albino. 

Além do prefeito de Garanhuns (PE), Sivaldo Albino, integraram a comitiva de gestores municipais na visita técnica desta quinta-feira, e participam da Smart City 2023, em Curitiba, a prefeita de Campo Grande (MS), Adriane Lopes; o prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira; o prefeito de Rio Verde (GO), Paulo do Vale; o prefeito de Valparaíso de Goiás (GO), Pábio Correia Paulo do Vale; a prefeita de Ponta Grossa (PR), Elizabeth Schmidt; o prefeito de Foz do Iguaçu (PR), o prefeito de Poços de Caldas (MG), Sérgio Azevedo; Chico Brasileiro; o prefeito de Guarapuava (PR), Celso Góes; o prefeito de Patrocínio (MG), Deiró Marra; a prefeita de Lavras (MG), Jussara Menicucci; o vice-prefeito de Paracatu (MG), o prefeito de Jacareí (SP), Izaías Santana; Gabriel Ferrão; o prefeito de São Cristovão (SE), Marcos Antônio; o prefeito de Garanhuns (PE), Sivaldo Rodrigues; o prefeito de Esteio (RS), Leonardo Pascoal; e o vice-prefeito de Boa Vista (RR), Cássio Gomes. 

A Smart City Expo Curitiba segue com sua programação de palestras e debates nesta sexta-feira, além dos stands com empresas de tecnologias para gestão pública que ocupa todo o espaço do Centro de Convenções Positivo, no Barigui, Curitiba.

Foto: ASCOM/Divulgação

Filadelfia FM AO VIVO