logo
Liana Cirne
Em 19 de Março de 2023 às 07:12
Vereadora Liana Cirne denuncia empresas por poluição no Rio Tejipió

A vereadora Liana Cirne (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife, apresentou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) representação contra cinco empresas em funcionamento nos municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes por suposta poluição do Rio Tejipió. Apresentada na última semana, a denúncia cita as empresas Mafra Transportes, Autoviação Progresso, Energizer, Gerdau e Unilever Brasil Gelados (Kibon).

De acordo com a parlamentar petista, a representação foi apresentada após denúncias de moradores da comunidade Sapo Nu, localizada às margens do Rio Tejipió, na divisa entre os municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. “Em visitas que realizamos à comunidade de Sapo Nu, em maio e junho do ano passado e em fevereiro deste ano, ouvimos muitos relatos de pessoas que adoeceram, ao que tudo indica, por causa dos efluentes químicos despejados por essas empresas no Rio Tejipió”, explicou.

No pedido de instauração de inquérito entregue à coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco, Belize Correia, durante a audiência pública realizada na última quarta-feira (15), são solicitadas também a realização de visitas técnicas para verificar o cumprimento da legislação ambiental, análise das águas do Rio Tejipió para averiguação dos níveis de contaminação e a reparação aos moradores da comunidade, caso seja comprovada o despejo irregular de resíduos no rio.

“A situação é grave e exige a adoção de medidas imediatas para proteger as famílias da comunidade Sapo Nu. O despejo de efluentes químicos causa danos ao meio ambiente e também à saúde da população. Não podemos esquecer que o Rio Tejipió corta bairros densamente povoados nas cidade do Recife e Jaboatão”, destacou Liana Cirne.

Filadelfia FM AO VIVO