logo
Gilmar Júnior
Em 18 de Março de 2023 às 12:46
Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do SUS conta com enfermeiro

A participação é do deputado estadual Gilmar Júnior, que tem mais de duas décadas na área da saúde

Em primeiro lugar, ouvir os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em Pernambuco. Serão também convidados especialistas, lideranças, entidades e a sociedade civil organizada. A partir daí ficarão evidentes as deficiências do sistema público de saúde no estado. Esse é um dos objetivos da Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do SUS.

O trabalho está sob coordenação do deputado estadual Rodrigo Novaes. Doze parlamentares irão discutir os desafios e os caminhos para que o SUS avance no estado. Na Frente, a experiência de um enfermeiro, mestre em Saúde Pública, com conhecimento prático de como o sistema funciona. "O cenário da saúde em Pernambuco é uma fotografia que todos conhecem muito bem. Hospitais com péssimo estado, profissionais sobrecarregados, filas homéricas para cirurgias e exames. Isso precisa acabar! Vamos construir, enquanto parlamentares, um plano de enfrentamento e de transformação dessa realidade. O povo pernambucano merece uma saúde digna”, afirmou Gilmar Júnior.

O colegiado promete ações inovadoras como, por exemlo, a elaboração de um aplicativo que servirá como ferramenta de apoio ao tratamento de pacientes com câncer, a fim de acompanhar e monitorar o andamento de casos da doença no estado, e a produção do Código de Defesa dos Usuários do SUS. "Vamos buscar, na ciência e na tecnologia, estratégias para dar agilidade aos processos. Fortalecer os princípios e diretrizes do SUS e fiscalizar as unidades, cobrando ao executivo todas as medidas necessárias para que o pernambucano tenha dignidade no atendimento e assistência; para que os profissionais tenham condições adequadas de trabalho, com salários compatíveis com a complexidade dos ofícios; e para que os hospitais sejam devidamente estruturados”, concluiu o deputado.

Filadelfia FM AO VIVO