logo
Toritama
Em 03 de Fevereiro de 2023 às 12:15
Assembleia Cidadã ‘RespirAR Puro’ finaliza deliberações que darão início a um futuro sustentável para a confecção do jeans em Toritama

Iniciativa da vereadora Carol Gonçalves tem como objetivo reduzir a poluição do ar causada pelas lavanderias industriais 

Após três meses de discussão sobre a poluição do ar causada pelas lavanderias industriais, a Assembleia Cidadã ‘RespirAR Puro’ chegou ao seu último encontro com os cidadãos toritamenses. A iniciativa, da vereadora Carol Gonçalves em parceria com o Delibera Brasil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem como objetivo levar a população para a tomada de decisões sobre o clima de Toritama-PE.

Durante oito encontros, 40 cidadãs e cidadãos, selecionados através de um sorteio, tiveram a oportunidade de debater com especialistas o problema dos gases poluentes emitidos pelas lavanderias industriais, responsáveis hoje por parte da produção de vestuário em jeans no Polo de Confecções do Agreste, principal fonte de renda da região.

Para a estudante e participante da Assembleia Cidadã, Déborah Victória, de 17 anos, a ação foi uma importante oportunidade de exercer a democracia. “Nós estamos discutindo sobre coisas que nunca pensamos em discutir, além de conhecer mais sobre as leis que vão impactar Toritama futuramente e que já impactam hoje em dia, e é isso que faz a diferença”, concluiu a jovem.

Toritama conta hoje com cerca de 70 lavanderias industriais, localizadas nos perímetros urbanos e rurais, que precisam estar alinhadas às boas práticas ambientais e de saúde pública. Segundo o costureiro e participante da assembleia, José de Moura, de 42 anos, a expectativa é de que o projeto possa melhorar a qualidade de vida da família dele. “Eu tenho dois filhos, de 7 e de 15 anos, que sofrem de asma e rinite, e já precisei denunciar uma lavanderia em frente da minha casa pela quantidade de fumaça que eles soltam, já entrei em contato com o Ministério Público, já denunciei e nada acontece, espero que agora isso possa mudar”, desabafa o costureiro.

Dado o desafio, os participantes da Assembleia Cidadã construíram possíveis soluções que possibilitem a geração de emprego e renda das lavanderias em Toritama em paralelo a um plano de redução do impacto causado pela emissão das fumaças, consideradas tóxicas. As deliberações formam o relatório final do projeto, discutido durante o último encontro da RespirAR Puro, que aconteceu nesta terça-feira (31).

A reunião, realizada no Espaço Central, contou com a presença da vereadora Carol Gonçalves (MDB), do prefeito Edilson Tavares (MDB), da co-fundadora do coletivo Delibera Brasil, Fé D'Império, do secretário de Meio Ambiente, João Paulo Rocha, do proprietário da Lavanderia Nazaré, Tales Luan, e dos integrantes da Comissão de Fiscalização das Lavanderias.  

De acordo com a vereadora Carol Gonçalves, a Assembleia Cidadã pode ser considerada um marco ambiental não só em Toritama, como em todo o Agreste pernambucano. “Nós estamos hoje situados no maior Polo de Confecções do país, só em Toritama temos 16% do vestuário em jeans de todo o Brasil sendo fabricado, e isso precisa ser feito de forma responsável. Já está mais do que na hora de mudarmos a realidade da nossa população que hoje sofre com a poluição do ar, e mostrar que é possível sim produzir economia sem destruir o meio ambiente e a saúde das pessoas”, enfatizou a parlamentar.

Já o empresário e dono da Lavanderia Nazaré, Tales Luan, explica que o que falta é informação. “Hoje quem fiscaliza as lavanderias (O CPRH) não tem conhecimento de como as coisas funcionam. Além disso, seria necessário algum tipo de incentivo financeiro, para que as empresas possam investir em medidas ambientais”, pontua o empresário, que vem adotando medidas sustentáveis nos últimos anos, como o reuso da água, utilização de filtros nas chaminés, além do descarte correto do lodo têxtil.

A perspectiva é de que novas ações possam ser realizadas pelos Poderes Executivo e Legislativo a partir das deliberações da população. Conforme enfatizou o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, a participação dos toritamenses durante a Assembleia Cidadã dará o respaldo necessário para a tomada de decisões. “A partir dessas deliberações nós podemos somar forças com o Ministério Público e fazer o que for preciso, porque aí quem vai estar à frente disso não sou eu, não é a vereadora Carol, mas a própria população”, destacou o prefeito. 

Esta é a primeira Assembleia Cidadã pelo clima a acontecer no estado de Pernambuco. Em 2022, apenas três cidades foram selecionadas pelo coletivo Delibera Brasil para debater pautas ambientais com a população. Modelo na construção de decisões sociais, o projeto de participação popular foi referência no atual plano de transição do governo Lula.

Filadelfia FM AO VIVO