Coluna da quinta-feira: Tadeu Alencar tem tudo para realizar um excelente trabalho a frente da Secretaria Nacional de Segurança Pública
Foto, Edmar Lyra
Em Brasília, o novo secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar (PSB), conversou com a coluna do Blog do Alberes Xavier e concedeu entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios. O gestor destacou os desafios da pasta em meio a um país que concentra 20% dos homicídios no mundo, mesmo tendo apenas 3% da população mundial.
Tadeu disputou a reeleição para a Câmara Federal em 2022, mas não teve êxito. O secretário é formado em direito e possui especialização em Administração Judicial. Em sua trajetória o ex-deputado já ocupou os cargos de chefe da Casa Civil e Procurador-Geral do Estado no governo de Eduardo Campos.
Com essa missão desafiadora, dada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino (PSB) e pelo presidente Lula (PT), Tadeu mostra competência para ocupar os mais diferentes cargos. Seu poder de articulação política, aperfeiçoado durante os anos em que trabalhou no Executivo Estadual, lhe colocaram um passo a frente para essa escolha.
Especialmente no Brasil, a segurança pública é uma matéria complicada, pois, decorre de várias deficiências crônicas do estado que podem variar dependendo da localidade. Para Tadeu, o aumento nos índices de violência no país são decorrentes da maior flexibilização na posse e no porte de armas de fogo. O secretário afirmou ainda que quanto mais armas nas mãos da população, maiores os indicadores de violência.
Curtinhas
Vitória: Otimista com o resultado das eleições do Congresso, que mantiveram Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, o Palácio do Planalto avança na articulação de pautas consideradas prioritárias para o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segurança: O Distrito Federal passou pelo primeiro grande teste após o fim da intervenção na segurança pública, na quarta-feira (1º/2). Todos os 513 deputados federais eleitos e 81 senadores que vão representar a população brasileira no Congresso Nacional estiveram presentes em Brasília, para a posse dos parlamentares.
TCU: A Câmara dos Deputados realiza nesta 5ª feira (2.fev.2023) sessão do Plenário para eleição do nome de deputado a ser indicado para vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Para ser aprovada, a indicação precisa da maioria simples dos votos.