logo
Paulo Câmara
Em 28 de Janeiro de 2023 às 06:48
Coluna do sábado: Insatisfação e atritos: Confira os detalhes da saída de Paulo Câmara do PSB

Foto: Divulgação 

Governador de Pernambuco por 8 anos, Paulo Câmara entregou sua carta de desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao presidente nacional Carlos Siqueira. Segundo fontes da sigla ouvidas pelo Blog do Alberes Xavier, o ex-gestor assumirá a presidência do Banco do Nordeste. Um dos motivos para o desligamento foi o veto do partido ao seu nome para integrar a equipe ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um possível estremecimento da relação dele com o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Recentemente, o Blog já havia tratado dessa possibilidade. Devido a sua proximidade com Lula, foi uma surpresa Paulo ter ficado fora do time ministerial do petista.

O trabalho desenvolvido pelo ex-socialista em Pernambuco lhe credenciaram para ficar com um dos ministérios. Porém, o PSB não colocou seu nome como uma das prioridades de indicação. Isso teria deixado Paulo insatisfeito, já que ele abdicou de concorrer a uma vaga no Senado Federal para abrir espaço para uma aliança do PSB com o PT na disputa pelo Governo do Estado. Danilo Cabral (PSB) foi o candidato a governador e Teresa Leitão (PT) foi eleita senadora.

Esse veto no time ministerial teria partido do grupo liderado por João Campos e pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB). Paulo Câmara havia sido cotado para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia, mas a negociação acabou resultando na indicação da ex-vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) para o comando da pasta.

Durante a sua administração, ficou como legado para a governadora Raquel Lyra (PSDB) o equilíbrio financeiro. Mesmo enfrentando crises políticas e fiscais, além de uma pandemia que atingiu todo o mundo, Pernambuco conseguiu manter uma saúde fiscal invejável. 

Lula acerta ao escolher Paulo Câmara para dirigir o Banco. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública, o ex-governador foi secretário de Administração (2007–2010), secretário de Turismo (2010) e secretário da Fazenda de Pernambuco (2011–2014) durante a administração do então governador Eduardo Campos.

Curtinhas


STF: O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de análise sobre a ação que busca suspender a posse de deputados bolsonaristas e investigar o envolvimento de parlamentares nos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Economia: O Brasil fechou 394 agências bancárias em 2022. O país tinha 17.908 unidades em dezembro do ano passado, o menor número anual da série histórica do BC (Banco Central), iniciada em 2007.

Alternativa: O Rumble, uma plataforma de mídia social semelhante ao Youtube criada no Canadá em 2013, tem atraído personalidades da direita brasileira em meio a decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinando o bloqueio de perfis em redes sociais tradicionais.

Filadelfia FM AO VIVO