logo
Álvaro Porto
Em 26 de Janeiro de 2023 às 06:20
Coluna da quinta-feira: Álvaro Porto carrega favoritismo na disputa pelo comando da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Foto: Divulgação 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) encontra-se atualmente em período de recesso parlamentar, que deverá ser encerrado no dia 1º de fevereiro quando os deputados eleitos ingressarão na Casa de Joaquim Nabuco para assumir seus mandatos na Legislatura de 2023/2026. Porém, o clima nos bastidores é intenso e de muita articulação, já que logo após a posse, a Assembleia Legislativa de Pernambuco deverá eleger sua nova mesa diretora.

A mesa diretora da Alepe é composta pelos cargos de presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro-secretário, segundo-secretário, terceiro-secretário, quarto-secretário e quatro suplentes. Para ocupar a presidência do Poder Legislativo Estadual, desponta como favorito o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB). Prestes a iniciar o seu terceiro mandato de deputado estadual, Porto é correligionário e aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB), possui um excelente convívio com seus pares e já teria a simpatia unânime dos deputados que deverão compor a base de sustentação do Governo Raquel Lyra.

Outro nome que se encontra no páreo é o do deputado estadual do Progressistas, Antonio Moraes, porém, a avaliação é de que os deputados enxergam em Álvaro Porto o perfil ideal para comandar os destinos da Assembleia Legislativa neste primeiro biênio. O fato é que o tucano tem se movimentado com muita força. A sua confraternização em dezembro reuniu lideranças e deputados e serviu de termômetro para apresentar sua força nessa disputa que já toma a atenção das forças políticas de Pernambuco.

Curtinhas


Com Álvaro: Os deputados estaduais eleitos pelo PV, PT, PC do B e PSOL, declaram apoio à candidatura do Deputado Estadual Álvaro Porto (PSDB) à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), na eleição para a Mesa Diretora da Casa, no biênio 2023-2025. A decisão foi tomada consensualmente, pela totalidade dos parlamentares dos partidos citados, depois de várias rodadas de discussões e de deliberações realizadas em conjunto.

Mais um: O deputado Rodrigo Novaes declarou apoio a Gustavo Gouveia para a primeira secretaria. Rodrigo Novaes, que esteve presente na articulação pela candidatura de Álvaro Porto para presidente, e teve o nome cogitado para disputar a primeira secretaria, declarou apoio à candidatura de Gustavo Gouveia. Desde o início os dois deputados tornaram público que havia um acordo para não haver bate-chapa, e que um apoiaria o outro. O anúncio - que se soma ao apoio da Federação - consolida o favoritismo de Gustavo ao cargo, juntamente com Álvaro Porto para a presidência. A perspectiva é de uma série de anúncios de apoio nas próximas horas.

Aprovado: O Conselho de Administração do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou nesta 4ª feira (25.jan.2023), por unanimidade, o nome do ex-ministro Aloizio Mercadante, 68 anos, para a presidência do banco de fomento federal.

Prioridades: O deputado federal eleito Lucas Ramos vai apresentar à governadora Raquel Lyra a importância de manter na lista de obras prioritárias do Estado os importantes investimentos de infraestrutura viária que estão em curso no Estado. O parlamentar destacou a conclusão da pavimentação da PE-380, a Estrada de Ibitiranga, em Carnaíba. A restauração das rodovias dos perímetros irrigados de Petrolina, a PE-633, a PE-639 e a PE-638, a Estrada do Burrinho. E a PE-499, a tão sonhada Estrada da Cebola, ligando Terra Nova a Cabrobó.

Filadelfia FM AO VIVO