logo
Agricultura
Em 25 de Janeiro de 2023 às 10:09
Secretário de Agricultura de PE e cônsul do Japão discutem potencialidades para expansão da irrigação no Estado

Mananciais que somam 3 bi de metros cúbicos de água no estado têm potencial para irrigar 20 mil hectares e gerar 40 mil empregos  

Agricultura irrigada foi o principal assunto discutido entre o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, e o cônsul geral do Japão em Pernambuco, Hiroaki Sano, na tarde desta terça-feira (24), em visita do representante japonês à sede da pasta. O setor agrícola foi colocado pelo secretário e pelo cônsul como fundamental no estreitamento da relação Pernambuco e Japão.

O cônsul falou que essa aproximação poderá ser discutida em evento que a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa de Assistência Social estuda promover em Petrolina com o apoio do Governo de Pernambuco, empresários e outras entidades ainda neste primeiro semestre de 2023. “É um encontro para reunir o setor governamental, o empresarial, universidades e outros segmentos nos moldes do que foi realizado em Diamantina, São Paulo, em 2019, para tratar de iniciativas econômicas”, informou Hiroaki Sano.

Aloísio Ferraz falou do interesse estadual em apoiar a iniciativa. Ele aproveitou para dizer que Pernambuco tem 3 bilhões de metros cúbicos de água em grandes açudes com potencial para irrigar 20 mil hectares e gerar 40 mil empregos. “Investimentos nessa área ajudariam na interiorização do desenvolvimento econômico em Pernambuco, com resultados para a produção de alimentos e diminuição de uma das maiores taxas de desemprego do país que o Estado carrega hoje”, disse o secretário. “É inaceitável manter um volume de água desse porte sem uso”, ressaltou.

A Transposição do Rio São Francisco que tem o fim prioritário para abastecimento humano, também foi discutida, sendo vista como viável economicamente para a irrigação. O cônsul sugeriu discussões com a agência japonesa Jica sobre possível financiamento para a iniciativa.

Comunidade – O cônsul informou que a comunidade japonesa em Pernambuco está estimada em 30 mil pessoas instalada principalmente nas áreas da fruticultura no Vale do São Francisco, além das produtoras de hortaliças. Pernambuco está entre os cinco estados do Brasil que sedia consulado geral do Japão.

Filadelfia FM AO VIVO