logo
Coluna
Em 18 de Janeiro de 2023 às 06:56
Coluna da quarta-feira: Aglailson Victor desponta como favorito para assumir a primeira-secretaria da Alepe

Foto: Divulgação 

A disputa pela primeira-secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promete ser intensa no próximo dia 1º de fevereiro. Nomes de várias siglas já demonstraram interesse de ocupar um dos cargos mais cobiçados da Mesa Diretora. Entre os postulantes já colocados, destaca-se o deputado Aglailson Victor (PSB). 

Atualmente ele é o primeiro vice-presidente da Casa. Além da bancada do seu partido, para o projeto de se tornar primeiro-secretário, Aglailson também tem a simpatia de parlamentares de outras siglas. Sua capacidade de unir forças conseguiu agregar nomes de esquerda, centro e direita para o seu projeto na Mesa Diretora.

O Blog do Alberes Xavier tem conversado com diversos parlamentares sobre o tema e, até o momento, o nome do socialista é o que mais tem se destacado como o favorito para o cargo. Além de Aglailson, nomes como Doriel Barros (PT), Rodrigo Novaes (PSB), Simone Santana (PSB), Dannilo Godoy (PSB) e Gustavo Gouveia (Solidariedade) também cogitam disputar a primeira-secretaria.

Após a aprovação da Reforma Administrativa do governo Raquel Lyra (PSDB) e a aprovação do nome de Thallyta Figueiroa como primeira mulher a assumir a administração de Fernando de Noronha, os olhares e as articulações devem se voltarem para a eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa.

Na próxima legislatura o PSB contará com a maior bancada, com 13 cadeiras. Se os socialistas fecharem em torno de Victor e conseguirem elegê-lo, a vitória será do partido. Caso contrário, os méritos serão do próprio parlamentar por conseguir ser articulado e alcançar a confiança dos colegas.

Caso seja eleito, pela trajetória política que construiu ao longo desses anos na Alepe, Aglailson deve representar bem a Casa. Vindo de família com tradição política, ele sabe desde criança como é transitar nesse meio. O parlamentar exerceu seu primeiro mandato na Casa de Joaquim Nabuco, aos 23 anos. Em 2023 seguirá para seu segundo mandato.

A trajetória foi iniciada pelo seu avô, José Aglailson, ex-deputado estadual por seis mandatos e prefeito da cidade de Vitória de Santo Antão por oito anos. Seu pai, Aglailson Júnior, foi ex-deputado por quatro mandatos e também é ex-prefeito.

Curtinhas


Cortes: Josafá Almeida (UB) prefeito de São Caetano, no Agreste pernambucano, criticou os cortes na destinação de recursos federais para o município. A parcial do Censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstrou um não crescimento na população da cidade, o que ocasionou em um corte de cerca de R$ 200 mil para os cofres municipais já nesse ano. O dinheiro viria através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Mudança de cenário - A Mesa Diretora do biênio de 2023/2024, presidida por Paulinho de Devá, tomaria posse neste mês de janeiro, se não fosse o entendimento do Tribunal de Justiça de que de fato houve atropelos na eleição realizada em maio de 2022. Essa decisão aliada a outro fato determinante mudou o cenário na Câmara de Bonito. Em julho de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) decidiu pela cassação da chapa de candidatos a vereadores do "Podemos”, devido a irregularidades na cota de gênero. Isso fez com que o vereador Marcelo Ciríaco perdesse o mandato e o próprio Marquinho da Garagem, que havia ficado de fora dos eleitos em 2020, assumisse a cadeira no Poder Legislativo local. 

Pressão: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá sindicalistas nesta 4ª feira (18.jan.2023) no Palácio do Planalto. O grupo pressionará o governo a conceder um aumento no salário mínimo maior do que o avalizado pelo Ministério da Fazenda, entre outras demandas.

Rede Pernambuco de Rádios