logo
Adagro
Em 04 de Outubro de 2022 às 16:48
Adagro assina termo de cooperação com MPPE, Ceasa e Apevisa para monitoramento de resíduos de agrotóxicos

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), assina Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa-PE) e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), visando a melhoria na qualidade dos alimentos comercializados no Ceasa por meio do monitoramento sistemático de resíduos de agrotóxicos presentes em hortifrutigranjeiros, grãos, polpas e mel.

O Termo de Cooperação renovado nesta terça-feira (04/10) terá continuidade por meio do Programa de Monitoramento de Qualidade Produtos Hortifrutigranjeiros. Nas análises, constam mais de 20 produtos, tais como manga, alface, goiaba, feijão, abacaxi, uva, mamão, laranja, melão, tomate, alface, repolho, pimentão e banana. Como proposição da Adagro, a partir de agora serão monitorados os níveis de resíduos em grãos, polpa de frutas, frutas congeladas e mel. Este último não sofrerá sanções por um ano, pois as análises servirão para monitoramento.

“A Adagro tem um importante papel na articulação do Programa de Monitoramento de Qualidade Produtos Hortifrutigranjeiros, que vai desde a coleta, encaminhamento das amostras, fornecimento de dados oficiais sobre os resultados laboratoriais, além de participação em campanhas educativas, cursos e capacitações sobre o uso consciente de agrotóxicos”, detalha o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Assinaram o novo termo de cooperação, o Procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira; a coordenadora do CAO Consumidor, promotora de Justiça Liliane Rocha; o Diretor da Apevisa, Josemaryson Damascena Bezerra; o Diretor do Ceasa,  Bruno Rodrigues; e o Diretor Presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima; na presença do Diretor Técnico Operacional do Ceasa, Paulo de Tarso; e dos diretores de Defesa e Inspeção Vegetal e Animal da Adagro, Raquel Miranda e Fernando Góes, respectivamente. 

Filadelfia FM AO VIVO