Raquel se compromete com fortalecimento da UPE e interiorização da qualidade de ensino

Publicado por Alberes Xavier em 22/09/2022 às 21:13



Os desafios da qualidade social do ensino e da pesquisa, a descentralização e o fortalecimento da Universidade de Pernambuco (UPE) foram alguns temas do encontro realizado nesta quinta (22), entre a candidata a governadora, Raquel Lyra (PSDB), a reitora professora Socorro Cavalcanti e a vice-reitora Vera Gregório, junto ao Conselho Universitário da instituição de ensino.


Acompanhada da sua vice, Priscila Krause (Cidadania), a postulante recebeu um documento que aponta sete desafios estratégicos a serem enfrentados em conjunto com os dirigentes públicos para o próximo quadriênio, e é fruto de uma percepção coletiva construída em diálogo com os servidores, docentes, técnicos e estudantes.


“Nosso governo vai avançar com a Telessaúde, com a interiorização e qualidade do ensino, e atendimento médico, permitindo que os resultados, de fato, cheguem à população”, afirmou Raquel, ao apresentar alguns compromissos do seu Plano de Governo para a UPE e suas instituições.


“Também vamos trabalhar a reestruturação física da universidade e garantir investimento, porque essa é uma demanda da governadora. Essa é uma instituição primordial para a aproximação do governo com o seu povo”, complementou Raquel. 


Estão entre as reivindicações o reconhecimento do valor da UPE para o desenvolvimento social de Pernambuco, a elevação do potencial de serviços junto à sociedade, a valorização da carreira do servidor, o apoio à politica de assistência estudantil de ingresso e permanência na

universidade, o incentivo à interiorização de suas ações, a ampliacão de investimentos no ensino, pesquisa, extensão e inovação e a requalificação da estrutura física.


A UPE é a única instituição pública estadual de educação superior mantida com recursos do Governo de Pernambuco. “Essas são propostas a partir da escuta e das necessidades das nossas unidades em todo o estado. Temos um grande potencial para solucionar problemas da sociedade e, por isso, precisam ser vistos como investimento e não como gasto”, acrescentou a reitora professora Socorro Cavalcanti.


Foto: Américo Nunes

Veja Também

Ex-governador, João Lyra Neto diz ter certeza de que Pernambuco escolherá Raquel Lyra para disputar o segundo turno das eleições ao Governo do Estado

Wolney Queiroz avalia que a situação de Raquel Lyra é complicada: “Se eu fosse Raquel me dedicaria ao mandato de prefeita de Caruaru”

Raquel Lyra recebe jovem que conheceu os 196 países do planeta

Raquel Lyra assina ordem de serviço para mais cinco obras