logo
Luciano Bivar
Em 22 de Agosto de 2022 às 07:18
Coluna da segunda-feira: União Brasil tenta “salvar” mandato de Luciano Bivar na Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação 

O presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar (UB), corre o sério risco de não conseguir ser reeleito para o cargo de deputado federal no pleito deste ano. Eleito em 2018 na esteira do bolsonarismo, com quase 118 mil votos, o mandatário deve enfrentar dificuldades em 2022. Bivar ainda chegou a ensaiar uma candidatura a Presidente do Brasil, mas desistiu para concorrer ao cargo proporcional.

Nos bastidores, a conta feita é que o União Brasil só conseguiria eleger dois parlamentares. Seriam favoritos às vagas: o já deputado federal Fernando Filho e o ex-governador Mendonça Filho. Bivar ficaria na esperança de que a sigla consiga atingir o quociente eleitoral para pleitear mais uma vaga. Vendo a situação complicada em que se encontra seu presidente em Pernambuco, a sigla está montando uma operação para salvar o mandato dele.

Bivar inaugurou o seu comitê na noite da última terça-feira (16) e o Blog do Alberes Xavier esteve no local acompanhando o evento. Em reserva a essa coluna, um integrante do União Brasil, próximo a Bivar, garantiu que o trabalho que vem sendo executado garantirá mais um mandato a ele na Câmara dos Deputados.

Luciano Bivar foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1998 pelo Partido Social Liberal (PSL), partido que presidiu ininterruptamente entre 1998 e 2018. Integrou as Comissões Permanentes de Constituição, Justiça e Cidadania, Finanças e Tributação, Viação e Transportes e as Comissões Especiais de criação do Imposto Único Federal (IUF), da Agência Nacional de Aviação Civil e da Previdência Complementar. Atualmente é primeiro-secretário da Câmara.

Curtinhas


Laranja: Foco de denúncias nas eleições de 2018, o esquema de candidaturas laranjas lançadas pelos partidos apenas para preencher a cota de 30% de candidatas mulheres exigida por lei ganhou destaque na primeira sessão do Tribunal Superior Eleitoral sob o comando do ministro Alexandre de Moraes, na última quinta-feira. Sem meias palavras, o novo presidente do TSE afirmou que não irá permitir candidaturas laranjas “simplesmente para fingir que as mulheres estão sendo candidatas” e que se a prática for comprovada neste ano, chapas inteiras de candidatos serão impedidas de concorrer.


Pesquisa: Na semana de 22 a 26 de agosto, podem ser publicados os resultados de 71 pesquisas de intenção de voto sobre a disputa presidencial, para governos estaduais e Câmara. Nesta 2ª feira (22.ago.2022) há levantamentos para os governos de São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, Maranhão, Amapá, Ceará, Rondônia, Tocantins, Roraima, Mato Grosso do Sul e Paraíba e para a corrida presidencial.


Chapéu de Palha: O candidato da Frente Popular, Danilo Cabral (PSB), assumiu neste domingo (21) o compromisso de aumentar a bolsa do Programa Chapéu de Palha para meio salário mínimo. Com o compromisso do vínculo, o valor passa para R$ 606,00, sendo reajustado de acordo com o aumento do piso salarial. Dessa forma, a bolsa será um valor acima do Auxílio Brasil, do governo federal. 

Rede Pernambuco de Rádios