logo
Em 28 de Abril de 2020 às 19:41
João Campos aponta ausência do MEC em ações de combate à Covid-19

Em webinário mediado pelo deputado socialista, participaram diretamente 3 palestrantes e 6 deputados federais

Durante o 1° webinário realizado pelos parlamentares que coordenam as ações da Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do MEC (COMEX/MEC), foi consensual a análise de que o Ministério da Educação tem sido omisso no combate à pandemia do novo coronavírus. “Confesso que a gente admira as iniciativas do governo português para o sistema educacional e lamento não termos uma gestão desse nível em nosso país. Não deixo de ter alegria pelos irmãos portugueses, mas sofro pelos irmãos brasileiros”, enfatizou o mediador e coordenador do evento, deputado federal João Campos (PSB-PE), após ouvir o secretário da Educação de Portugal, o palestrante João Costa, falar sobre os projetos e programas adotados pelo seu ministério nesse período de crise.

Além de João Costa, também participaram como palestrantes o secretário estadual de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, e a secretária municipal de Londrina, Maria Tereza. Os três relataram o que tem sido feito nas gestões para amenizar o impacto da Covid-19 e avaliaram o uso de ferramentas tecnológicas para a execução de aulas online. ““Precisamos partilhar práticas, partilhar preocupações. E eu aprendi com a Maria Tereza, aprendi com o Fred, aprendi as perguntas e os comentários (feitos pelos internautas). Contem conosco para esse diálogo construtivo”, disse o secretário português.

Na organização do evento, João contou com os apoios dos deputados Felipe Rigoni (PSB-ES), Tabata Amaral (PDT-SP), Luísa Canziani (PTB-PR), Professor Israel (PV-DF), Aliel Machado (PSB-PR), Tiago Mitraud (NOVO-MG) e Eduardo Bismarck (PDT-CE).

MAIS DE 10 MIL VISUALIZAÇÕES

A live do evento foi transmitida pelos perfis do facebook de todos os parlamentares envolvidos. Até a tarde desta terça-feira, o vídeo do webinário passou de 10 mil visualizações, sendo 8.600 registradas no ao vivo. Segundo os indicadores do próprio Facebook, somando as visualizações de todas páginas, o alcance deve chegar a 33,6 mil pessoas.

O webinário teve abrangência nacional, com registro de participação em 23 estados: Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará, Amazonas e Acre. Além disso, em virtude da participação do secretário português, também houve audiência internacional em Lisboa, Azeitão e Sines. Até Toronto (Canadá) registrou o cadastro de uma educadora brasileira.

Apesar de ser um evento com foco na Educação durante a Pandemia, não só estudantes, professores, gestores e educadores procuraram o webinário, mas, entre os mais de 1 mil cadastrados, também há interessados de outras áreas de atuação, a exemplo de psicólogos, engenheiros, sociólogos, advogados, domésticas, cientistas políticos, militares, servidores públicos, agricultores, publicitários, economistas, assistentes sociais, jornalistas, empresários, designers, administradores, entre outros. Ademais, vale a menção ao registro do cônsul honorário de Portugal, Antônio Lourenço Martins, e da superintendente regional de Ensino em Pirapora (MG), Heloísa Alves.

Filadelfia FM AO VIVO