logo
Em 10 de Agosto de 2022 às 07:46
Coluna da quarta-feira: Guia eleitoral em Rádio e TV será arma para chegar ao 2º turno

Foto: Divulgação 

A corrida eleitoral deste ano está cada vez mais frenética e os candidatos ao governo do Estado estão montando suas estratégias para ganhar o eleitor. A arma para chegar ao 2º turno é usar de forma planejada e estratégica, os guias eleitorais que são veiculados em emissoras de rádio e televisão. Os planos de Anderson Ferreira, Danilo Cabral (PSB), Marília Arraes (SD), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB), serão revelados a partir do próximo dia (26), quando a propaganda gratuita começará a ser veiculada nas emissoras. 

 

É bem verdade que com a cristalização de Marília Arraes (SD) na liderança das pesquisas eleitorais, a briga será pela segunda vaga no 2º turno, pois é visível que uma das vagas já é da neta de Miguel Arraes de Alencar. Por isso os demais candidatos que têm viabilidade eleitoral (Miguel Coelho, Anderson Ferreira, Raquel Lyra e Danilo Cabral) vão apostar todas as suas fichas nas propagandas (guia eleitoral) da televisão e rádio para conquistar o eleitor. 

 

Para o 1º turno, a propaganda eleitoral gratuita começa no dia 26 de agosto. As inserções seguem até o dia 29 de setembro, três dias antes das eleições, que acontecem no domingo, 2 de outubro. Já o horário eleitoral terá dois blocos de dez minutos, cada, na TV e no Rádio. Ao longo do dia, serão mais 70 minutos de inserções de candidatos majoritários e proporcionais.

 

Para ganhar adeptos e conquistar votos, Danilo Cabral conta com nove partidos aliados (PSB, PCdoB, PT, PDT, MDB, Republicanos, PP e PV). Anderson Ferreira vai contar com um único partido (PL). Marília Arraes vai contar com três partidos (Solidariedade, Avante e PSD). Miguel Coelho terá quatro partidos (União Brasil, Podemos, PSC e Patriota). A tucana Raquel Lyra vai contar com dois partidos (PSDB, PRTB e Cidadania). 

 

Curtinhas

 

Presente: Quem esteve presente na pré-campanha de Guilherme Uchoa Júnior foi Jana Uchoa, esposa do deputado estadual que é candidato a deputado federal. Jana tem um protagonismo forte e é presença certa na campanha de Júnior. Uchoa tem uma liderança forte no Litoral Norte do Estado e Região Metropolitana, por isso vários municípios têm lembrado o nome de Jana para concorrer ao pleito de 2024. Jana Uchoa é uma grande pessoa, mulher de fibra, é muito presente, é preparada e tem qualidade para disputar e ocupar qualquer cargo público. 

 

Expulso: O vereador de Santa Cruz do Capibaribe Augusto Maia (PSB) está na iminência de ser expulso pelo Partido Socialista Brasileiro. O fato se dar porque Augusto declarou apoio à candidatura de Marília Arraes (SD) ao governo do Estado. O PSB tem uma resolução e o membro que não acompanhar as cláusulas do partido, poderá ser expulso da legenda.

Largada: O programa Cidade em Foco da Rede Pernambuco de Rádios deu início a entrevistas a candidatos ao governo do Estado e o 1º sabatinado foi Miguel Coelho do (UB). Perguntado sobre suas conversas com outros candidatos da oposição, Miguel falou que seus adversários usam Lula e Bolsonaro como muletas, porque não têm projetos, pautas e ideias. Miguel disse também que respeita seus adversários e espera que façam uma campanha propositiva, mas se alguém falar o que não deve, vai escutar o que não quer.

 

Mudança: O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP), vai fortalecer o projeto de Miguel Coelho ao governo do Estado na Capital e Região Metropolitana. Cleiton vai disputar o sexto mandato para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Sua esposa, a missionária Michele Collins, vereadora no Recife e candidata a deputada federal, também vai apoiar Miguel para o governo e Alessandra Vieira para vice-governadora.

Filadelfia FM AO VIVO