logo
Em 25 de Abril de 2020 às 08:37
Coniape realiza videoconferência e apresenta propostas para enfrentamento ao Covid-19

Na tarde desta quinta-feira (23) o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape), realizou uma reunião por videoconferência para deliberar sobre algumas medidas a serem adotadas pelos municípios consorciados diante da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) no Estado de Pernambuco.

Como presidente do consórcio, o prefeito Edson Vieira articulou a plataforma de interligar os municípios por meio de videoconferência com os prefeitos Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte) e Edílson Tavares (Toritama), além dos secretários de saúde de São Joaquim do Monte (Nadja Kelly), de Riacho das Almas (Scheyla Gonçalves), de Santa Maria do Cambucá (Silvana Maria), de Bezerros (Luciana Ferreira), de Frei Miguelinho (José Luís de Moura), de Tacaimbó (Ilzon Souza), de Pesqueira (Lucival Almeida) e de Panelas (Douglas) também foram convocados e participaram da chamada.

O tema da discussão foi entorno de medidas a serem implantadas pelo consórcio dentro dos municípios. O presidente Edson Vieira destacou a possibilidade da realização de compras de álcool 70%, luvas, máscaras, testes do Covid-19, jalecos e toucas, entre outros, de forma compartilhada através do Coniape. Havendo a necessidade, o consórcio irá atuar na locação de ambulâncias, aquisição de macas, kits de higiene, respiradores e a criação de um comitê gestor da crise.

Cestas básicas e kits merenda, também fazem parte do planejamento para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social, já que o Polo de Confecções não está com as feiras em funcionamento, atingindo fortemente a economia local dos municípios e gerando incerteza a todos.

“Dialogar é fundamental para que possamos trocar experiências, planejar e executar planos de forma rápida e eficiente, o consórcio fortalece os municípios participantes, em especial, nesses momentos em que há uma grande demanda por equipamentos da saúde. De forma consorciada temos poder de compra, conseguindo inclusive melhores valores”, ponderou Edson Vieira.

Edílson Tavares que é vice-presidente do consórcio, reforçou a importância do Coniape para a compra compartilhada dos materiais de extrema necessidade, atendendo as unidades de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19, e frisou que alguns municípios não conseguem realizar essas compras de forma individual, tendo em vista a queda nas receitas.

Após a reunião, a direção do consórcio já iniciou o processo técnico de levantamento orçamentário para que o mais breve possível os integrantes possam receber as possibilidades que melhor se adequem às suas necessidades.

Filadelfia FM AO VIVO