Jaboatão reforça combate a arboviroses com campanha educativa, em áreas atingidas por chuvas

Publicado por Alberes Xavier em 01/07/2022 às 15:43



Até o final do mês, o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti - causador da Dengue, Chycungunya e Zika, estará reforçado por uma ampla campanha educativa, lançada nesta sexta-feira (01), pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O evento aconteceu na Escola Municipal José Carneiro de Barros Campelo, em Santo Aleixo, com a participação de mais de 50 alunos formados “agentes-mirins” por supervisores da Vigilância Ambiental, com apoio do novo mascote da prefeitura, o Motosquito. 


“Nosso trabalho no combate ao Aedes Aegypt é diário e tem trazido significativa redução dos casos de arboviroses: 48% no que se refere à Chikungunya e 13% nos de dengue, até a última semana. Mas não podemos relaxar. E juntamos as secretarias de Saúde e Educação nessa grande campanha, direcionada para as áreas mais atingidas pelas chuvas”, observou o prefeito Mano Medeiros.


Após a aula teórica, os estudantes se dividiram em duplas e acompanharam 45 agentes da Vigilância Ambiental pelas ruas de Santo Aleixo, distribuindo panfletos e orientando moradores. “Eu aprendi que não pode deixar água parada em vasos, garrafas, caixa d´água destampada... e vou ensinar por aí, estou achando muito bom”, disse o estudante Richarlison Pedro do Carmo, de 13 anos, do 7º ano.


Supervisora da escola, Reni Cleide salientou a importância da ação educativa. “A educação transforma. Nada melhor do que multiplicar o conhecimento e a campanha é uma forma de as informações extrapolarem os muros da escola e adentrarem a comunidade”, declarou. Morador do bairro, o protético José Martins, 64, também aprovou a ação. “É muito importante manter os cuidados, eu faço meu dever de casa”, disse.


A secretária de Saúde, Zelma Pessôa, explicou que, nesta época de chuva, é comum o aumento da proliferação do mosquito, por isso a necessidade de reforçar os cuidados. “Até o final do mês, a cada semana a campanha vai contemplar uma comunidade diferente, sempre junto com os alunos da rede municipal e equipe da Vigilância Ambiental”, destacou. A campanha utiliza moto-som, spots de rádio, panfletos e redes sociais.

Veja Também

Tudo pronto para o Réveillon 2020 do Jaboatão dos Guararapes

REPUBLICANOS QUEREM O PV NO PALANQUE DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

PSB decide apoiar MDB em Jaboatão dos Guararapes

REDE INOVAJA CADASTRA 400 VAGAS PARA ESTUDANTES VISANDO A COLETA DE DADOS PARA O PARQUE TECNOLÓGICO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE