logo
Coluna
Em 23 de Junho de 2022 às 07:04
Coluna da quinta-feira: Vinda de Bolsonaro a Pernambuco deve ajudar a alavancar pré-campanha de Anderson e Gilson

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) estará cumprindo agenda na cidade de Caruaru, no Agreste, nesta quinta-feira (23). Já em ritmo de pré-campanha eleitoral, o mandatário irá aproveitar a véspera de São João para fazer uma motociata. O evento está previsto para acontecer no início da tarde. À noite, o presidente deve acompanhar shows no Pátio de Eventos.

A vinda do presidente também tem o intuito de reforçar a imagem dos pré-candidatos do PL no estado. Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado Neto (PL) que tentam colar suas figuras políticas para elevar seus percentuais de intenção de votos. No caso de Anderson, para tentar garantir uma vaga no segundo turno do pleito de governador. Já Gilson, busca a vaga de senador.

Conseguir arrastar o eleitorado bolsonarista para um “voto casado” nos três pode manter eles no pário. Em uma eleição polarizada entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), como tem mostrado ser esta de 2022, o postulante que tiver seu perfil mais ligados a um dos dois pode acabar se beneficiando.

Bolsonaro tem chegada em Caruaru prevista para às 13h e logo em seguida, às 14h, participará de uma motociata com apoiadores, no Polo Caruaru. Durante a passagem pela cidade, o presidente estará acompanhado de Gilson Machado Neto e Anderson Ferreira.

Também está prevista uma passagem pelo Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, à noite, para acompanhar shows do São João da cidade.

Curtinhas


Congresso - O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), intensificou o diálogo com as bancadas de oposição. Trata-se de um movimento de olho em 2023, quando tentará a reeleição como presidente da Casa. São sinais da reaproximação as reuniões, agora semanais, com as bancadas de esquerda. Essa rotina foi estabelecida nas últimas semanas.

Pesquisa - De 1º de janeiro até 3ª feira (21.jun.2022), o Brasil registrou 65 pesquisas eleitorais de abrangência nacional. É um crescimento de 124% em relação às 29 registradas em igual período de 2018 –último ano com eleições para presidente. Essa alta foi puxada, principalmente, pela expansão de levantamentos realizados via telefone. Agora, esse tipo de metodologia é a predominante no Brasil, representando 72% dos estudos registrados.

Brasil  - A manutenção do controle da narrativa é um dos principais motivos para os esforços do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados em convencer a militância conservadora a ignorar a mídia tradicional e se informar preferencialmente em grupos bolsonaristas nas redes sociais. Nesses ambientes controlados, quase não há críticas ou discórdia, e o clima é de celebração ao presidente. A prisão de um ex-ministro do governo, porém, furou essa bolha.

Filadelfia FM AO VIVO