logo
Jaboatão dos Guararapes
Em 07 de Junho de 2022 às 07:11
Coluna da terça-feira: Sucesso em prova de fogo pode servir de divisor de águas para gestão de Mano Medeiros em Jaboatão dos Guararapes

Foto: Divulgação 

O atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, do Partido Liberal (PL), está passando por uma prova de fogo. Após substituir Anderson Ferreira (PL), pré-candidato ao governo do Estado na prefeitura, Mano se deparou com um desafio enorme, gerir o município diante deste desastre ambiental que afetou toda Região Metropolitana e Zona da Mata pernambucana, deixou muitas pessoas desabrigadas e só em Jaboatão, um saldo negativo de mais de 50 mortos.

Vale salientar que o sucesso dessa “Prova de Fogo”, que Mano Medeiros está enfrentando pode ser a vitrine que Anderson Ferreira tanto espera para alavancar sua pré-campanha. Todavia, é bem verdade que Mano precisa de habilidade e uma equipe competente para gerenciar essa crise, pois a administração pública de Jaboatão vive um momento desafiador, que não é só para atender os desabrigados, como também, buscar ações precisas que minimizem o sofrimento do povo neste momento de calamidade pública e evitar futuros acidentes. 

Já o insucesso no enfretamento desse desastre por parte do poder executivo municipal pode atrapalhar não só as pretensões de Anderson rumo ao governo do Estado nesse ano, mas será amplamente explorado e crucial na sucessão eleitoral de 2024. Porém, se Mano Medeiros se sair bem, fizer um trabalho a altura do que requer o momento, além de fortalecer o projeto do Partido Liberal pernambucano rumo ao Palácio do Campo das Princesas, Mano vai consolidar a sua gestão para enfrentar de peito aberto, qualquer adversário. 

Mano Medeiros possui um perfil mais técnico do que propriamente político. Esteve como vice-prefeito e secretário de algumas pastas, algo que lhe rendeu uma boa experiência para administrar o município de Jaboatão dos Guararapes. No senário nacional, Medeiros segue seu correligionário e líder político Anderson Ferreira, declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL), para a Presidência da República.

Curtinhas

Não empolgou nem os filiados: O blog conversou com alguns pré-candidatos filiados ao partido União Brasil e o nome de Luciano Bivar para presidência da República não empolgou os seus filiados. Bivar colocou seu nome à disposição, mas não tem conseguido êxito e nem agradar ninguém. Bivar é mais um que sofre com bipolarização política que envolve as pré-candidaturas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva do PT.

Em Brasília: Já estou em Brasília, Capital Federal. Onde está semana vamos acompanhar de perto o movimento do Congresso Nacional, buscando conhecer as articulações dos partidos, observando os debates que compreendem o pleito eleitoral de 2022 e tudo que envolve os bastidores da política nacional.

Botou pegado: O pré-candidato ao governo do Estado, Miguel Coelho (UB) contou que visitou as cidades de Jaboatão dos Guararapes e Recife. Miguel viu de perto o desespero da população para ser contemplada com ações sociais, casas em escombros, animais mortos pelas ruas e escutou relatos que a mais de 20 anos foram feitas promessas de contenções de encostas, porém nada foi feito. Miguel Coelho disse que a negligência exercida pelas prefeituras é o responsável por esse desastre. 

Boa conversa: Está bem adiantado a conversa de Allan Carneiro (Cidadania), com o deputado federal Raul Henry (MDB). No acordo, Raul seria o deputado federal do grupo da 3ª via em Santa Cruz do Capibaribe e em contrapartida, Edilson Tavares (MDB), prefeito de Toritama, arrumaria  algumas bases para Allan na Terra do Jeans e assim, formalizaria a parceria. Edilson é um dos principais aliados de Raul Henry em Pernambuco, faz uma gestão exitosa e tem boa aproximação com Allan Carneiro.

Filadelfia FM AO VIVO