logo
Raquel Lyra
Em 26 de Maio de 2022 às 06:46
Coluna da quinta-feira: Raquel Lyra e Miguel Coelho estão condenados a se unir para manter projetos vivos rumo ao Palácio do Campo das Princesas

Foto: Divulgação 

Os pré-candidatos ao governo do Estado Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), estão condenados (No bom sentido), a caminharem juntos para que os projetos e sonhos dos postulantes ao Palácio dos Campos das Princesas permaneçam vivos. Tanto Raquel, quanto Miguel estão passando por um dilema, não conseguem formalizar chapas competitivas, nem para a majoritária nem para a proporcional e estão estacionados nas pesquisas de intensão de votos. A união entre os dois pode ser o caminho mais adequado e inteligente para a dupla oposicionista permanecer em evidência na política pernambucana. 

Para Raquel Lyra que é do agreste e Miguel Coelho que vem lá do sertão, a conjuntura política que se apresenta estimula os dois a tomarem uma decisão, pois uma provável união envolvendo esses oposicionistas vai engrossar o caldo da corrida eleitoral desse ano e pode formalizar um projeto competitivo para bater de frente com o poderio da Frente Popular, onde o pré-candidato ao governo do Estado Danilo Cabral (PSB), está promovendo o movimento “Virada de Chave”, que está aumentando o volume da pré-campanha, escutando lideranças e levando as propostas socialistas para todo Estado.

Outro fator que a dupla interiorana precisa avaliar é a entrada do prefeito do Recife João Campos (PSB), na coordenadoria da pré-campanha de Lula à Presidência da República, uma forma que o PSB arranjou para estar mais próxima do PT e colher mais frutos com a imagem de Lula, vinculada a de Danilo Cabral. Outro ponto interessante que os oposicionistas não podem deixar de analisar é o crescimento de Anderson Ferreira (PL) e também o fenômeno Marília Arraes (SD), a deputada federal e neta do saudoso Miguel Arraes de Alencar, é uma grande eleitora e até o momento, lidera com folgas as pesquisas de intensão de votos no Estado.

Que essa junção de forças, esse provável envolvimento entre os oposicionistas Miguel Coelho e Raquel Lyra pode ser a saída para os dois nas eleições desse ano, ninguém tem dúvidas, porém, resta saber quem vai abrir para quem? Quem será o cabeça de chapa? E quem será o coadjuvante? São perguntas importantes que podem mostrar quem de fato tem maior poder de articulação e força política, quem diante dos fatos, soube recuar para obter resultados mais plausíveis no futuro, como também, revelar que a dupla, apesar de jovem, são sábios políticos e que perceberam que separados, não vão muito longe.     

Curtinhas

Apelo: o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) fez um apelo a secretaria de saúde e ao governo do Estado. Cleiton pediu para intensificarem o aumento dos leitos estaduais, principalmente os de UTI’s para crianças pernambucanas que estão sofrendo de síndrome respiratória grave. Collins disse também que nesse momento de gravidade, onde essa doença se espalha rapidamente, o ideal seria aumentar os leitos, como também a implantação de um Hospital de Campanha para atender as crianças nesse momento crítico na saúde pública.

Valorização profissional: Nelson de Sebastião (PSB), prefeito de Santa Maria do Cambucá, tem garantido direitos aos professores e feito investimentos na educação do município. O gestor concedeu reajuste de 35% no piso salarial do magistério para o exercício de 2022. Garantiu reajuste de até 20% para os professores que já recebem acima do piso salarial. Os profissionais terão direito aos retroativos a partir de 1° de janeiro deste ano, que estão sendo pagos em parcela única até amanhã dia 27 de maio.

Não está para brincadeira: O prefeito de Taquaritinga do Norte Lero (PSB) não está para brincadeira, entrou de corpo e alma no projeto de Allyson Dias a prefeito da Dália da Serra em 2024. Pensando no governo, política e eleições, Lero foi com o ex-prefeito Evilásio Araújo a Brasília, o ex-gestor está sendo cotado para voltar ao 1º escalão do governo municipal. A intenção de Lero com essa jogada é bem clara, aproveitar a experiência de Evilásio que fez uma boa gestão, tem um legado, é um grande orador e um excelente cabo eleitoral. 

Chamou na grande: O deputado federal Milton Coelho (PSB), presidente da comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática convidou o Ministro das Comunicações Fábio Farias e o bilionário Erlon Musk para prestarem esclarecimentos e informações sobre o eventual uso da rede Starlink para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia. Milton está de olhos bem abertos para todos os lances que essa conexão pode gerar de bem ou de mal ao país.

Cancelada: Em virtude das fortes chuvas que caem no Recife e região metropolitana, a agenda que o governador Paulo Câmara faria com Danilo Cabral, pré-candidato ao governo do Estado no agreste foi cancelada. Paulo Câmara estaria nas cidades de Camocim de São Felix, Barra de Guabiraba, Bonito e Sairé para anunciar investimentos, através do Plano Retomada. O intuito dessa agenda também era impulsionar a pré-candidatura de Danilo Cabral. Por causa das chuvas, a agenda teve que ser adiada.

Filadelfia FM AO VIVO