logo
Silvio Costa Filho
Em 20 de Maio de 2022 às 06:13
Coluna da sexta-feira: Partido Republicanos desmente rompimento e reafirma compromisso com Frente Popular de Pernambuco

Foto: Divulgação 

Através de uma nota enviada ao blog do Alberes Xavier, Marcos Pereira deputado federal e presidente nacional do Republicanos, desmentiu que a sua legenda no Estado de Pernambuco tenha pensando em sair do grupo da Frente Popular. De acordo com a nota, as informações de ruptura são inverídicas e as deduções sobre a mudança de posicionamento político dos Republicanos em Pernambuco são incorretas.

A nota também comunicou que a executiva estadual dos Republicanos em Pernambuco tem autonomia para procurar o melhor caminho para o crescimento do partido e que já decidiu que vai continuar integrando o conjunto de forças da Frente Popular. Essa resolução aconteceu depois do amplo debate que fez com a executiva estadual e seus filiados.

O fato da ruptura do Republicanos com a Frente Popular surgiu após alguns movimentos de bastidores apontarem que o deputado federal Bispo Ossesio Silva estava sendo cogitado para ser o pré-candidato a vice-governador na chapa de Anderson Ferreira (PL) ao governo do Estado. Os interlocutores também apontaram que essa articulação estava acontecendo com consentimento e participação da executiva nacional. 

Por outro lado, também foi comentado que o deputado federal Silvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos, foi convidado para compor a chapa de Danilo Cabral (PSB) como pré-candidato a vice-governador. Em conversa com este blog, Silvio Costa, pai de Silvinho, disse que em nenhum momento essa proposta chegou a ser cogitada. Reafirmou que seu filho é candidato à reeleição a Câmara Federal e tem total respaldo da executiva nacional para apoiar Lula e Danilo Cabral aqui em Pernambuco.

Apesar de nacionalmente o partido Republicanos apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, em Pernambuco o partido está com o PSB, Silvio Costa Filho está com Danilo Cabral e Lula, o Bispo Ossesio Silva, ainda não definiu quem vai apoiar, o bispo William Brigido, deputado estadual, tem a tendência a apoiar Anderson Ferreira para governador e Tiago Pontes, pré-candidato a deputado estadual é ex-secretário Nacional de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional está com Bolsonaro. Augusto Coutinho, deputado federal vai apoiar o projeto de Danilo Cabral, mas no cenário nacional não tem se posicionado. Coutinho é genro de José Mendonça (Já falecido), sempre foi de centro-direita.   

Na esfera nacional, o partido Republicanos é comandado pelo advogado e deputado federal por São Paulo, bispo Marcos Pereira, ex-ministro de Estado, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do governo Michel Temer. Em Pernambuco a legenda é conduzida por Silvio Costa Filho, deputado federal, ex-vereador do Recife, ex-deputado estadual em três oportunidades e ex-secretário estadual de Turismo.

Curtinhas

Conquista: Em fevereiro desse ano, Gilson Machado esteve em Fernando de Noronha como Ministro do Turismo e constatou problemas com a pista de pouso, principalmente na área de toque. Na ocasião, Gilson solicitou ao ministério da Infraestrutura a revitalização toda da pista. Machado disse que graças ao seu empenho e do governo Bolsonaro, essa semana foi anunciado o investimento de R$ 55 milhões na recuperação do aeroporto. Pista, estacionamento e terminal serão comtemplados.

Fim de festa: O prefeito de Petrolina Simão Durando (União Brasil), em participação ao programa Cidade em Foco da rede Pernambuco de Rádios disse que a gestão do PSB está em fim de festa e que o povo já sentiu isso. Falou que Pernambuco pode mais do que está acontecendo hoje, que existe um cheiro de mudança no ar muito forte, que Miguel Coelho é uma pessoa preparada, aguerrido e está pronto para administrar o Estado. Durando contou que a oposição aprendeu com outras eleições, tem que se unir em prol do povo Pernambucano.

Pé na estrada: Quem intensificou sua agenda política foi o pré-candidato ao governo do Estado Danilo Cabral (PSB). Danilo não tem perdido tempo, colocou o pé na estrada de vez, ontem esteve em Goiana e Recife, hoje está visitando as cidades sertanejas de Arcoverde, Sertânia e Custódia. Em todos os municípios, intensificação da pré-campanha com encontros envolvendo prefeitos, deputados, vereadores, lideranças e o povo.

São João animado: Quem estiver passando pelo Agreste Setentrional e quiser dançar um bom forró a partir do dia 10 junho já pode se animar, pois a cidade de João Alfredo terá um São João para lá de animado. O prefeito Zé Martins, anunciou a programação completa que terá ritmos para todos os gostos. A festa junina em João Alfredo vai contar com atrações como Flávio Leandro, Caninana, Fulô de Mandacaru, Capital do Sol, Petrucio Amorim, Pedrinho Pegação, Nação Forrozeira, Brasas do Forró, Tayrone, além de atrações locais e regionais.

Conversas: Este blog conseguiu a informação que Sebastião Oliveira, deputado federal e líder do Avante na câmara dos deputados, está escutando as suas bases. Sebá recebeu convites para ser pré-candidato a vice-governador de Danilo Cabral (PSB), como também ser vice de Marília Arraes (SD). O deputado está conversando com as lideranças do seu partido, após o diálogo, o parlamentar vai anunciar sua posição política para o pleito de 2022.

Soltou o verbo: A vereador Anacléa Azevedo (PCdoB), da cidade de Bonito soltou o verbo, disse que a luta dos vereadores do seu município é pelo exercício da democracia. Contou que o legislativo é um poder independente e que anda em harmonia com o poder executivo, porém, a atual gestão não quer que a câmara de vereadores seja livre. Anacléa falou que o prefeito e os demais comparsas não querem que o poder legislativo atua para o povo. A comunista disse que a câmara hoje tem sete vereadores que não se vendem, que não é subserviente e mesmo tendo recebido muitas ofertas e promessas, não se rendeu a capricho de ninguém. 

                

Realizado: Joãozinho Tenório (Patriotas), pré-candidato a deputado estadual, está sorrindo à toa, pois o Tribunal de Contas do Estado (TCE), aprovou ontem (19), por unanimidade, a prestação de contas de seu mandato em São Joaquim do Monte, referente ao exercício de 2017. Joãozinho contou que fez junto com sua equipe, uma gestão eficiente, organizando o município e melhoram a vida das pessoas.

Ampliando as bases: Na noite desta quinta-feira (19), o prefeito de Bonito Gustavo Adolfo (PSB), com seu grupo político, oficializou apoio a Cayo Albino, filho de Sivaldo Albino, prefeito de Garanhuns, como pré-candidato a deputado estadual do grupo. O deputado federal deste grupo será Clodoaldo Magalhães (PV), 1º secretário da Alepe.

Rede Pernambuco de Rádios