Na Bahia, Ana Célia reforça aprovação da PEC do Suas

Publicado por Alberes Xavier em 13/05/2022 às 19:01



A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Surubim, Ana Célia participou nesta sexta-feira (13/05) da edição Bahia do Encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), com a participação de entidades municipalistas da região. O evento debateu temas que fomentam o desenvolvimento regional e social, frente aos desafios do atual cenário socioeconômico.


O Encontro destacou duas principais pautas para a região: 1) PEC que trata da Redução da Alíquota do INSS dos municípios e 2) a PEC 383, que trata sobre a vinculação constitucional para garantir recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).


A presidenta da Amupe, Ana Célia reforçou a necessidade da aprovação da PEC do Suas. “Não podemos discutir desenvolvimento econômico sem atrelar à nossa pauta a Assistência Social. Hoje, a realidade nos municípios é dramática, e nós como gestores temos que estar ao lado da população. Com a aprovação da PEC 383, os Municípios terão mais recursos para investimento nas diversas áreas sociais”, frisou a presidenta.


Ana destacou ainda a situação do Auxílio Brasil, no qual 41% da população do Nordeste é contemplada. Segundo a gestora, “esses dados mostram o quanto parte da população nordestina ainda se encontra em situação de vulnerabilidade”, completou. O encontro também contou com a participação da representante do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (CONGEMAS) e secretária de Assistência Social de Surubim, Penélope Andrade, que trouxe dados atualizados da situação social da região.


A atualização da pauta Municipalista que tramita em Brasília foi explanada pelo consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eduardo Stranz, que destacou as conquistas da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a exemplo: EC 119/2022, que não responsabiliza os municípios que não aplicaram, a Lei das Associações, dentre outras. O próximo encontro acontecerá na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Veja Também

Ana Célia destaca avanços na educação de Surubim

Ana Célia comemora conquistas para Surubim fruto de parceria com Nilton Mota

Itamar Lyra critica oposição e ratifica compromisso com projeto de Ana Célia em Surubim

PT e PSB podem sair unidos em torno do nome de Ana Célia em Surubim