Data Trends
PMB de Pernambuco entra com ação na Justiça Eleitoral para impugnar pesquisa do Instituto Paraná
Pesquisa

PMB de Pernambuco entra com ação na Justiça Eleitoral para impugnar pesquisa do Instituto Paraná


A comissão provisória estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), representada pelo presidente Wedson Alves Reis, entrou, nessa quinta-feira (12), com uma ação junto à Justiça Eleitoral para impugnar uma pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado, registrada na última terça-feira (10) pelo Instituo Paraná. 


Entre os argumentos apresentados pelo PMB para questionar a validade dos dados, a legenda ressalta que o formulário apresentado ao eleitor não retrata a realidade do quadro eleitoral político. E cita:


1. A pesquisa faz todos os cenários de segundo turno considerando como certa apenas a presença do pré-candidato Danilo Cabral (PSB), quando o cenário se apresenta totalmente em aberto. Seria indução de um candidato específico ao segundo turno;

2. Não apresenta o cenário espontâneo para senador;

3. Apresenta a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), como pré-candidata ao Senado, quando a social-democrata foi lançada pré-candidata ao Governo do Estado, criando um ambiente irreal para o eleitor;

4. O quadro eleitoral está bem definido em Pernambuco e percebe-se a ausência de uma pergunta estimulada com o peso do apoio nacional aos candidatos, uma vez que as eleições serão nacionalizadas. Isso, tecnicamente, seria pertinente no cenário para o Governo do Estado e para o Senado. 


“Ou seja, a pesquisa é estreita e visivelmente direcionada. É preciso responsabilidade com a divulgação de dados e informações incompletas que confundem o quadro eleitoral e o próprio eleitor”, afirmou Wedson Reis.