logo
Em 01 de Abril de 2020 às 17:43
Prefeitura de Caruaru recebe doações de EPIs para auxiliar na prevenção do Covid-19

UFPE e Penitenciária Juiz Plácido de Souza estão entre os doadores

O secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, recebeu, nesta quarta-feira (01), representantes da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, que foram doar 200 máscaras produzidas pelos reeducandos da unidade prisional para auxiliar nas ações de combate ao Covid-19.

As máscaras são de estilo “Face Shields”, ou seja, que protegem todo o rosto do profissional que precisar usá-las. “Neste momento, onde todas as pessoas devem ficar em casa, e os profissionais de saúde estão na linha de frente da luta contra a pandemia, tudo que puder ser feito para eles ficarem mais protegidos, será feito. Iniciativas como esta, trazem mais segurança para o dia a dia no trabalho e protege, não só o profissional, mas também a sociedade”, explicou o secretário de saúde de Caruaru, Francisco Santos.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Departamento de Ciências Farmacêuticas, também realizou a doação de 500 litros de álcool 70% para a Secretaria de Saúde de Caruaru, que irá distribuir o produto junto à rede hospitalar do município. A produção de álcool 70% em média escala é uma iniciativa da UFPE no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O item é produzido a partir do uso de álcool anidro doado por usinas e empresas.

Parceria – Além das doações, a Secretaria de Saúde de Caruaru firmou parceria com o LabErgoQG (Laboratório de Ergonomia), LabDIn (Laboratório de Design Inclusivo) e o LabTec (Laboratório de Tecnologia), que funcionam na UFPE - Campus do Agreste, e estão produzindo máscaras com impressão 3D, em acetato e PVC, seguindo as normas e padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A cidade deve receber cerca de 300 unidades do produto ainda esta semana.

“É uma solução simples e barata e foi desenvolvida junto com os alunos do curso de Design e de Engenharia de Produção, sob minha coordenação e da professora do LabDIN, Rosimeri Pichler. Estamos felizes com essa contribuição no combate ao Covid-19”, disse o professor da UFPE e vice-coordenador do Laboratório de Ergonomia, Lucas Garcia.

Filadelfia FM AO VIVO