logo
Belo Jardim
Em 05 de Abril de 2022 às 05:48
Ao lado de Miguel Coelho, Mendonça e Antônio Coelho, Gilvandro assina Acordo de Cooperação que vai beneficiar agricultores de assentamentos de Belo Jardim

Através do Incra serão implantados no município progrmas de assistência para os agricultores nos assentamentos Fazenda Santa Rosa, Ouro I e Ouro II

O Prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, assinou junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinou, nesta segunda-feira (4), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para beneficiar 64 famílias nos assentamentos Fazenda Santa Rosa, Ouro I e Ouro II. A solenidade aconteceu no Sítio Salobro com a presença do ex-ministro Mendonça Filho, do deputado estadual, Antônio Coelho, do Pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho, representantes do Incra e agricultores da região.  

"Em breve vocês vão poder ir ao banco, com tudo regularizado para poder investir na terra de vocês. É assim que se trabalha, olhando pra frente. Esse é o nosso compromisso, de transformar Belo Jardim", pontuou Gilvandro Estrela.

Para Mendonça Filho, que quando secretário de Agricultura garantiu eletrificação para as áreas beneficiadas, se disse honrado em lutar parar garantir o reconhecimento daqueles agricultores e famílias. "O cidadão agricultor precisa ser dono do seu destino e ele só é dono do seu destino se ele puder ir ao banco e contratar uma linha de crédito, puder lutar pela propriedade pela qual lutou por tantos anos e provar sua legalidade", destacou Mendonça.

O deputado Antonio Coelho afirmou que a parceria representa uma conquista de diretos e de realizações efetivas para as famílias. “O esquecimento do homem do campo vai acabar. Um trabalho em conjunto, de mãos dadas, que vai reduzir as barreiras e a burocracia na ponta para o pequeno produtor. Se antes eram os assentados que precisavam ir até o Incra, agora será o inverso, a prefeitura e o Incra que vão chegar junto aos agricultores”, destacou o parlamentar, frisando o empenho do prefeito Gilvandro Estrela e do ex-ministro Mendonça Filho para tirar do papel ações que valorizam o trabalho do homem do campo.

Miguel Coelho celebrou a atuação da gestão municipal e da autarquia federal juntos aos assentamentos. “Ninguém estava acostumado com o Incra chegando junto, chegando perto das famílias assentadas, ajudando a realizar sonhos de quem tanto esperou por um momento como esse. O produtor rural já é obrigada a enfrentar, que precisa ter na prefeitura e no Incra uma mão para poder se apoiar. Sem isso, fica tudo mais difícil”, assinalou o ex-prefeito, parabenizando o prefeito Gilvandro Estrela pelo trabalho realizado.

Inicialmente, o assentamento Fazenda Santa Rosa foi o primeiro a ter o ACT homologado. O pacto vai possibilitar a implantação dos Programas Titula Brasil, cujo objetivo é agilizar a regularização fundiária de assentamentos e da Sala da Cidadania.

O agricultor João Barbosa, representante do assentamento Fazenda Santa Rosa, relatou no evento, que a regularização da posse é uma luta de muitos anos. "Tem 12 anos que essa propriedade foi reconhecida esse assentamento foi reconhecido. Um luta difícil que todos nos trabalhadores encontramos. Eu sei a dificuldade que temos durante todo esse período", destacou.

No próximo dia 20, os outros dois assentamentos do município, localizados nos sítios Ouro I e Ouro II, também serão oficializados pelo Incra para receber o Programa Titula Brasil e a Sala da Cidadania. Com isso, a Secretaria de Agricultura se tornará um ponto de assistência e atendimento para os agricultores dos três assentamentos de Belo Jardim.

Filadelfia FM AO VIVO