logo
Em 07 de Dezembro de 2019 às 12:01
Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte aprova subvenções para ONG e Escoteiros

Na última sessão do ano na Casa Miguel Lucas de Araújo, os vereadores de Taquaritinga do Norte aprovaram entre os requerimentos e projetos apresentados, duas matérias enviadas pelo Poder Executivo, que autoriza a liberação de verba de duas subvenções destinadas para a ONG Amigos dos Animais e o grupo de Escoteiros do município.

Com a aprovação da Câmara, a Organização Não Governamental terá condições de ter manutenção para os serviços que presta na busca de oferecer bem estar aos animais de rua que se encontram no município, e os Escoteiros terão condições de desempenhar suas atividades em Taquaritinga do Norte.

Após a reunião, a Câmara entra em recesso, retornando suas atividades no dia 9 de janeiro de 2020.


Resumo dos discursos:




Claudinho de Tonton (PSD): O vereador reconheceu a importância do trabalho da ONG Amigos dos Animais e cobrou maior responsabilidade por parte da Prefeitura para cuidar dos animais de rua. Claudinho também solicitou melhorias na limpeza urbana de Taquaritinga, pedindo que ao invés de serem construídas novas lixeiras de alvenaria, sejam adquiridas lixeiras móveis.



Hélio de Novo (SD): Reclamou da ausência de serviços da Prefeitura em localidades da zona rural, como no sítio Tatus e Pão de Açúcar, sobretudo no trecho de entroncamento entre a BR-104 e PE-160, que por suas condições, já provocou vários acidentes. O vereador ainda citou casos de ausência de prestação de serviços de assistência para pacientes que demandam tratamento de saúde em outras cidades.


Geovane (PR): Convidou os vereadores de Taquaritinga a participarem da agenda de visitas de representantes do Governo do Estado a Santa Cruz do Capibaribe nesta quinta-feira, principalmente as obras da adutora do Alto Capibaribe, que ajudará no abastecimento das cidades do Agreste.


Oscar Miguel (PSC): O parlamentar apresentou requerimentos e solicitou que após apreciação, os vereadores aprovassem os mesmos, referentes à área da saúde. Oscar citou ainda frequentes viagens a Caruaru, Campina Grande, Recife e Surubim para atendimentos médicos de maior complexidade.


Professor Jurandi (PTB): O vereador presidente da Casa de Leis citou seus requerimentos que dizem respeito à infraestrutura em Taquaritinga do Norte. Professor Jurandi ainda cobrou o pagamento de indenizações do Governo do Estado a famílias que tiveram que sair de suas residências em virtude de obras na rodovia PE-160. O vereador reforçou que fará uma prestação de contas da Câmara no ano de 2019 e que ao longo do período, todas as despesas da casa foram feitas respeitando determinações e orientações do Tribunal de Contas do Estado. Jurandi ainda cobrou maior empatia e companheirismo dos seus pares no ano 2020.



Demir (PMDB): Acompanhou os trabalhos do Poder Legislativo.


João Eugênio (PPS): O vereador líder do Governo lembrou aos demais parlamentares da importância da votação e da aprovação dos projetos de subvenção para a realização dos trabalhos da ONG Amigos dos Animais e do grupo de Escoteiros.


Eraldo da Pedra Preta (PTN): Eraldo citou uma reunião realizada com agricultores, o Sindicato de Trabalhadores Rurais do município, o prefeito Lero e comentou a importância da realização de serviços por parte do poder público para a produção de Taquaritinga do Norte. Eraldo cobrou a limpeza de barreiros, onde cerca de 400 reservatórios de água poderiam ajudar a enfrentar a seca para os produtores.


Rogéria de Zeca (PSDB): A parlamentar citou a participação na reunião com o setor de produtores rurais e reforçou a importância da categoria para o abastecimento da mesa da população com seu trabalho. Rogéria lembrou a vocação rural de Taquaritinga para a produção de alimentos da cidade e ainda de localidades vizinhas.


Dé Cumaru (PSD): O vereador agradeceu pela oportunidade de desempenhar suas atividades em mais um ano na Câmara de Vereadores e lembrou alguns dos seus projetos e requerimentos para o bem da população. Dé Cumaru ainda convidou a população para a Festa de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Gravatá do Ibiapina, que terá seu encerramento no próximo dia 8, com a realização de missa que terá a presença do bispo diocesano Dom José Ruy.



Borges (PSD): Em seu discurso, Borges fez críticas à situação da Educação no município, citando o transporte de estudantes para as escolas de toda a rede pública. O vereador apresentou denúncias afirmando que há motoristas sem carteira de habilitação atuando no município, além de ônibus com documentação atrasada, sendo necessário esquivarem por estradas vicinais de possíveis fiscalizações. Borges ainda denunciou que prédios públicos em Gravatá do Ibiapina tiveram seu fornecimento de energia cortado por falta de pagamento.

Rede Pernambuco de Rádios