João Paulo Costa destina R$ 600 mil em emendas para compra de respiradores

O deputado estadual João Paulo Costa (Avante) vai destinar para o Governo de Pernambuco R$ 600 mil em emendas para o tratamento da Covid-19. Os recursos, que serão repassados para a Secretaria de Saúde, devem ser utilizados na compra de respiradores artificiais. "O Estado tem realizado medidas importantes para evitar que o coronavírus avance de forma acelerada. Mesmo assim, como a previsão é de que muitas pessoas devem contrair o vírus, é necessário que a gente reforce o sistema de saúde para atender quem precisa e evitarmos um eventual colapso. Esses equipamentos, com certeza, vão ajudar as equipes médicas a trabalhar e também os pacientes que apresentarem dificuldade para respirar por causa de um estágio mais avançado da doença", explicou o deputado.   


Os respiradores artificiais são indicados quando os pacientes não têm mais capacidade de respirar sozinho e podem morrer. Os equipamentos guiam o oxigênio para os pulmões através de um tubo colocado na traqueia. Como o uso do aparelho é individual, a grande preocupação é não haver material suficiente para atender a demanda de pacientes. 


Apesar do reforço, João Paulo Costa alerta para a importância da quarentena. “Nesse momento, é essencial permanecermos em casa, isolados do restante das pessoas. É uma situação muito complicada para todos nós, mas só conseguiremos vencer essa luta se cada um fizer a sua parte. Enquanto os profissionais da saúde estão atendendo quem já contraiu a doença, devemos ficar em casa para evitar que mais pessoas precisem de atendimento”, alertou o parlamentar.