logo
Em 21 de Março de 2020 às 07:23
Mulher com sintomas de Covid-19 é socorrida no Recife

Por G1 - PE

Uma mulher foi socorrida pelo Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano do Recife (Samu 192), ontem, com sintomas semelhantes aos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) da capital, a remoção foi feita no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte da cidade.

Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram a mulher sendo carregada por dois funcionários do Samu, em um cobertor. Os socorristas vestiam roupas anticontaminação, para evitar o contato, como estabelecido pelo protocolo de contenção da pandemia.

De acordo com a Secretaria, a mulher desmaiou e apresentava sintomas de cianose, que é a falta de oxigenação no sangue. Ela também tinha tosse, febre e falta de ar, aspectos necessários para o enquadramento da paciente como caso suspeito para Covid-19.

O local, segundo a prefeitura, era de difícil acesso e, por causa disso, a mulher precisou ser removida carregada, em cima de um cobertor. Uma ambulância equipada com os equipamentos de proteção individual, conforme protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, foi enviada ao local.

A paciente foi encaminhada a uma policlínica da capital e, posteriormente, transferida para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Centro da cidade. A unidade é referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas, incluindo os casos envolvendo o novo coronavírus.

As pessoas que tiveram contato com a mulher estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria informou, por fim, que as pessoas devem seguir as recomendações para evitar o contágio, como ficar em casa, guardando o isolamento social, e adotem medidas de prevenção, como lavagem das mãos.

Filadelfia FM AO VIVO