logo
Fábio farias
Em 17 de Janeiro de 2022 às 14:34
MCom lança pontos de acesso à internet nas 23 estações de trem do Rio Grande do Norte

Em solenidade realizada em conjunto com a Funasa, nesta segunda (17), em Natal, os órgãos efetivam diversas entregas do Governo Federal para a população do estado

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, inaugura, na próxima segunda-feira (17), em Natal (RN), uma parceria inédita no âmbito do programa Wi-Fi Brasil, para levar conectividade às 23 estações do sistema de trens urbanos, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Os pontos de acesso levarão internet gratuita de banda larga aos usuários das estações da capital, além dos municípios de Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, que integram a Grande Natal. 

“Para quem usa diariamente o sistema de trens urbanos para se deslocar de casa para o trabalho, o Wi-Fi Brasil garante um serviço hoje essencial”, explica Faria. A CBTU em Natal opera 56,2 quilômetros de linha, atendendo quatro municípios e transportando quase 9 mil passageiros por dia. 

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância. No Rio Grande do Norte já foram instalados 508 pontos de inclusão digital por meio do Wi-Fi Brasil, levando conexão em alta velocidade para 114 municípios potiguares. O benefício chega agora a localidades sem cobertura de internet, visto que 80% das antenas estão ativas em zonas rurais, 297 deles em escolas públicas, 36 em Unidades de Saúde e sete em assentamentos. 

DIGITALIZA BRASIL – Ainda no evento, o Ministério das Comunicações (MCom) lança também o “Digitaliza na Estrada”, ação itinerante que parte do município de Barcelona, no estado, para percorrer várias cidades do Nordeste, registrando a instalação de antenas e a chegada do sinal da TV Digital. Até o momento, 27 cidades do Rio Grande do Norte estão qualificadas pelo programa Digitaliza Brasil para receber equipamentos de transmissão para substituição das estações analógicas hoje em operação. 

“A entrega da infraestrutura para a cidade de Barcelona, viabiliza que a população, que tinha acesso somente a uma programação, passe a ter acesso a 9 canais”, detalha o ministro das Comunicações. A mesma estrutura traz a possibilidade de que possam ser colocados futuramente, outros 5 canais de televisão.

De Barcelona, o Digitaliza na Estrada seguirá para municípios nos estados da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, virando a chave para a chegada da TV Digital. São cidades que aderiram ao programa logo nas duas primeiras etapas. Em setembro, o MCom concluiu e inaugurou as duas primeiras estações do Digitaliza Brasil, em Tenente Ananias e Touros (RN). Até o final do ano, o MCom pretende concluir a digitalização do sinal de TV em 1.638 cidades que contam hoje apenas com o sinal analógico. Serão mais de 23 milhões de pessoas beneficiadas. 

A cerimônia será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que também inaugura obras e entregas de projetos de saneamento básico, de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.  

Foto: Dinarte Mariz

Filadelfia FM AO VIVO