Presidente Jair Bolsonaro e ministro Fábio Faria supervisionam implantação de infovia no Amapá

Publicado por Alberes Xavier em 14/01/2022 às 14:36


São 770 km de cabo de fibra óptica conectando Macapá (AP) a Santarém (PA) e levando internet de alta velocidade para 1 milhão de brasileiros

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, participaram, nesta sexta-feira (14), de visita técnica em Macapá (AP) para supervisionar a implantação do cabo de fibra óptica que ligará a capital amapaense a Santarém (PA). O projeto-piloto “Infovia 00” marca o início das ações do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS), que integra o Norte Conectado, ambos do MCom, com objetivo de expandir infraestrutura de telecomunicações na região Amazônica.

 

"O lançamento desse cabo submerso vai conectar toda a região Norte, sem dinheiro do contribuinte", enfatizou o presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a inspeção da balsa que serve como plataforma de lançamento do cabo subfluvial no rio Amazonas. O projeto Norte Conectado receberá R$ 1,5 bilhão das empresas que venceram o leilão do 5G como contrapartida das radiofrequências adquiridas.

 

Neste projeto-piloto, o cabo de fibra óptica, de 770 km, conectará Macapá (AP) a Santarém (PA), passando pelos municípios de Alenquer, Almeirim e Monte Alegre, beneficiando um milhão de pessoas. Ao todo, o PAIS irá implantar 12 mil km de redes de fibra óptica (backbone) de alta capacidade -- com 100 gigabits por segundo -- nos leitos de rios, levando conexão à internet a 58 cidades do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima.

 

“Esta implantação irá garantir produtividade, fim da desigualdade e iguais condições de competitividade”, afirmou Fábio Faria. “A conectividade do 5G criará novas modalidades de trabalho e esse cabo de fibra óptica possibilitará que a população possa estudar e se preparar para essa realidade", completou o ministro.

 

A "Infovia 00" irá proporcionar conectividade para 86 organizações, entre escolas públicas, unidades de saúde e órgãos do Poder Judiciário, além de possibilitar acesso wi-fi gratuito em praças dos municípios.

 

Os cabeamentos, que serão instalados nos leitos dos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco, irão gerar baixo impacto ambiental por evitar a derrubada 68 milhões de árvores, segundo estimado.

 

A "Infovia 00" contou com investimentos do Ministério das Comunicações (MCom) na ordem de R$ 94 milhões, com repasses também do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de emenda do Senado.

 

Estiveram presentes na visita técnica o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos; e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno; além do prefeito de Macapá (AP), Dr. Furlan; do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo; e do senador Lucas Barreto.

Veja Também

“Paulo Câmara vai na contramão do que Bolsonaro está fazendo lá em Brasília”, disse Rodrigo Farias durante agenda do Governo do Estado para anúncio de investimentos no Agreste

Programa Wi-Fi Brasil, do MCom, chega a comunidade rural no interior de MG