logo
Joaquim lira
Em 04 de Dezembro de 2021 às 17:48
Joaquim Lira concede título de ”Capital da Cavalgada” ao município de Pedra

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) conferiu ao município de Pedra, no Agreste do Estado, o título de “Capital Pernambucana da Cavalgada”, após proposição do deputado estadual Joaquim Lira, já publicada no Diário Oficial do Estado sob o número 1.761/2021.

A cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui uma população estimada de 22.716 moradores, tendo a cavalgada como uma prática comum dos finais de semana e de eventos. Atualmente, a região possui uma vasta cultura de diferentes cavalgadas, sejam elas religiosas e familiares que impulsionam a economia e atrai diferente pessoas de todo o estado, elevando assim, o turismo e a tradição nordestina.

Cita-se como exemplos: Cavalgada da Lua, realizada sempre à noite com percurso de 10 km; Cavalgada Mororó e sua extensão de 15 km; Cavalgada Nayara Neri, com percurso de 12 km; Cavalgada João de Viturino, com 10 km de percurso.

“Em meados dos anos 2000 foi realizada a primeira cavalgada de Pedra, por iniciativa do Dr. Ezequiel Braz. Semanalmente o médico local, partia do Sítio Mororó na companhia do amigo Tadeu Calado e seus cavalos baixeiros, em andamento marchado para diferentes localidades, tais passeios informais foram adquirindo novos membros como: Everaldo, Zezinho de Jaime, Beijo do Atalho, Félix Vitorino e Ninho de Tibila, além de grande parte da população”, pontuou o deputado.

“No ano de 2004, em um evento político foi reunido 300 cavalos para a primeira cavalgada formal da localidade. Setembro de 2005 foi responsável pela realização da 1ª Cavalgada da Independência, idealizada pelo Carlos Galindo, saindo do Distrito de São Pedro Galindo no dia 06 e chegando ao centro da cidade no dia 07, contando com um percurso de 50 km. Uma tradição que está intrínseca ao seu povo”, Justificou Joaquim.

Filadelfia FM AO VIVO