logo
Serra talhada
Em 01 de Dezembro de 2021 às 17:45
Serra Talhada solicita ingresso da caprinovinocultura local ao Programa Rota do Cordeiro do MDR

Objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da caprinovinocultura e implantar um Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos em parceria com a UAST

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, promoveu nesta terça-feira (30/11), importante reunião para discutir o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura em Serra Talhada, através da solicitação de inclusão do município no Programa Rota do Cordeiro, iniciativa do Governo Federal por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Caprinos e Ovinos. 

Realizada na sede da Autarquia Educacional de Serra Talhada - AESET, a reunião contou com a presença da representante do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Valquíria Duarte; e da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos e Pequenos Animais de Serra Talhada, Codevasf, IFSertão, BNB-Prodeter e ADEPE, entre outras representatividades do segmento da agropecuária serra-talhadense.

Na ocasião, foram apresentadas as potencialidades da caprinovinocultura de Serra Talhada ao Comitê Gestor da Rota do Cordeiro Nacional. “Serra Talhada representa hoje um grande potencial econômico na cadeia produtiva da caprinovinocultura, setor que vem crescendo e precisa ser fortalecido pelo poder público. E nesta terça-feira, tivemos uma importante reunião com o segmento justamente para apresentar nossas potencialidades e necessidades dos produtores rurais ao Ministério do Desenvolvimento Regional, ao qual já solicitamos o ingresso do Município na Rota do Cordeiro, um importante programa de integração da caprinovinocultura no País”, explicou Márcio Oliveira.

Além da reunião na AESET, o Comitê Gestor da Rota do Cordeiro Nacional pôde visitar in loco a estrutura do Abatedouro Municipal, que deverá ser inaugurado no primeiro semestre de 2022, e o Campus da UFRPE/UAST, que atua em parceria com a Prefeitura Municipal para implantação de um Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos em Serra Talhada. 

PROGRAMA ROTA DO CORDEIRO - O Programa Rota do Cordeiro é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais. O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia. 

Pretende-se modernizar a produção, visando a melhoria de renda para o produtor e ligar os elos da cadeia produtiva, beneficiando também o consumidor com produtos seguros, com melhor qualidade e oferta regular. Ao longo da consolidação do programa, as comunidades participantes formarão áreas de excelência na produção de carne ovina e caprina, que poderão ser visitadas a partir de um roteiro em sequência, onde se encontrarão produtos típicos da região, preparados com essas carnes, a carne in natura embalada e conservada adequadamente, festivais gastronômicos e turismo local.

Filadelfia FM AO VIVO