Coluna: É "agora vai?" Filiação de Bolsonaro ao PL deve acontecer dia 30 de novembro

Publicado por Alberes Xavier em 25/11/2021 às 06:17



A ida de Jair Bolsonaro (sem partido) ao Partido Liberal (PL) parece, finalmente, ter sido resolvida. Após adiamentos, negociações e muitos rumores, o presidente da República deve assinar a ficha de filiação no próximo dia 30 deste mês (novembro). Visando sua reeleição, o mandatário escolhe uma sigla com capilaridade e capacidade de levar sua candidatura para todas as regiões do País. Anteriormente, a filiação aconteceria no dia 22, número do partido.

O Blog do Alberes Xavier esteve reunido com o presidente, onde ele falou sobre sua filiação.

A legenda é presidida nacionalmente por Valdemar Costa Neto, que foi preso e condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 7 anos e 10 meses no mensalão, e recebeu uma multa de R$ 1,6 milhão em 2012. Em novembro de 2014, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, autorizou que Costa cumprisse o restante da pena do mensalão em prisão domiciliar.

Um dos principais entraves para a filiação de Bolsonaro ao Partido Liberal foi o comando do partido em alguns estados decisivos. São Paulo era, até então, o local mais requisitado pelo presidente, já que tem o maior colégio eleitoral do Brasil.

Ao que tudo indica, o PL de Pernambuco continuará sobre o comando do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que está apoiando a pré-candidatura da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), ao governo do Estado. Nos bastidores, se comenta que a ida de Bolsonaro também veio com um pré-requisito para os membros de Pernambuco. Anderson teria que pedir votos para Bolsonaro e não para o candidato a presidente do PSDB.

Ao confirmar sua filiação ao PL, nesta quarta (24), Jair Bolsonaro comparou a relação que tem com o partido de Valdemar Costa Neto a um casamento e disse que eles serão “felizes para sempre”. A declaração do presidente foi dada a jornalistas, após ele receber a Medalha Mérito Legislativo na Câmara.

“Está tudo certo para ser um casamento e seremos felizes para sempre. A princípio, está tudo certo para o dia 30 (próxima terça-feira), por volta das 10h30 da manhã. Não sei se posso fazer nesse horário, que é horário de expediente, mas está tudo certo”, disse.

Medalha do Mérito Legislativo - A medalha foi concedida nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados, a personalidades como o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, ao ex-presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, o ex-ministro Fernando Lyra (in memorian), o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, o Diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, entre outros nomes. 

LOA e PPA aprovados no Recife - Número recorde de emendas apresentadas às duas leis orçamentárias do Recife. Reuniões que debateram as propostas e duraram sete horas em um único dia, nesta terça-feira (23). Esses foram os dois pontos destacados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), ao término da reunião Extraordinária, em que ocorreu a segunda votação dos Projetos de Lei do Executivo (PLE) número 34/2021 e número 35/2021.

Plano Retomada - O governador Paulo Câmara retorna ao Agreste Central nesta quinta-feira (25). Dois municípios receberão novas ações e obras em diversos setores, previstas no Plano Retomada. A agenda passará por Altinho e Agrestina.

Problemas no abastecimento d’água em Pernambuco - O deputado Romero Sales Filho (PTB) fez um discurso de críticas ao Governo do Estado e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), nesta quarta (24). Ele cobrou providências para solucionar problemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário verificados em diferentes municípios.

STF - A ministra do STF, Rosa Weber, prorrogou por mais 45 dias o prazo do inquérito que apura suposto crime de prevaricação pelo presidente Jair Bolsonaro, no caso da importação da vacina indiana Covaxin.

Uchoa no PSB - Tudo acertado. O deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior (PSC) deve mesmo se filiar ao PSB para disputar um cargo de deputado federal nas eleições de 2022. O parlamentar teve um encontro com o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, em Brasília, nesta quarta-feira (24). Ele estava acompanhado do presidente estadual Sileno Guedes.

Saúde - O senador Humberto Costa (PT), passou por uma angioplastia e já passa bem. A intervenção já estava programa para dezembro, porém ele resolveu antecipar

Sancionada - A lei que garante atendimento prioritário na rede pública e privada de saúde para crianças com microcefalia no estado de Pernambuco foi sancionada pelo governador Paulo Câmara. Projeto é de autoria do deputado estadual João Paulo Costa.

TCE - O pai do secretário de ciência, tecnologia e inovação, Lucas Ramos (PSB), Conselheiro Ranilson Ramos, vai presidir o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco no biênio 2022 a 2023. A eleição se deu por aclamação.

Veja Também

Em ato de filiação ao PRTB, Antonio Campos diz que Bolsonaro irá fazer ainda mais pelo Nordeste

ARMANDO MONTEIRO CONDICIONOU SUA FILIAÇÃO AO PSDB TENDO O PARTIDO COMO OPOSIÇÃO EM PERNAMBUCO E NÃO TER ALINHAMENTO COM BOLSONARO NO PLANO NACIONAL