logo
Bolsonaro
Em 25 de Novembro de 2021 às 06:17
Coluna: É "agora vai?" Filiação de Bolsonaro ao PL deve acontecer dia 30 de novembro

A ida de Jair Bolsonaro (sem partido) ao Partido Liberal (PL) parece, finalmente, ter sido resolvida. Após adiamentos, negociações e muitos rumores, o presidente da República deve assinar a ficha de filiação no próximo dia 30 deste mês (novembro). Visando sua reeleição, o mandatário escolhe uma sigla com capilaridade e capacidade de levar sua candidatura para todas as regiões do País. Anteriormente, a filiação aconteceria no dia 22, número do partido.

O Blog do Alberes Xavier esteve reunido com o presidente, onde ele falou sobre sua filiação.

A legenda é presidida nacionalmente por Valdemar Costa Neto, que foi preso e condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 7 anos e 10 meses no mensalão, e recebeu uma multa de R$ 1,6 milhão em 2012. Em novembro de 2014, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, autorizou que Costa cumprisse o restante da pena do mensalão em prisão domiciliar.

Um dos principais entraves para a filiação de Bolsonaro ao Partido Liberal foi o comando do partido em alguns estados decisivos. São Paulo era, até então, o local mais requisitado pelo presidente, já que tem o maior colégio eleitoral do Brasil.

Ao que tudo indica, o PL de Pernambuco continuará sobre o comando do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que está apoiando a pré-candidatura da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), ao governo do Estado. Nos bastidores, se comenta que a ida de Bolsonaro também veio com um pré-requisito para os membros de Pernambuco. Anderson teria que pedir votos para Bolsonaro e não para o candidato a presidente do PSDB.

Ao confirmar sua filiação ao PL, nesta quarta (24), Jair Bolsonaro comparou a relação que tem com o partido de Valdemar Costa Neto a um casamento e disse que eles serão “felizes para sempre”. A declaração do presidente foi dada a jornalistas, após ele receber a Medalha Mérito Legislativo na Câmara.

“Está tudo certo para ser um casamento e seremos felizes para sempre. A princípio, está tudo certo para o dia 30 (próxima terça-feira), por volta das 10h30 da manhã. Não sei se posso fazer nesse horário, que é horário de expediente, mas está tudo certo”, disse.

Medalha do Mérito Legislativo - A medalha foi concedida nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados, a personalidades como o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, ao ex-presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, o ex-ministro Fernando Lyra (in memorian), o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, o Diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, entre outros nomes. 

LOA e PPA aprovados no Recife - Número recorde de emendas apresentadas às duas leis orçamentárias do Recife. Reuniões que debateram as propostas e duraram sete horas em um único dia, nesta terça-feira (23). Esses foram os dois pontos destacados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), ao término da reunião Extraordinária, em que ocorreu a segunda votação dos Projetos de Lei do Executivo (PLE) número 34/2021 e número 35/2021.

Plano Retomada - O governador Paulo Câmara retorna ao Agreste Central nesta quinta-feira (25). Dois municípios receberão novas ações e obras em diversos setores, previstas no Plano Retomada. A agenda passará por Altinho e Agrestina.

Problemas no abastecimento d’água em Pernambuco - O deputado Romero Sales Filho (PTB) fez um discurso de críticas ao Governo do Estado e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), nesta quarta (24). Ele cobrou providências para solucionar problemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário verificados em diferentes municípios.

STF - A ministra do STF, Rosa Weber, prorrogou por mais 45 dias o prazo do inquérito que apura suposto crime de prevaricação pelo presidente Jair Bolsonaro, no caso da importação da vacina indiana Covaxin.

Uchoa no PSB - Tudo acertado. O deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior (PSC) deve mesmo se filiar ao PSB para disputar um cargo de deputado federal nas eleições de 2022. O parlamentar teve um encontro com o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, em Brasília, nesta quarta-feira (24). Ele estava acompanhado do presidente estadual Sileno Guedes.

Saúde - O senador Humberto Costa (PT), passou por uma angioplastia e já passa bem. A intervenção já estava programa para dezembro, porém ele resolveu antecipar

Sancionada - A lei que garante atendimento prioritário na rede pública e privada de saúde para crianças com microcefalia no estado de Pernambuco foi sancionada pelo governador Paulo Câmara. Projeto é de autoria do deputado estadual João Paulo Costa.

TCE - O pai do secretário de ciência, tecnologia e inovação, Lucas Ramos (PSB), Conselheiro Ranilson Ramos, vai presidir o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco no biênio 2022 a 2023. A eleição se deu por aclamação.
Filadelfia FM AO VIVO