Coluna: Indefinição de Fernando Rodolfo pode rachar o PL em Pernambuco
Foto reprodução
Acenando para os dois possíveis candidatos da oposição ao Governo de Pernambuco, o deputado federal e vice-presidente do Partido Liberal no Estado, Fernando Rodolfo (PL) disse ao Blog do Alberes Xavier, que “seria uma honra abrir o palanque para Miguel (DEM) em Caruaru e Garanhuns”. O partido é comandado pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, aliado da gestora de Caruaru e pré-candidata, Raquel Lyra (PSDB).
Caso apoie o prefeito de Petrolina, o deputado pode causar um ‘racha’ na sigla, já que é uma liderança importante no Agreste, local onde Raquel tem sua maior base e onde o sertanejo ainda não conseguiu adentrar com apoios de peso federal.
Com a possível filiação de Bolsonaro ao partido, também ficará difícil manter a sigla na base de apoio de Raquel, já que ela deve dar palanque ao candidato do seu partido à presidência. Até o momento, disputam a vaga do PSDB o governador de São Paulo, João Dória e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Caso Bolsonaro confirme sua ida ao PL, o caminho mais natural seria o partido apoiar o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, já que seu pai, Fernando Bezerra Coelho é líder do governo no Senado Federal.
Oposição - Bonito recebe vai receber o Movimento Levanta Pernambuco nesta quinta-feira (17). Coordenam a iniciativa a presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente do PL, Anderson Ferreira; o deputado federal e presidente do Cidadania, Daniel Coelho; e o deputado federal e presidente do PSC, André Ferreira.
Policiais representados - Em discurso na Reunião Plenária da Alepe, o deputado Joel da Harpa (PP) manifestou apoio à pauta de reivindicações dos policiais penais de Pernambuco. Segundo o parlamentar, a categoria demanda reajuste salarial e alterações na carreira, além da criação do Departamento de Polícia Penal.
Otimismo - O deputado Erick Lessa (PP) registrou expectativas positivas para o período de fim de ano, do ponto de vista econômico. Em discurso na Reunião Plenária, ele comentou pesquisa indicando que mais de 120 milhões de pessoas devem ir às compras no período de festas. Os dados são da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito.
Avanço do mar - Na manhã desta quarta-feira (17), o vereador Zé Neto (PROS) promoveu uma audiência pública virtual para debater a questão do avanço do mar na orla da capital pernambucana. Segundo o parlamentar, o tema se mostra de extrema importância e tem um grande impacto para a cidade.
Saúde - O prefeito de Flores, Marconi Santana, teve alta da UTI do Hospital Brasília, na sexta-feira (12) e desde sábado já está no Recife. No dia 9, o prefeito sentiu dor torácica e foi submetido a cateterismo cardíaco e angioplastia coronariana.
Fake - O Prefeito de Toritama, Edilson Tavares, continua sendo vitima de fake news na internet. Começou a circular nas redes sociais, a falsa informação de que o prefeito teria sido agredido em protesto realizado no Shopping Center Parque das Feiras.
Parque em Boa Viagem - O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) criticou a lentidão da Prefeitura do Recife, que tem apresentado problemas na execução das obras que estão sendo realizadas no terreno do Antigo Aeroclube, nas margens da Via Mangue, na Zona Sul da capital. Para o parlamentar, o projeto que prevê um parque verde deveria ser prioridade da gestão.