logo
Em 17 de Novembro de 2021 às 13:02
Alcides Cardoso propõe que Prefeitura do Recife crie mutirão para zerar exames e cirurgias eletivas da rede de saúde do Recife

O vereador Alcides Cardoso (DEM) destacou, em reunião plenária da Casa de José Mariano nesta terça-feira (16),  indicação proposta por ele para a Prefeitura do Recife que cria o “Mutirão de Saúde” para acabar com a fila que já conta com mais de 143 mil solicitações de exames e cirurgias eletivas não agendados no Recife, de janeiro a agosto deste ano. O requerimento do vereador foi aprovado pelos vereadores.

“Até o último mês de agosto, já eram 83.445 pessoas aguardando a realização de seus exames e 679 pacientes para cirurgias eletivas. Com certeza, esses números estão bem defasados devido ao tempo para a realização dos procedimentos ser hoje infinitamente maior”, disse o vereador em seu discurso, citando dados enviados pela gestão municipal em resposta a um pedido do seu gabinete, com base na Lei de Acesso à Informação.

Segundo esses dados, o exame com maior número de pessoas aguardando é o de ultrassom, com 46.665 na espera. O exame é bastante utilizado para o diagnóstico de muitas doenças e é fundamental para as mulheres durante a gravidez. Em segundo lugar, está a endoscopia digestiva - que pode detectar câncer gastrointestinal, com 14.537 pessoas na fila. 

Já a maior fila para cirurgias eletivas é para a realização de vasectomia, com 129 pessoas na espera. Na sequência, está a postectomia - popularmente conhecida como cirurgia de fimose -, tendo 94 pacientes à espera

O projeto de Alcides Cardoso prevê que mutirões organizados pela Secretaria Municipal de Saúde realizem exames clínicos, laboratoriais, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos de baixa complexidade para atender a demanda represada, agravada pela pandemia da Covid-19 e pela suspensão de procedimentos cirúrgicos eletivos, no período de março de 2020 a junho deste ano.

Na tribuna virtual, o parlamentar ressaltou que com o avanço da vacinação e a redução dos números de casos e mortes na cidade, mostra-se urgente a necessidade de que haja um esforço coletivo para solucionar o atual quadro da fila da saúde, em que os pacientes aguardam meses e meses para se submeterem a um procedimento ou a um exame. 

“São pessoas vulneráveis que dependem da estrutura do poder público municipal para terem o direito à saúde, que a nossa Constituição estabelece como um direito fundamental. Os exames e procedimentos cirúrgicos melhoram muito a qualidade de vida e evitam que doenças evoluam, colocando em risco as vidas de quem está esperando”, afirmou o democrata.

Ainda no seu discurso, Alcides Cardoso lembrou que no âmbito estadual foi lançado o programa “Opera Mais” para reduzir o tempo de espera de cirurgias eletivas na rede estadual, mas que no plano municipal ainda não há uma ação semelhante.

“E na esteira da menção a essa iniciativa do Governo de Pernambuco, quero propor e defender a indicação ao prefeito João Campos para instituir o projeto de “Mutirão de Saúde”, do qual eu sou autor, para que tenhamos um programa para a nossa rede municipal”, realçou o vereador.

Filadelfia FM AO VIVO