logo
Em 07 de Março de 2020 às 18:09
Raquel Lyra chega em 2020 com força para lutar por reeleição

Eleita a primeira mulher prefeita de Caruaru, a tucana Raquel Lyra chega ao último ano de seu primeiro mandato pronta e em uma posição confortável para entrar na disputa em busca de sua reeleição. No primeiro mês do ano, pesquisa realizada pelo Instituto Simplex, garantiu a Raquel uma aprovação de 68,78% por parte dos caruaruense em relação a sua administração. 

A avaliação é que a prefeita tem conseguido tocar a gestão, apesar das dificuldades e crises que o país tem enfrentado, e tem realizado ações importantes, a exemplo de obras de pavimentação, construção e requalificação de praças e espaços públicos, bem como importantes investimentos em iluminação pública e turismo. 

No cenário estadual, Raquel se consolidou nos últimos anos como uma das principais vozes de oposição a Frente Popular de Pernambuco e sua reeleição ganha grande significado, quando se observa as conjunturas políticas visando as eleições de 2022. O sucesso político da tucana em Caruaru neste ano poderá significar ganhos políticos para oposição na disputa pelo Governo do Estado. 

Cautelosa, a prefeita ainda tem evitado falar sobre as eleições durante entrevistas que tem concedido, destacando que seu foco é no trabalho que tem realizado à frente da prefeitura. Entretanto, todos sabem que a sua candidatura à reeleição é dada como certa, e inclusive, deverá ser uma das prioridades do seu partido, o PSDB, no Estado de Pernambuco.

Não por menos, Raquel tem sido apresentada como exemplo de boa gestão no ninho tucano. Durante o Congresso Nacional da legenda, realizado em dezembro do ano passado, ela foi a única prefeita a ter oportunidade de fala entre as autoridades, demostrando que o seu prestígio tem superado as fronteiras de Pernambuco. 

Com tudo, avaliações dão conta de que a eleição deste ano em Caruaru poderá marcar um recorde no número de candidaturas buscando o comando do Palácio Municipal Jaime Nejaim. Nomes como o de Raffiê Dellon (PSD), Silvio Nascimento (PSL), dos deputados estaduais Tony Gel (MDB), José Queiroz (PDT), Erick Lessa (PP) e do deputado federal Fernando Rodolfo (PL), surgem como alternativas para a disputa. 

Entretanto, fragmentada, a oposição em Caruaru ainda não demonstra consistência, nem tão pouco, unidade que possa consolidar uma frente ampla para desbancar a reeleição da prefeita. Tudo isso tem permitido com que Raquel Lyra siga para as eleições com números favoráveis de avaliação e a estrutura necessária para conquistar mais uma vez o êxito nas urnas.

Rede Pernambuco de Rádios