logo
Em 06 de Março de 2020 às 10:06
Mais de 320 cumpridores de pena dão apoio na limpeza e serviços gerais em escolas públicas no estado

As escolas estaduais e municipais são exemplos de instituições cadastradas a Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), para receberem cumpridores encaminhados à pena de prestação de serviços à comunidade.

Com o início das aulas, eles auxiliam em diversas atividades diárias da comunidade escolar como, serviços gerais, portaria, limpeza de pátios, entre outras. Ao todo 327 cumpridores prestam serviços em escolas do Recife e Região Metropolitana, e de municípios como: Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Santa Cruz do Capibaribe e Sertânia.

“A meta primordial das penas alternativas é impedir que o condenado seja inserido no sistema prisional. Desta forma, torna-se mais do que valoroso para a sociedade a prestação de serviços à comunidade, em especial nas escolas, visto que obtém-se dois benefícios: a reintegração social do cumpridor e uma contribuição do mesmo para as instituições públicas de ensino”, ressalta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

No local eles trabalham, geralmente, uma ou duas vezes na semana, de acordo com o tempo determinado pela justiça. Além das escolas, a Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais) acompanha cumpridores em outras entidades como, postos de saúde, ONG´s, creches, parques, etc. Ao todo são 5.876 cumpridores atendidos no estado e 744 instituições cadastradas.

Filadelfia FM AO VIVO