logo
Em 04 de Março de 2020 às 12:24
Arteaga, ex-presidenta do Equador virá ao Recife para evento da Amupe

Na política equatoriana foi a primeira mulher a presidir o país, no ano de 1997. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site cumbre.cnm.org.br

A XIII Cúpula de Prefeitos e Governos Locais Latino Americanos, que vai ser realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, entre os dias 17 e 20 de março, terá a jornalista, doutora em jurisprudência, ex-ministra da educação, ex-vice-presidente e ex-presidente do Equador, Rosalía Arteaga, como destaque do terceiro dia de evento. No dia 19, a também ativista social vai ministrar a palestra magna sobre Os Desafios e as Potencialidades da Liderança Feminina na América Latina, a partir das 09h30. 

Atualmente, Rosalía Arteaga é presidente executiva da Fundação FIDAL, uma entidade que tem a missão de fortalecer a educação e consolidar a democracia e governança com um enfoque de consciência ecológica e desenvolvimento sustentável do Equador e da América Latina. A Palestra da ex-presidenta vai gerar dois painéis de discussões: Mulher como Construtora da Política e Mulheres em Espaços de Poder e Decisão, a Busca por Representatividade. 

O Painel Mulher como Construtora da Política terá cinco representantes femininas na mesa de discussão. A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski; a secretária executiva da União de Governos Locais da Costa Rica, Karen Porras; a prefeita de São Bento do Una e secretária da Mulher Amupe, Débora Almeida; a ex-prefeita do município de Policarpa Nariño, Claudia Cabrera; e a Associada de Programa da ONU Mulheres, Juliana Maia. 

A mesa 2 vai discutir mulheres em espaços de poder e decisão, a busca por representatividade. Estão confirmadas a representante da Universidade de Assuntos Internacionais da Flórida, Cristina Rodrigues-Acosta; a secretária da mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro; a diretora nacional do Mujeres Sin Límite do Equador, Anita Fernandez; a presidenta da Associação de Prefeitas da Bolívia (Acobol), Isabel Guzmán; e a gerente de projetos da ONU Mulheres, Ana Claudia Pereira.

Ainda no dia 19, serão realizadas mais de 30 oficinas temáticas sobre inovação, desenvolvimento e desigualdade social. Além de programação na Arena da Inovação, um espaço onde será mostrada ações exitosas de gestão. A programação completa e o painel de inscrições estão disponiveis nos sites www.cupula.cnm.orb.br ou www.amupe.org. A XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais Latino Americanos vai acontecer no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, entre os dias 17 e 20 de março.

Filadelfia FM AO VIVO