João Campos avança com melhorias na cidade através da Ação Verão 2021

Publicado por Alberes Xavier em 05/12/2021 às 18:20


Foto: Rodolfo Loepert


O prefeito do Recife, João Campos, aproveitou o domingo (5) para vistoriar mais um serviço de recapeamento na cidade, desta vez no bairro do Barro, dentro da Ação Verão 2021. A via beneficiada foi a Rua Severino Meira, que recebeu novo asfalto em toda a sua extensão e que faz parte de um conjunto de obras viabilizadas através de emenda parlamentar do deputado federal Felipe Carreras. A via possui uma área total de 840 m² e teve investimento de R$ 56.906,46 . Além dessa intervenção, a Emlurb iniciou o recapeamento na Rua Álvaro Cruz, também no Barro, além de outras vias como a avenidas Rosa e Silva e Herculano Bandeira.


“Nesse início de mês estamos fazendo recapeamento de 10 ruas no bairro do Barro e região. A Rua Severino Meira recebeu ação da Prefeitura, em parceria com o deputado federal Felipe Carreras, que colocou uma emenda para essas 10 vias. A gente tem avançado em todos os bairros da cidade com trabalho e compromisso. Seguimos vistoriando e acompanhando as etapas dos serviços”, afirmou o gestor municipal durante a visita. Para a dona de casa Maria Venina, 59 anos, o recapeamento só trouxe benefício. “Eu me surpreendi com o trabalho. Ficou lindo. Para mim é um milagre não ter que ver mais nenhum buraco na rua”, contou. “Antes as pedras saíam, só tinha buraco na rua. Agora que a Prefeitura fez o recapeamento é que está bom”, compartilhou o metalúrgico Ricardo Rica, 60 anos.


Já foram concluídos o recapeamento de diversas outras ruas, como Fernandes Vieira (da pista local até a Rua Joaquim Felipe); Marquês de Baependi; retorno da Praça do Parque Amorim e Ponte Rivaldo de Carvalho; Franklin Távora; Deputado Francisco de Melo Cavalcante (da Rua Ademar Lafayete até a Rubens Gamboa); Francisco Torres (da Rua Del. José Batista Moreno até a Rua Adelmar Lafayette); Largo da Paz (da Rua da Paz até a Motocolombó); Avenida Visconde de Jequitinhonha (pistas oeste e leste); Avenida Dois Rios (em frente à Policlínica Professor Arnaldo Marques, até a subida da ladeira da Cohab); Estrada de Belém; binário das ruas Rio Pajeú, Santa Leopoldina e Rio Oeste; e Rua Coronel Anízio Coelho.


AÇÃO VERÃO 2021 – A Prefeitura do Recife anunciou no início do mês de setembro um pacote de serviços e melhorias, com investimentos de mais de R$100 milhões, para reforçar o trabalho de manutenção e recuperação da infraestrutura da cidade após o período de maiores chuvas na cidade. São mais de 120 quilômetros que serão diretamente beneficiados com a requalificação de pavimentos. As intervenções também ocorrem com obras do Calçada Legal, instalação de corrimãos em escadarias, requalificação de escadarias existentes, melhoria na iluminação e outras ações.

Magia do Natal de Garanhuns: Milhares de turistas encantados com evento

Publicado por Alberes Xavier em 05/12/2021 às 18:14



Com a chegada de dezembro, aumentou o número de visitantes em Garanhuns para conhecer a Magia do Natal 2021. Circulando pelas ruas é possível ver vários ônibus de linhas de turismo e restaurantes lotados. Neste sábado (04), o público acompanhou uma programação emocionante.


Da sacada do Palácio Celso Galvão, Zhara Lins interpretou a Ave Maria. "Defino como desafio, eu poder cantar do meu jeito, passar uma mensagem tão importante, foi um momento ímpar", declarou a artista logo após a apresentação. Outro destaque da noite foi o jovem talento Pedro Henrique, que tem 12 anos e fez o público se emocionar com o Pai Nosso. 


Todos os 18 pontos com decoração Natalina receberam grande público neste terceiro fim de semana de realização do evento. A Avenida Santo Antônio, que é um dos atrativos da cidade, esteve repleta de pessoas encantadas com a decoração e organização. "Primeira vez que eu vejo uma magia mesmo, vou incentivar meus filhos e amigos a vir pra Garanhuns", disse Ivonete Sales, turista do Recife. 


O Desfile de Papai Noel deixou crianças e adultos admirados, toda a avenida estava lotada de pessoas de várias cidades do Brasil. A programação contou ainda com as apresentações culturais do Reisado Unidos com Alegria, com a presença do Patrimônio Vivo de Pernambuco, Gonzaga de Garanhuns; Pastoril Reviver e da Banda Musical Mariano de Assis, de Panelas. 

A Magia do Natal segue até o dia 09 de janeiro. Todos os detalhes sobre o maior e mais bonito Natal de Garanhuns, assim como programação, fotos, vídeos e informações podem ser encontrados no perfil do Instagram @amagiadonataloficial.

Gilson Machado Nero:

Publicado por Alberes Xavier em 05/12/2021 às 18:05




Não adianta falar de Amazônia de dentro de um gabinete. Desafio qual país é mais preservado que o nosso. A Amazônia está conservada,com 84% de sua superfície igual a quando Jesus veio à terra. Somos o maior potencial do mundo para turismo de Natureza. Somos o País mais competitivo em várias áreas, do Agronegócio ao Turismo de Natureza, diga-se de passagem a nova tendência mundial. Isso incomoda muita gente.

Porto de Galinhas marca presença na Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires

Publicado por Alberes Xavier em 05/12/2021 às 17:42



Completando 25 anos, a Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires (FIT), uma das mais importantes do mundo e a maior da América Latina, começou neste sábado (04/12) e entre os 155 expositores de 40 países está o estande da Praia de Porto de Galinhas (Ipojuca-PE- BR). Os argentinos, antes da pandemia da COVID-19, representavam 87% dos turistas internacionais que visitavam Porto de Galinhas. Com o surgimento da pandemia, depois da paralisação no setor, o Turismo no Brasil passou a ocorrer apenas internamente, mas com o retorno, o trabalho dos gestores do setor, seja público ou privado, é reconquistar os turistas estrangeiros mostrando não só as belezas naturais, mas que há segurança sanitária para recebê-los.


A fachada do estande de Porto de Galinhas na FIT 2021 exibe a imagem do mar de águas tão cristalinas que permite o turista ver os peixes e, ao fundo, a tradicional jangada que leva o visitante às piscinas naturais. A famosa rua das sombrinhas, na vila de Porto, também ganhou um lugar de destaque no estande. Entre os materiais de divulgação que serão distribuídos estão um guia de Porto de Galinhas e um diário de viagem para que o turista possa registrar seus momentos em Porto. Duas galinhas, símbolo do balneário, produzido pelo artista Carcará, também ornamentam o estande. O presidente da Embratur, Carlos Brito, presente na feira, visitou o estande de Porto de Galinhas.


Na abertura, o presidente do Comitê Organizador da FIT, Gustavo Han, deu as boas vindas e comemorou o crescimento da feira este ano comparado a de 2019, antes da pandemia. O ministro do turismo da Nação, Matías Lammens, ressaltou que “a peleja” para a retomada de um Turismo ainda melhor do que antes é de todas as nações. Para a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, a participação na FIT 2021 “faz parte dos investimentos que têm garantido a Porto de Galinhas ser, atualmente, um dos cinco destinos mais procurados do Brasil e com pretensão de figurar a lista VIP internacional”. Na próxima segunda-feira (06/12), a prefeita Célia Sales, entregará junto com a secretária de Turismo do Ipojuca, Carol Vasconcelos, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comunicação, Puran Medeiros, além de representantes do Trade Turístico de Porto de Galinhas uma premiação para os agentes de turismo e operadoras de viagem da Argentina que mais venderam Porto de Galinhas neste ano.

Erick Lessa anuncia audiência pública sobre impactos de acordo internacional no Polo Têxtil

Publicado por Alberes Xavier em 05/12/2021 às 14:17


Foto: Roberto Soares/Alepe


O Polo de Confecções do Agreste está em alerta devido a acordos internacionais em fase de negociação entre o Brasil e países asiáticos. As taxas de importação dos produtos de confecção, que hoje são de 35%, podem ser zeradas, colocando em risco o sustento de mais de 260 mil famílias ligadas ao setor de vestuário.


Para encontrar formas de defender o Polo Têxtil, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET), deputado estadual Erick Lessa, anunciou a realização de uma audiência pública. Representantes de vários segmentos deverão participar do evento, previsto para ocorrer na manhã do dia 16 de dezembro na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

 

O parlamentar, que já realizou várias ações em benefício do Polo de Confecções, declarou que já realizou um debate sobre este tema com lideranças da Associação Pernambucana dos Atacadistas de Tecidos, Confecções e Artigos de Armarinho (Apatec), da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru e do Moda Center Santa Cruz. Lessa destacou que esta pauta, que se relaciona com o futuro da região, será discutida sob várias dimensões na audiência pública. “O acordo de livre comércio pode gerar um cenário turbulento. Vamos realizar um amplo debate, convidando os mais diversos setores, para discutir este assunto tão importante que impacta diretamente esta matriz econômica do nosso estado que é o Polo de Confecções”, salientou.

Adriana Assunção recebe o governador Paulo Câmara e destaca as parcerias firmadas com deputados e com o Governo do Estado para a melhoria da infraestrutura de Frei Miguelinho

Publicado por Alberes Xavier em 05/12/2021 às 14:05



Adriana Assunção (PSB), prefeita de Frei Miguelinho, recebeu neste sábado (4), o governador Paulo Câmara por ocasião da agenda do Plano Retomada do Governo do Estado. A gestora falou na Rede Pernambuco de Rádios da sua gratidão pelo conjunto de ações e investimentos anunciadas para o município. “É um momento de alegria e felicidade, de realização de sonhos. O nosso governador Paulo Câmara veio aqui para dar a ordem de serviços de uma conquista de muitos anos. Graças a Deus com nosso esforço e o trabalho do nosso deputado Sebastião Oliveira e do deputado Aluísio Lessa, conseguimos o recapeamento da PE- 121 até a cidade, e da cidade até a localidade de Patos, e também a melhoria do abastecimento de água para todo o município”, destacou.


A prefeita ressaltou a parceria com o deputado Sebastião Oliveira, cuja ligação como o município resulta em importantes ações e investimentos.


“Grande parceiro e deputado nosso há mais de vinte anos que traz sempre emendas. De custeio para ajuda nesse momento difícil de pandemia para o hospital; conseguiu três tratores; emendas para calçamentos; a importante obra que foi a construção da ponte Topadas numa parceria com o Governo do Estado. Por isso que nós votamos, que procuramos deputados que queiram compromisso com o nosso município”, disse.


Adriana revelou a satisfação da parceria também firmada com o governador Paulo Câmara. “Sempre fui fiel ao PSB desde os tempos do meu pai Gaudêncio Assunção [...] a nossa parceria vai dar certo para continuar o trabalho para toda população de Frei Miguelinho”, enfatizou. A gestora frisou ainda o auxílio prestado pelo deputado Aluízio Lessa que recebe sempre muito bem a prefeita em seu gabinete, encaminhando as demandas até o governador e as autarquias do Governo.

Rodrigo Farias participa de agenda com Paulo Câmara que destinou mais de R$ 83,6 milhões em investimentos no Agreste Setentrional

Publicado por Alberes Xavier em 05/12/2021 às 10:51



O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Rodrigo Farias, participou de dois dias intensos de muitas ações do Governo do Estado, no Agreste Regional, contemplando os municípios de Surubim, Vertente do Lério, Cumaru, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá.

 

Rodrigo Farias esteve ao lado do governador Paulo Câmara durante o anúncio de investimentos da ordem de R$ 83,6 milhões para a região, que vão possibilitar a geração de mais de 800 novos empregos.

 

‘Com a ajuda do governador Paulo Câmara, com a sensibilidade dele, estamos tirando muitos sonhos da população da região do papel’, disse Rodrigo Farias.

 

Os anúncios de ações foram direcionados nas áreas de assistência, desenvolvimento social, infraestrutura, desenvolvimento urbano, geração de empregos, abastecimento d’água, ciência, tecnologia e inovação, além da entrega de CRLVs de motos.

 

Entre as ações, em Surubim, houve a liberação de mais de R$ 2 milhões para implantação da Universidade de Pernambuco (UPE), que vai oferecer cursos de bacharelado em sistemas de informação e engenharia de software, ofertando 60 vagas anuais. Também haverá a implantação do Espaço 4.0, na Escola Técnica Estadual Antônio arruda de Farias.

 

Já em Vertente do Lério, houve a autorização da licitação de ruas e pavimentação de dois quilômetros da via que liga a PE-16 ao distrito do Tambor, obra de aproximadamente R$ 2,5 mihões. O município ainda recebeu um aporte de R$ 350 mil voltados para o abastecimento d’água.

 

No município de Cumaru, aconteceu o anúncio da restauração do acesso a Caruaru na PE-03, a partir do entroncamento da PE-095, com aporte de R$2,6 milhões. Também foram liberados investimentos para a implantação do trecho de 23,2 quilômetros da PE-083 ligando o centro de Cumaru ao entroncamento da PE-090

 

Em Frei Miguelinho, foi anunciado um investimento na ordem de R$ 16,5 milhões para melhoria das rodovias da região. Também foi anunciado a assinatura de um convênio para pavimentação de diversas ruas do município, no valor de R$ 500 mil.

 

O município de Santa Maria do Cambucá receberá um aporte de R$ 3milhões para pavimentação de ruas, e mais R$ 160 mil para obras de abastecimento d’água. Também vai ser instalada uma Central de Oportunidades no município e o Programa Mãe Coruja.

 

RODOVIA DEPUTADO JOSÉ AUGUSTO FARIAS - Um momento especial para Rodrigo Farias aconteceu com a nova denominação da PE-083, que passou a se chamar Rodovia Deputado José Augusto Farias, seu pai, que liga o distrito de Chéus ao Centro do município de Surubim.

 

“A gente sabe da luta que José Augusto teve, ainda como deputado, em prol do povo da zona rural da região. Gostaria de fazer um agradecimento em nome da minha família. Agradeço por uma homenagem tão bonita, como filho da terra, quero dizer que estamos para continuar esse legado, para deixar que o sonho de José Augusto continue vivo, aqui, nesse momento”, disse Rodrigo Farias.

Ipojuca se destaca com novo dado positivo na geração de empregos, segundo o CAGED

Publicado por Alberes Xavier em 04/12/2021 às 20:17



As boas notícias na área de empregabilidade para os ipojucanos não param. Na quinta (1º), mais uma foi divulgada pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), confirmando que Ipojuca foi o município pernambucano que, proporcionalmente ao número de habitantes entre os mais populosos do Estado, mais gerou empregos no último mês de outubro. Segundo a atualização dos últimos dados oficiais, Ipojuca teve um saldo positivo de 596 novos postos de trabalho, sendo o comércio o setor que mais empregou pessoas. Em números absolutos, Ipojuca ficou na quinta posição entre as cidades de Pernambuco que mais abriram vagas de trabalho, ficando atrás apenas do Recife, Olinda, Cabo e Caruaru.


No acumulado do ano, a balança positiva do município é de 2.671 novos empregos gerados, números impulsionados pelos setores da construção civil, comércio e indústria. “Essa é mais uma felicidade para todos nós que estamos trabalhando diariamente para proporcionar aos ipojucanos cada vez mais emprego e renda, qualificando as pessoas para que elas estejam aptas e preparadas ao mercado de trabalho”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Puran Medeiros.


Ainda segundo o gestor, boa parte desses resultados se deve à iniciativas como a da Agência de Oportunidades, Resultados e Aprendizagem (AGORA Ipojuca), que promove a capacitação de candidatos, cadastro de currículos, atração de empresas e a intermediação de entre os candidatos e os estabelecimentos. Exemplo disso são as contratações recentes de ipojucanos em empresas como o novo supermercado Arco-Vita, em Nossa Senhora do Ó, e a empresa de fabricação de pás eólicas LM Wind Power, em Suape. Só nessas duas empresas, foram quase 300 ipojucanos contratados nos últimos meses, garantindo a renda familiar e proporcionando melhor qualidade de vida para essas pessoas.

Movimento Levanta Pernambuco realiza debate em Floresta, no Sertão de Itaparica

Publicado por Alberes Xavier em 04/12/2021 às 17:52



Em mais uma agenda pelo Sertão do estado, desta vez na região de Itaparica, o Movimento Levanta Pernambuco chegou à cidade de Floresta neste sábado, 04. A presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o presidente do PL e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, o presidente do Cidadania e deputado federal, Daniel Coelho e a deputada estadual Priscila Krause, estiveram reunidos com moradores, vereadores e lideranças locais para uma rodada de diálogos sobre a região.


Raquel Lyra afirmou que não existe projeto de desenvolvimento sustentável integrado que enxergue as vocações regionais do nosso estado nas suas 12 microrregiões de desenvolvimento. “Aqui temos diversos arranjos produtivos, em Floresta não tem incentivo à fruticultura irrigada, em Salgueiro com a enorme vocação logística, em Serra Talhada com o polo médico e em Arcoverde no setor de serviços. Temos que olhar para essa região que se precisa se desenvolver e para sua gente que precisa de oportunidades. Por isto, a importância do debate sobre o sertão e Pernambuco”.


“Passamos por regiões do Sertão que são importantes para o Estado, que não recebem a atenção do Governo. Cada local que visitamos tem sua própria característica, mas os problemas se repetem e é por isso que a prioridade desse Movimento é ouvir as pessoas para que possamos construir um projeto concreto e colocar Pernambuco no rumo. Todas as lideranças que encontramos comungam do mesmo compromisso que temos com a população e isso é que faz a diferença”, disse Anderson Ferreira.


Daniel Coelho ressaltou a importância de regionalizar os debates. “Em toda região do Sertão pernambucano e a gente fica feliz em perceber que hoje está aqui olhando para o futuro e querendo construir uma esperança pra Pernambuco. A gente sabe que a dinâmica da política ela é local, ela se faz nas cidades e nos bairros, ouvindo a contribuição de todos”, finalizou.


Participaram do encontro convocado na cidade pela liderança local Cacá Ferraz, os vereadores Gilmar Leal, Peu Villarim, Ciro Ferraz e lideranças da cidade. “Floresta, Terra dos Tamarindos, só é lembrada em época de eleição. Isso tem que mudar. Temos que ter novos líderes que tenham compromisso com nossa região e com nosso município”, frisou Cacá. 


A agenda seguiu no Sertão do Moxotó, em Arcoverde. Acompanhada do ex-prefeito de Garanhuns, Izaias Régis, Raquel Lyra concedeu entrevista à Rádio Independente, onde falou sobre os desafios de Pernambuco na segurança pública, educação e desenvolvimento regional. A presidente do PSDB Pernambuco fez um balanço das visitas ao Sertão. “Há sete anos nosso estado tem andado para trás e está perdendo espaço no Nordeste na geração de novos negócios, na infraestrutura, como a precarização das nossas estradas, e à péssima distribuição de água”, completou.


A agenda foi encerrada em Buíque, num encontro promovido pelo empresário Adriano Lisboa.

Joaquim Lira concede título de ”Capital da Cavalgada” ao município de Pedra

Publicado por Alberes Xavier em 04/12/2021 às 17:48



A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) conferiu ao município de Pedra, no Agreste do Estado, o título de “Capital Pernambucana da Cavalgada”, após proposição do deputado estadual Joaquim Lira, já publicada no Diário Oficial do Estado sob o número 1.761/2021.


A cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui uma população estimada de 22.716 moradores, tendo a cavalgada como uma prática comum dos finais de semana e de eventos. Atualmente, a região possui uma vasta cultura de diferentes cavalgadas, sejam elas religiosas e familiares que impulsionam a economia e atrai diferente pessoas de todo o estado, elevando assim, o turismo e a tradição nordestina.


Cita-se como exemplos: Cavalgada da Lua, realizada sempre à noite com percurso de 10 km; Cavalgada Mororó e sua extensão de 15 km; Cavalgada Nayara Neri, com percurso de 12 km; Cavalgada João de Viturino, com 10 km de percurso.


“Em meados dos anos 2000 foi realizada a primeira cavalgada de Pedra, por iniciativa do Dr. Ezequiel Braz. Semanalmente o médico local, partia do Sítio Mororó na companhia do amigo Tadeu Calado e seus cavalos baixeiros, em andamento marchado para diferentes localidades, tais passeios informais foram adquirindo novos membros como: Everaldo, Zezinho de Jaime, Beijo do Atalho, Félix Vitorino e Ninho de Tibila, além de grande parte da população”, pontuou o deputado.


“No ano de 2004, em um evento político foi reunido 300 cavalos para a primeira cavalgada formal da localidade. Setembro de 2005 foi responsável pela realização da 1ª Cavalgada da Independência, idealizada pelo Carlos Galindo, saindo do Distrito de São Pedro Galindo no dia 06 e chegando ao centro da cidade no dia 07, contando com um percurso de 50 km. Uma tradição que está intrínseca ao seu povo”, Justificou Joaquim.