Labanca visita senadora eleita, Teresa Leitão, e busca recursos para construção de muros de arrimo, em São Lourenço

Publicado por Alberes Xavier em 26/11/2022 às 13:40



O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, foi recebido pela senadora eleita pela Frente Popular de Pernambuco, Teresa Leitão. O encontro aconteceu no escritório da senadora, no Recife, ocasião em que Labanca a parabenizou pessoalmente pela vitória. Na pauta, assuntos políticos, a perspectiva esperançosa para o Brasil e Pernambuco a partir de agora e também projetos para ajudar no desenvolvimento de São Lourenço da Mata. Durante a visita, Vinícius apresentou a senadora Teresa Leitão um projeto de captação de recursos na ordem de 10 milhões de reais para realizar obras de construção de muros de arrimo e contenção de encostas para proteger a população que mora em áreas de risco da cidade, principalmente durante o período chuvoso. O objetivo do projeto é realizar essas obras em todos os pontos críticos e de risco de São Lourenço da Mata. A senadora sinalizou de imediato apoio a Vinícius Labanca, e a expectativa é de que a senadora lute pela obtenção dos recursos já a partir no ano que vem, após tomar posse. Labanca, um dos prefeitos mais bem avaliados do Estado, conhecido pela força política que exerce, comemorou.


“Trabalhamos muito durante a campanha para eleger nossa amiga Teresa Leitão como a senadora da Frente Popular de Pernambuco. Esta visita foi para parabeniza-lá pessoalmente e discutir o futuro político de nossa cidade, Pernambuco e o Brasil. Com Lula presidente enxergamos um futuro de muita esperança e não me surpreendeu receber o apoio dela de imediato para lutar por esse projeto que vai fazer com que tenhamos condições de executar as obras de construção de muros de arrimo e contenção de encostas. Nosso desejo é proporcionar segurança e qualidade de vida para todos, mas, principalmente, para as pessoas que moram em áreas de risco, para que elas não precisem sair de casa em dias de chuva e que possam dormir tranquilas”, ressaltou Labanca.


O prefeito de São Lourenço da Mata esteve na visita acompanhado de Lucca Labanca, coordenador do Programa de Cestas Básicas de São Lourenço da Mata.

Mais Jaboatão em Muribeca supera 2 mil atendimentos neste sábado

Publicado por Alberes Xavier em 26/11/2022 às 13:38



O mutirão Mais Jaboatão realizou 2.017 atendimentos gratuitos, neste sábado (26), no bairro da Muribeca. A ação promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes aconteceu na Associação dos Moradores da Muribeca, das 8h às 12h, com a oferta de mais de 30 serviços. Entre os mais procurados pelos moradores destaque para a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos e a inscrição no Cadúnico.


A dona de casa Hilda da Silva contou que aproveitou o mutirão para cuidar da saúde, mas também para saber como poderia se cadastrar no CadÚnico. “Com essa crise que aconteceu, meu marido perdeu o emprego a situação ficou difícil pra gente. Mas o pessoal da Prefeitura me informou tudo direitinho e agora vou poder me inscrever”, disse. Ela também recebeu atendimento médico e ainda vacinou Galego, seu cão de estimação.


“A cada sábado que realizamos o Mais Jaboatão, ficamos mais estimulados a estar presente nas comunidades. Essa proximidade da gestão com a população é muito importante porque, além dos mais de 30 serviços gratuitos que são oferecidos, podemos conversar e ouvir as sugestões que podem melhorar a condição de vida dessas pessoas”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros, que acompanhou o mutirão.

População de Orobó diminui e moradores relatam que não foram entrevistados no Censo do IBGE

Publicado por Alberes Xavier em 26/11/2022 às 10:58



No município de Orobó, finalizada a coleta de dados do Censo Demográfico 2022, o número de habitantes reduziu consideravelmente. O resultado preocupa poder público e sociedade civil, segmentos que consideram os números longe da realidade. De acordo com o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, ano do último censo, a população era de 22.878 pessoas, com estimativa de 23.985 moradores para 2021.


No balanço apresentado durante recente reunião com representantes de vários segmentos do município e participação de servidores do IBGE, com base no Sistema Integrado de Gerenciamento e Controle (SIGC), a atual população recenseada de Orobó caiu para 20.558. Os dados ainda mostram que 7.138 domicílios foram entrevistados e 2.384 estavam fechados. Esse último dado de “casas fechadas” acendeu o questionamento de muitos oroboenses com relação ao trabalho dos recenseadores.


Atualmente, a Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Orobó possui ativamente 23.861 habitantes, os quais estão vinculados as 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Esses cidadãos são acompanhados sistematicamente pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas diversas comunidades oroboenses. Inclusive, esses dados foram protocolados, no dia 22 de novembro, através de ofício, para o coordenador municipal do Censo 2022, Gilvanelio Gilvan Aguiar da Silva. 


Reclamação - De acordo com o comerciante André Ferreira de Arruda, natural de Orobó, o popular “Pinóquio da Loja”, ele e nenhum membro da família foram entrevistados. E um detalhe: o lojista mora no centro da cidade. “Até hoje não veio nenhuma pessoa do Censo me entrevistar. Tenho esposa e filho, moro na Avenida Estácio Coimbra, em frente ao Banco do Brasil, e meu comércio é aberto das sete da manhã até seis da tarde, e não fecha para almoço, isso de segunda à sábado”, afirmou André num vídeo postado nas redes sociais.


Ainda no vídeo, o oroboense pediu mais responsabilidade aos coordenadores do Censo Demográfico e cobrou para ser entrevistado pelo recenseador. André também alertou para que o trabalho de coleta de dados não fique pela metade, pois prejudicará o município. Numa possível redução da população, consequentemente caem drasticamente os repasses dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), comprometendo diretamente os serviços básicos ofertados à população.


Colaboração – A partir do momento que os dados foram apresentados e mostraram redução da população de Orobó – quando a expectativa seria o aumento – foi montado um Comitê de Urgência, formado por prefeito e vice, secretários municipais, diretores de escolas, agentes comunitários de saúde, representantes de sindicatos rurais, entre outros voluntários, para captar, a exemplo de André Ferreira, pessoas que moram no município, mas que não foram contabilizadas no censo.


De acordo com informações apuradas pelo Blog do Agreste, os recenseadores escalados para Orobó já foram retirados de campo, diante da afirmativa de que a coleta teria terminando, o que aumentou a preocupação. Contudo, houve sinalização do IBGE para que os recenseadores que estão atuando no vizinho município do Bom Jardim possam ser utilizados em Orobó. Nesta próxima semana, o comitê continuará cobrando ao IBGE a coleta de dados das famílias que não foram entrevistadas.

Prefeita Drª Cátia Ribeiro realizou a entrega de 9 Veículos 0 Km e da Cozinha Comunitária do município

Publicado por Alberes Xavier em 26/11/2022 às 09:24



Essa Sexta-Feira (25) foi marcada por um grande evento, no qual a Prefeita Drª Cátia Ribeiro ao lado de seus secretários e vereadores, inaugurou oficialmente a Cozinha Comunitária "Tia Quitéria Abgail" e realizou a entrega de 9 veículos 0 Km.


O projeto é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, e faz parte do Programa "Tá na Mesa Pernambuco", que tem o objetivo de garantir a segurança alimentar dos mais carentes.


O nome "Tia Quitéria Abgail" foi dado em homenagem a cidadã jataubense de mesmo nome, que marcou a história da cidade com suas ações de cunho religioso e social, nas quais pôde levar alimento para muitas famílias carentes de Jataúba. A inauguração contou com a presença de familiares de dona Quitéria, que agradeceram a homenagem. O espaço foi totalmente equipado com materiais de primeira qualidade e será administrado pela Secretaria de Assistência Social do município, servindo 200 refeições diárias, sendo 150 gratuitamente para famílias que fazem parte dos programas sociais e 50 que serão vendidas por o preço popular de R$ 5,00 reais.


"Corremos atrás e conseguimos essa cozinha para Jataúba através da ajuda de nosso deputado Diogo Moraes, que ao nosso lado buscou junto ao governador Paulo Câmara e o Secretário Edilázio mais esse benefício para nosso povo.", declarou Drª Cátia.


"Mesmo antes de nosso mandato temos trabalhado para levar comida ao prato das pessoas mais carentes, e ao longo desses dois anos temos consolidado inúmeros projetos, e hoje, através dessa Cozinha Comunitária avançamos mais um degrau rumo a erradicação da fome em nosso município.", concluiu a prefeita.


Na mesma ocasião, Drª Cátia fez a entrega de 9 veículos, sendo 6 para a Educação, 2 para a Saúde e 1 para a Assistência Social. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios do município e desde já estão a disposição do povo jataubense para lhes servir. A prefeita destacou a importância dessas ações que são fundamentais para o desenvolvimento e progresso de nosso povo e nossa terra.

Prefeita chama atenção da população para prazo final da coleta de dados do Censo 2022 em Casinhas

Publicado por Alberes Xavier em 26/11/2022 às 09:23



Com a proximidade do prazo final para a coleta de dados do Censo 2022, a Prefeitura de Casinhas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), faz apelo para que a população colabore com os recenseadores no levantamento das informações. Em fala nesta sexta (25) no Jornal Integração, da Rádio Integração FM, a prefeita Juliana de Chaparral reafirmou a parceria da gestão no sentido de sensibilizar a população quanto à importância de responder ao questionário do IBGE.


"Hoje, inclusive, estivemos reunidos com os agentes de saúde, diretores de escolas e secretários, junto com toda equipe do IBGE responsável pela coleta de dados este ano em Casinhas, buscando uma grande mobilização junto à população, de hoje até a próxima terça-feira, já que estamos chegando na reta final da contagem para saber quantos habitantes nós temos no município e muitas pessoas ainda faltam responder ao questionário", ressaltou a prefeita.


IMPORTÂNCIA DO LEVANTAMENTO


O levantamento é feito a cada 10 anos no Brasil. Porém, em virtude da pandemia da Covid-19, houve um atraso, e o levantamento foi retomado neste ano, com objetivo de verificar as condições de vida da e perfil socioeconômico da sociedade brasileira. A legislação vigente determina a obrigatoriedade de resposta, bem como o sigilo estatístico das informações coletadas. De modo geral, são requeridos dados relacionados às características gerais dos domicílios e seus moradores, tais como: estado civil, identificação étnico-racial, religião, escolaridade, dados relacionados ao trabalho e renda, estado de saúde, entre outras informações.


JULIANA REFORÇA


A prefeita Juliana de Chaparral aproveitou para reforçar o pedido para que os casinhenses respondam ao questionário do Censo 2022. Os recenseadores realizam visitas casa a casa com perguntas breves e que são de suma importância para o município.


A prefeita explicou ainda que uma contagem imprecisa do número de habitantes pode inclusive ocasionar a queda de recursos para o município, o que impacta em todos os setores. "A contagem dos moradores que existem em nosso município é muito importante, fundamental para um conjunto de situações, como na saúde, a questão de recursos que o município venha a receber, enfim, é preciso contar todo mundo. Infelizmente ainda está faltando muita gente e já estamos chegando na reta final do levantamento".


"Neste momento, é importante que você assuma o seu papel enquanto cidadão e procure saber se o recenseador já passou na sua casa. Caso ainda não tenha passado, nos avise, mande uma mensagem no WhatsApp da equipe do IBGE que está atuando em nosso município, que é o (81) 9 8295-3522, ou entre em contato com um agente de saúde, um diretor escolar ou secretário municipal, que o recenseador vai até a sua casa, especialmente aquelas pessoas que saem cedo para trabalhar e só retornam à noite", concluiu a prefeita.

Coluna do sábado: Eduardo da Fonte recebe homenagem do MPPE por ter sido o parlamentar que destinou o maior valor de emendas para o órgão

Publicado por Alberes Xavier em 26/11/2022 às 07:21


Foto: Divulgação 


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) homenageou o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) na tarde desta sexta-feira (25). O parlamentar pernambucano é presidente estadual do Progressistas e foi quem destinou a maior quantidade de emendas ao órgão. O reconhecimento foi entregue pelo procurador-geral de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira.


Eduardo é um dos parlamentares mais atuantes e empenhados do estado. Ele tem forte atuação junto as áreas da saúde, segurança pública e educação, mas não deixou de dar suporte ao MPPE, prova disso é o fato dele ter contribuído com o maior valor de emendas ao órgão.


Com desenvoltura no Congresso Nacional, o presidente estadual do PP é figura importante da política pernambucana. Seu primeiro mandato como deputado foi iniciado em 2007, após ele ser eleito em 2006 com mais de 110 mil votos. Dudu foi reeleito em 2010, 2014, 2018 e em 2022 além de conseguir ser reconduzido também elegeu seu filho, Lula da Fonte (PP), como deputado federal.


Curtinhas


TCU: Quatro a cada 10 obras no país estão paralisadas, revela levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU). Hoje, o Brasil tem 22.559 empreendimentos no papel, sendo que 8.674 foram interrompidos – o equivalente a 38,5% do total.


PEC: As dificuldades em avançar com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permite a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) furar o teto de gastos públicos para bancar promessas de campanha acirraram e expuseram disputas internas do PT nas últimas semanas.


Negou: O economista Persio Arida disse nesta sexta-feira (25) que não tem a intenção de voltar a assumir cargos públicos. Cotado para comandar o Ministério do Planejamento no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Arida disse que não recebeu convite. As declarações foram dadas em entrevista à Folha de S. Paulo.

Prefeitura de São Joaquim do Monte realiza mutirão do Novembro Azul; confira serviços

Publicado por Alberes Xavier em 26/11/2022 às 05:39


Ação acontece na próxima terça-feira (29), no centro da cidade


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Joaquim do Monte, no Agreste do estado, promove um mutirão da campanha do Novembro Azul na próxima terça-feira (29). A ação começará às 8h, no Centro de Saúde Frei Damião, na Avenida Estácio Coimbra, nº 62, no Centro.


A programação do Dia D conta com palestras preventivas sobre a doença. Os pacientes também podem fazer testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatites e sífilis. O serviço de ultrassonografia da próstata também será ofertado. Na área da beleza, o evento irá ofertar corte de cabelo


"O objetivo da ação é reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, incentivando o público masculino no cuidado da saúde, acessando serviços gratuitos", revela o prefeito da cidade, Duguinha Lins.


Durante este mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros estão vivenciando a campanha, entre os atendimentos o serviço de orientação.

Deputado Alberto Feitosa apresenta Projetos que fortalecem o papel da Assembleia Legislativa em defesa da sociedade

Publicado por Alberes Xavier em 25/11/2022 às 21:13



Hoje a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) , através de seus parlamentares, é impedida por lei de apresentar Projetos que tratem sobre matérias financeiras e tributárias. Uma limitação apenas de Pernambuco e do Acre. Enquanto em todas as outras unidades federativas do país é permitido.


O parlamentar ainda falou sobre o efeito dessa limitação na Casa Legislativa de Pernambuco. “ A Ordem do Dia aqui é super pobre. Se resume em grande parte a homenagens, Titulo de Cidadão e indicações quando poderíamos estar atendendo as necessidades e propondo projetos de melhorias para a sociedade”, apontou.


“Nós só estamos na Alepe porque sua excelência, o eleitor, confiou em nós através do voto. É preciso que os cidadãos sejam representados e que o deputado tenha a capacidade e altivez para defender os interesses da sociedade”, reforçou o deputado Alberto Feitosa.


O Coronel Alberto Feitosa, reeleito como o segundo mais bem votado do estado, é autor de duas Propostas de Emendas à Constituição (PECs) que focam nesse tema. Uma delas é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2019 que autoriza os parlamentares a apresentarem Projeto de Lei que tratem sobre matérias financeiras e tributárias .


A PEC 01/2019 já passou pelas Comissões da Casa e aguarda apenas ser colocada em pauta para votação no Plenário. Teve o apoio de 27 parlamentares dos mais diversos partidos. 


Alberto Feitosa não poupou críticas às manobras ao Governo do Estado que vez ou outra tem se movimentado para atrapalhar o andamento das PECs. O deputado disse que espera que a proposta entre em pauta o quanto antes, mas não descartou entrar na justiça. “Vai ficar muito ruim para a Casa e para quem estiver no Poder Executivo, agora ou o próximo, não contribuir para que a PEC não só avance, mas que também seja aprovada. Quem se opor a isto desrespeita o parlamento pernambucano”, finalizou Feitosa.


Outra PEC de autoria do Coronel Alberto Feitosa é a PEC 023/2022 que dispõe sobre limites para execução obrigatória de emendas parlamentares individuais à lei orçamentária anual. É tão pequeno o valor de uma emenda e tão grande a burocracia para conseguir a indicação da verba destinada a atender demandas da sociedade que isso afasta os gestores municipais da Alepe. "A verba não pertence ao parlamentar é apenas indicada por ele como representante direto do povo para compras de equipamentos, medicamentos, melhorias de unidades de saúde, saneamento básico, infraestrutura, qualificação profissional, ações sociais, por exemplo", reforça Feitosa. Além disso, não há respeito à impositividade do cumprimento das emendas por parte do atual Governo Estadual. "Diferentemente do que ocorre aqui na Alepe, na Câmara Federal e no Senado Federal, em época de destinação de Emendas Federais, os corredores e gabinetes dos parlamentares ficam cheios de gestores municipais porque lá as emendas são mais altas e, de fato, impositivas", explicou o parlamentar.

Entidades e radiodifusores recebem homenagem em solenidade pelos 100 anos do Rádio no Brasil

Publicado por Alberes Xavier em 25/11/2022 às 20:37


Para comemorar a data, Ministério das Comunicações (MCom) promoveu cerimônia realizada em Brasília, nesta quarta-feira (23). Selo, exposição e benefícios para o setor foram apresentados


O Ministério das Comunicações (MCom) homenageou, nesta quarta-feira (23), 55 radiodifusores, emissoras, entidades e personalidades do setor durante a cerimônia alusiva aos 100 anos do Rádio no Brasil. Cada um dos escolhidos recebeu uma medalha em bronze, confeccionada pela Casa da Moeda e pela Pasta, para celebrar a data. O evento foi promovido em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).


"A rádio continua voando. A iniciativa de levar os aplicativos de rádio FMs para os celulares foi fundamental para este momento. Com mais de 250 milhões de aparelhos telefones no país com modo FM, vamos ter muito mais gente escutando rádio”, comentou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Já fizemos mais de 1,1 migrações de rádios para FM, tivemos também o parcelamento das outorgas. Foi uma entrega de todo o time que temos no Ministério e ouvindo a todas as entidades. Acredito que demos mais vida longa para este ramo que é tão importante", completou o ministro.


Rádios como a Band FM (SP), Jovem Pan (SP), CBN (RJ), FM O Dia (RJ), Verdes Mares (Fortaleza), Itatiaia (MG), Pampa e Guaíba (RS), Clube (DF), Rede Rádio Nacional (EBC), estão entre as agraciadas. Entidades como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) também serão condecoradas. O comunicador Ratinho, Ricardo Boechat (in memorian) - que morreu em 2019 em um acidente de helicóptero -, o programa A Voz do Brasil, o ministro da Ciência, Tecnologia, Paulo Alvim, e a família do ex-presidente Epitácio Pessoa, que inaugurou o Rádio no Brasil, integram a lista.


Na solenidade ocorreu também a obliteração de selos que marcam os 100 anos do Rádio. O conjunto de quatro selos confeccionados pelos Correios sintetiza a história do rádio e fazem referência à primeira transmissão ocorrida no Brasil, com a imagem de Roquette-Pinto, responsável por fundar a primeira emissora do país e considerado o pai da radiodifusão no país. No total, foram confeccionados 14 mil blocos comemorativos. Na filatelia, a obliteração diz respeito à ação de marcar um selo postal para evitar o uso posterior.


AÇÕES — Durante o evento, o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão, apresentou dados dos programas e ações executadas pela Pasta desde a recriação do MCom. Em quase 2 anos e meio, mais de 36 mil processos foram analisados. Isso resultou na assinatura de mais de 1,6 mil termos de adesão ao Programa Digitaliza Brasil; na migração de mais de 1 mil rádios de AM para FM; 431 municípios foram contemplados pelo Plano Nacional de Outorgas (RadCom); 94 emissoras foram autorizadas a retransmitir a programação na Amazônia Legal – nos estado do Amazonas (62), Acre (28) e Rondônia (4); entre outras ações.


Além disso, o Governo Federal trabalhou em editais de consulta pública para rádios comerciais; na flexibilização e dispensa do horário de veiculação da Voz do Brasil; na portaria de parcelamento de outorgas vencidas; e na construção de portaria que atualiza alterações de classe dos serviços de radiodifusão.


“O rádio sobreviveu a todas as mudanças históricas e tecnológicas e continua a impactar os seus ouvintes como se ainda fosse uma novidade. Que ele continue a ser a nossa companhia inseparável”, disse o secretário Maximiliano Martinhão.


Atualmente, o Brasil conta com 642 geradoras de programação para a televisão – e com aproximadamente 24 mil retransmissoras de TVs. São mais de 4,2 mil emissoras de rádio FM com outorgas vigentes e mais de 1 mil que operam em AM. Em todo o país, quase 5 mil rádios comunitárias levam informação aos brasileiros.


HISTÓRIA — A primeira transmissão radiofônica no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1922, para comemorar o Centenário da Independência do Brasil. Na ocasião, o presidente da República à época, Epitácio Pessoa, abriu a programação. O discurso do Presidente foi propagado por meio de um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e instalado no Morro do Corcovado, local onde hoje está a estátua do Cristo Redentor. 


A transmissão experimental foi realizada graças às iniciativas do cientista e educador carioca Edgar Roquette-Pinto. Em abril do ano seguinte, foi inaugurada a primeira emissora brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. (Com informações do MCOM)

Prefeito Lero assina termos de cooperação em Portugal

Publicado por Alberes Xavier em 25/11/2022 às 20:25



Seguindo uma agenda bastante movimentada e produtiva em Portugal, o prefeito Ivanildo Mestre, Lero junto com o Secretário de Gabinete, Ronaldo Veiga estiveram durante tudo dia de hoje (25), no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Na ocasião, realizaram uma sinergia para enfrentamento dos desafios nas cidades participantes do InovaJuntos e assinaram quatro termos de intenção de cooperação. 


O primeiro com a cidade de Coimbra para implementação de economia social e empreendedorismo, o segundo em desenvolvimento interpretativo em áreas de reflorestamento voluntario com a cidade Arouca também de Portugal. O terceiro e quarto foi pactuando as experiência da Terra do Café na implementação dos ODS nos instrumentos de Planejamento junto aos municípios de Itabirito- MG e com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha em Garibaldi-RS. 


“Mais um dia super produtivo e cheio de aprendizado. Esta viagem está sendo enriquecedora. Vamos voltar com muitas novidades e projetos em andamento invovadores que iremos adaptar para nossa realidade para melhor a vida do nosso povo”, completou o prefeito, Lero.