Caso Beatriz: Deputados estaduais pedirão abertura de CPI sobre o caso na Alepe

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 20:41



Os deputados estaduais Romero Albuquerque, Clarissa Tércio e Joel da Harpa vão protocolar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para uma participação mais efetiva do legislativo estadual nas investigações do assassinato da menina Beatriz Angélica, vítima de 42 facadas em 2015, em Petrolina.


No último dia 11 de janeiro, seis anos após o crime, a Polícia Científica de Pernambuco informou ter identificado o suspeito de desferir facadas na garota dentro de um colégio no município. Marcelo da Silva, segundo a polícia, confessou o crime.


Os parlamentares apresentarão o pedido da CPI no retorno das atividades na Casa, marcada para acontecer no próximo dia 01 de fevereiro. Para o deputado Romero Albuquerque, as recentes declarações do acusado de que não é o responsável pelo crime, dias após ter confessado a autoria do assassinato, reforça a necessidade da investigação por parte do Legislativo Estadual.


“Estamos buscando respostas concretas a todas as perguntas. O suspeito veio a público dizer que foi pressionado e que não é o assassino, o que pode ser uma estratégia dos seus advogados. Essa não é uma pauta que caiba teorias da conspiração, mas a gente tem ouvido muita coisa das pessoas. E essa nova informação alimenta esses comentários. A CPI trará transparência às investigações", afirmou Albuquerque.


De acordo com a deputada Clarissa Tércio, a abertura da Comissão é necessária para buscar elucidar o caso de forma mais rápida e ampliar o repertório de informações sobre o ocorrido.


“O país testemunhou reviravoltas e mudanças bruscas no caso Beatriz, que no meu entender são estranhas. E por acreditar que o nosso trabalho poderá agregar às investigações, por respostas e por Justiça, lutaremos para que essa CPI aconteça e tragas resultados positivos. É o mínimo que como parlamentares podemos fazer para garantir a mãe e a família, aquilo que o estado se eximiu de fazer” explicou a parlamentar.


Na visão do deputado Joel da Harpa, o caso ainda está com uma série de lacunas que precisam ser preenchidas. A CPI, segundo o parlamentar, buscará responder várias perguntas que ainda estão pendentes.


“Afinal qual a verdade secreta do crime que chocou o estado? O acusado Marcelo da Silva é ou não o assassino? São muitas as perguntas sem respostas. Não somente a família da criança, mas toda a sociedade pernambucana anseia pela verdade dos fatos”, disse.


“Nossa experiência profissional como policial militar faz com que tenhamos um olhar diferenciado sobre os fatos”, afirma. O parlamentar acredita que se for comprovado que o resultado sobre o caso Beatriz foi forjado, medidas enérgicas devem ser tomadas para que os órgãos de segurança, em especial, a Secretaria de Defesa Social não caiam no descrédito. “Acredito também que o ideal seja a federalização das investigações.

Clarissa Tércio declara apoio às vaquejadas e apresenta voto de aplauso para vaqueiro campeão

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 20:19



Apoiadora da prática de vaquejada, a deputada Clarissa Tércio teve aprovado, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), voto de aplauso, de sua autoria para o vaqueiro Luís Carlos Santos Arruda, pelo título de Campeão Brasileiro 2021, obtido na Premiação Melhores do Ano, a mais importante da Vaquejada, em Taquaritinga do Norte. 


Conhecido como “Carlinhos Santos”, ele foi vencedor na classificação de vaqueiros profissionais da disputa. O vaqueiro obteve 160 pontos com o resultado das classificações.


De acordo com Clarissa Tércio, a vaquejada é responsável pela geração de mais de 720 mil empregos diretos e indiretos, além de movimentar cerca de R$ 800 milhões na economia do Brasil “Tanto eu, como meu esposo, vereador do Recife, Pastor Júnior Tércio apoiamos a prática de vaquejada. O reconhecimento da vitória de Carlinhos mosta a importância cultural desse esporte que movimenta a economia das cidades por onde passa, sendo responsável por gerar emprego e renda para a população”, explicou a parlamentar. 


Na opinião do vereador do Recife, Pastor Júnior Tércio, a iniciativa da parlamentar é importante por apoiar e incentivar a prática do esporte que faz parte da cultura de Pernambuco. Ele também é adepto à prática de vaquejada e participa de competições esportivas há muitos anos.


"Participo há muito tempo de vaquejadas, juntamente com a minha família desses momentos, proporcionados pelo esporte. Então essa iniciativa de Clarissa tem como objetivo reforçar o nosso apoio e participação para a perpetuação dessa tradição nordestina da vaquejada que movimenta várias regiões do nosso estado, economicamente e culturalmente”, explicou o parlamentar.

Feirantes de Toritama se reúnem com os deputados estaduais Clodoaldo Magalhaes e Marco Aurélio

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 20:13



Na noite desta quarta feira, os feirantes e comerciantes da cidade de Toritama estiveram reunidos com os Deputados Clodoaldo Magalhães e Marco Aurelio alegando falta de diálogo com a Prefeitura por estarem sendo prejudicados com o novo formato de feira apresentado pela atual gestão. 


“O que pudemos perceber é que estes comerciantes que tradicionalmente movimentam a economia da cidade, estão altamente prejudicados com o atual formato da feira”, declarou o Deputado Marco Aurelio. 


O Deputado Clodoaldo Magalhães que já tem uma história com o município, se dispôs a unir esforços no sentido de ajudar com a situação. 


“Uma opção que estamos defendendo é um consórcio de municípios no sentido de fortalecer a luta destes comerciantes”, explicou Clodoaldo. 


A reunião contou com dezenas de comerciantes e empresários que estão otimistas e vislumbram nos Deputados a esperança de dias melhores.

Diogo Moraes é empossado como vice-presidente da Unale

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 18:23


Também tomou posse o novo presidente o deputado Lídio Lopes (MS)


Cumprindo seu terceiro mandato como deputado estadual, Diogo Moraes (PSB) foi empossado, nesta quarta-feira, em Brasília, como vice-presidente da da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade responsável por congregar todos os deputados estadual do Brasil. O socialista deixou o cargo de tesoureiro da instituição, missão que cumpria desde 2020. Também tomou posse o novo presidente da Unale o deputado Lídio Lopes (MS). 


Essa é a terceira atribuição de Diogo na diretoria da Unale, onde também foi secretário-geral. O deputado foi eleito por unanimidade na última conferência da instituição, realizada em novembro no Mato Grosso do Sul. O mandato na vice-presidência será de um ano. Durante a posse, Diogo Moraes destacou sua satisfação em poder conduzir a diretoria da entidade e se comprometeu em levar à discussão assuntos inerentes às demandas da população. 


“Sabemos que algumas pautas não possuem prazo de validade, que são temas que serão sempre discutidos aqui e no âmbito de qualquer parlamento, como o caso da seca, das chuvas que muitas vezes devastaram diversos estados e mais recentemente dos impactos da Covid-19, e nosso compromisso é fazer com as pautas nacionais e regionais possam ser fortalecidas através da união de diferentes representações do nosso país. Tenho certeza que será um novo ciclo de intensos debates, que a Unale vai levar adiante no intuito de poder contribuir para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou. 


O presidente empossado Lídio Lopes destacou sua satisfação em assumir a presidência da Unale e pontuou a importância da atuação de Diogo na vice-presidência, representando a região Nordeste. “Ser empossado como presidente na maior instituição de parlamentares das Américas, a nossa gloriosa Unale, é um grande sonho. Só tenho a agradecer. Pra mim, é muito honroso porque sei da grandiosidade da Unale. Estaremos juntos fazendo mais pelos parlamentos”, disse Lídio. Todos os deputados presentes no encontro agradeceram o período de presidência da deputada Ivana Bastos (BA), que teve início em 2020 e foi encerrado este ano. 


COMPOSIÇÃO - A mesa diretora de entidade será composta pelo deputado Lidio Lopes (MS) como presidente, a deputada Ivana Bastos (BA), como tesoureira-geral, deputado José Luís Tchê (AC), como secretário-geral, deputado Diogo Moraes (PE), como vice-presidente. De Pernambuco, ainda integram a diretoria os deputados Aglailson Vitor e Fabrizio Ferraz.

Eriberto Medeiros fecha parceria com ex-prefeito de Jataúba Antônio de Roque

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 18:20



O deputado Eriberto Medeiros fechou parceria política com o ex-prefeito de Jataúba Antônio de Roque, na tarde desta quarta-feira (19/01), após reunião na presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Gestor de Jataúba por cinco mandatos, Antônio de Roque reforça a presença de Eriberto no Agreste Setentrional e já articula ações para o polo têxtil do município.


“É uma satisfação muito grande ter o apoio do amigo Antônio de Roque, homem respeitado e admirado não só em Jataúba, como em toda região. Espero que juntos possamos dar nossa contribuição para levar ações e benfeitorias a essa querida cidade”, afirmou o deputado Eriberto Medeiros.

Caminhão de Monitoramento é instalado no Calçadão Miguel Arraes

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 17:03


Membros da GCM e Polícia Militar fazem rondas e vigilância 24h na localidade, sobretudo em dias de feira.


Visando a segurança e bem estar dos feirantes e comerciantes do Calçadão Miguel Arraes de Alencar, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Defesa Social, instalou um Caminhão de Monitoramento, fornecido pela Secretaria Estadual, no estacionamento do local. O veículo realizará vigilância 24h com câmeras instaladas no próprio caminhão, que possuem alcance de cerca de 300 metros. Além disso, a equipe conta com equipamentos reativados no Calçadão e câmeras espelhadas pelo Moda Center Santa Cruz.


Com a instalação, a última feira realizada no local alcançou a diminuição significativa de queixas de furtos ou arrombamentos, com zero ocorrências registradas. "A gente vendo o pessoal com as câmeras e as patrulhas, dá uma sensação de segurança e conforto que precisávamos em dias de feira", disse o comerciante Júlio César.


Junto com as câmeras, o efetivo da Guarda Civil e da Polícia Militar realiza rondas por todo o perímetro, especialmente nos dias de feira.

Edson Vieira concede entrevistas e fala sobre a união das oposições em Pernambuco

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 16:57



O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) participou nesta quarta-feira (19) de entrevistas ao Programa Cidade Em Foco, pela Rede Pernambuco de Rádios e Cotidiano da Cidade, pela Rádio Filadélfia FM.


Na ocasião, falou sobre o cenário político para as eleições deste ano. “Existe a possibilidade de sermos candidatos, tanto eu quanto Alessandra, ou para estadual ou federal, mas temos que aguardar as definições que são muitas ainda em aberto como a questão partidária, viabilidades de legendas, participação ou não da federação”, disse Vieira. 


Questionado sobre os apoios de sua base eleitoral, Edson relatou que tem reforçado as articulações mantendo as bases já existentes e buscando a ampliação dos apoios. “Temos amigos e parceiros não só no Agreste mas em várias regiões em Pernambuco, mais de oito prefeitos com mandato e outros ex-prefeitos, oposições e lideranças em mais nove cidades. Tudo isso fortalece e viabiliza ainda mais o nosso projeto político”.


Com relação ao cenário majoritário para a disputa do Governo de Pernambuco, Edson pregou a união entre Raquel Lyra e Miguel Coelho, além de citar a necessidade de outra candidatura para fortalecer as oposições tendo em vista uma disputa no segundo turno diante do candidato socialista. 


“O ideal seria uma junção de Raquel Lyra e Miguel Coelho além de outra candidatura para que essa frente possa chegar ao segundo turno, aí seria uma nova eleição, tudo zerado e fortaleceria as oposições em Pernambuco”, disse Vieira.

Em Ouricuri, deputada Roberta Arraes entrega com o prefeito Ricardo Ramos, a primeira ambulância-UTI do Hospital Regional, através de emenda parlamentar

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 16:40



Na manhã de hoje (19), a deputada Roberta Arraes esteve na cidade de Ouricuri, para fazer a entrega da primeira ambulância-UTI ao Hospital Regional Fernando Bezerra, que teve a destinação de sua emenda parlamentar. A oficialização da entrega foi realizada com o prefeito do município, Ricardo Ramos, aos diretores administrativos e médico do HRFR, Irmã Fátima e Dr. Jean Saraiva. 


O valor destinado pela deputada foi de R$ 240 mil e de acordo com Roberta, o equipamento chega para servir não só a população de Ouricuri, mas também da região do Araripe. “A nossa população já chega em torno de 400 mil habitantes, e através de nossa emenda tive orgulho de entregar a primeira ambulância-UTI para o Hospital Regional”, afirmou Roberta. 


Roberta Arraes que também é presidente da comissão de Saúde e Assistência Social Da Alepe, tem feito um reconhecido trabalho quando o assunto é a interiozação dos serviços nas regiões de Pernambuco, sobretudo na saúde. 


“Tivemos esses últimos dois anos muito difíceis por conta da pandemia da COVID-19, mas com a ajuda e parceria do Governo do Estado, conseguimos amenizar dores, salvando muitas vidas. Conquistamos mais de 70 leitos de UTI, 10 de UTI-neonatal, 20 leitos de UTI-Geral, hemodiálise nos leitos de UTI, e muitas outras conquistas e investimentos”, disse a parlamentar. 


Por fim, Roberta mencionou o orgulho e felicidade que sente ao saber que tem feito um trabalho de cuidar do povo, através de seu mandato, levando melhorias para todos. “Sigo a minha missão, trabalhando por nossa região e por todos os pernambucanos e pernambucanas. Com trabalho e amor estamos renovando a esperança. Contem sempre comigo!”, frisou a parlamentar.


Ainda para a deputada, é fundamental que o Sertão do Araripe tenha total autonomia para resolver os problemas de saúde da população, sem precisar que as pessoas se desloquem para a capital, por isso ela tem essa bandeira e defesa em seu mandato, conquistar cada vez mais investimentos, como o Hospital do Câncer do sertão, fortalecendo os serviços de saúde na região. “A minha meta é a real efetivação da interiorização dos serviços de saúde, dando mais dignidade a todos os pernambucanos e pernambucanas”, finalizou.

Deputado Alberto Feitosa faz um apelo sobre a CPI DO CASO BEATRIZ

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 15:16



Para ser aberta, a CPI precisa ter pelo menos 17 assinaturas dos 49 parlamentares da Assembléia Legislativa de Pernambuco. Alberto Feitosa (PSC) foi convidado pelo deputado Romero Albuquerque (PP) como coautor da proposição. "Eu faço um apelo aos colegas deputados que se sensibilizem com a dor dessa mãe e desse pai que só querem esclarecer o crime da filha e fazer valer a Justiça" , pede o deputado Alberto Feitosa.


Até o momento, 8 deputados assinaram a favor da CPI.

Timbaúba é a primeira cidade da Mata Norte a vacinar crianças a partir de 5 anos de idade

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2022 às 14:57


Prefeito do município, Marinaldo Rosendo e Secretária de Saúde, Balazinha, acompanharam a ação


A expectativa para iniciar a vacinação de crianças contra à Covid-19 é grande em todo Estado, na Mata Norte, Timbaúba saiu na frente vacinando na manhã desta quarta-feira (19). 


A primeira criança vacinada faz parte da Associação Cultural e apoio às pessoas com Deficiência e amigos de Timbaúba (Adat). David Fernando de 11 anos tem autismo e se encaixa na faixa prioritária das primeiras crianças a serem vacinadas, que são os com Síndrome de Down e distúrbios do desenvolvimento neurológico. 


A Secretaria de Saúde do município recebeu cerca de 300 doses do imunizante. Serão vacinadas as crianças que são acompanhadas pela Adat, que se encaixam no grupo prioritário.


As vacinas serão distribuídas entre as 20 Unidades Básicas de Saúde do Município para também serem aplicadas em crianças da mesma faixa etária e prioritária. 


A Secretária de Saúde do município de Timbaúba, Balazinha, comemorou o início da vacinação “ Combater à Covid-19 tem sido umas das nossas principais missões desde que assumimos a secretaria e saber que Timbaúba é a primeira da Mata Norte a vacinar as crianças, nos enche de esperança que teremos um futuro livre desse vírus”. 


O prefeito do município, Marinaldo Rosendo (PP), parabenizou a dedicação da equipe da Secretaria de Saúde e reafirmou o compromisso dele com o povo timbaubense “ Timbaúba tem pressa! Pressa de proteger nossa população, de combater esse vírus que, infelizmente, já levou tantos de nós. Vamos trabalhar! Continuar a vacinação, as ações de combate à Covid-19 tanto dos adultos, quanto das crianças”.