Coluna da quarta-feira: A força e a importância política de Eduardo da Fonte no segundo turno das eleições

Publicado por Alberes Xavier em 05/10/2022 às 06:29


Foto: Divulgação 


O líder do Progressistas em Pernambuco, deputado federal reeleito, Eduardo da Fonte, confirmou nas urnas no último domingo sua liderança e força política no estado. O partido conseguiu eleger oito deputados estaduais, formando a segunda maior bancada na Alepe, e para Câmara Federal será representado por quatro parlamentares.


Eduardo da Fonte, conseguiu um fato inédito em Pernambuco, eleger pai e filho deputado federal na mesma legenda — Eduardo e Lula da Fonte. Clarissa Tércio, a segunda mais votada no pleito, e Fernando Monteiro, que completa a lista dos eleitos pela legenda.


A definição do nome que vai governar Pernambuco, ficou para o segundo turno. A disputa será entre as candidatas Marília Arraes (Solidariedade), e Raquel Lyra (PSDB). O posicionamento de Eduardo da Fonte terá um papel fundamental nessa fase da eleição.


Da Fonte ensaiou um apoio à candidata do Solidariedade no período de ajuste e formação das chapas no primeiro turno. Acompanhou a coletiva que anunciou André de Paula (PSD), para compor a vaga de Senador, contudo, as conversações não progrediram e Da Fonte permaneceu na Frente Popular.


Agora é tempo para novas composições e o posicionamento de Eduardo será decisivo para uma das candidaturas. A gestão de Paulo Câmara encerra-se em dezembro, e sem dúvidas, é do interesse da próxima Governadora manter uma boa relação com o maior número de partidos possível. 


Não há dificuldades de diálogo do líder Progressista com qualquer campo ideológico partidário. Recebeu nos quadros do PP o casal Júnior e Clarissa Tércio, o primeiro eleito deputado estadual com o maior número de votos em Pernambuco, e Clarissa, com a segunda maior votação como federal. Ambos são apoiadores declarados do presidente Bolsonaro e não acompanham a Frente Popular. 


Os apoios e alianças para o segundo turno das eleições tiveram início nas primeiras horas após o resultado das urnas. Com autonomia própria, Da Fonte terá menos tempo que teve no primeiro turno para definir oficialmente sua posição. Inegável é sua força política que terá papel fundamental para pavimentação do caminho e chegada da próxima gestora ao Palácio do Campo das Princesas em janeiro de 2023. 


Curtinhas


Moda Center: Nesta terça (04), aconteceu a eleição para escolha do novo corpo administrativo do Moda Center para o biênio 2022-2024. O pleito eleitoral foi realizado no centro de eventos do empreendimento, em chapa única, encabeçada pelo candidato Tales Nery como síndico e os empresários Josivan Ramos e Ralph Lagos como 1º e 2º subsíndicos, respectivamente.


Apoio: Na batalha por apoio político para vencer a eleição mais acirrada desde a redemocratização, o presidente Jair Bolsonaro (PL) largou o segundo turno na frente ao costurar alianças com os governadores dos três maiores estados do país, enquanto o ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mirou na adesão dos outros dois principais candidatos derrotados no primeiro turno.


Congresso: O Senado aprovou nesta 3ª feira (4.out.2022) projeto que autoriza Estados e municípios a transferir dinheiro que ficou parado em fundos de saúde e assistência social para seu caixa e, assim, ter mais recursos para custear a aplicação do piso salarial nacional da enfermagem.

Uma visita à ALEPE e uma reunião na sede do PSDB/PE compuseram a pauta

Publicado por Alberes Xavier em 04/10/2022 às 22:25



O deputado estadual eleito, Izaías Régis, seguiu hoje pela manhã para a capital pernambucana.


No início da tarde, Régis seguiu para uma visita à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), casa em que esteve por três mandatos, seguindo agora para a sua quarta legislatura. 


Na ALEPE, Izaías Régis conversou com servidores e colegas políticos. “Quando cheguei na calçada, já ouvi um: “olha ele, Zazá!” Muito bom poder voltar a esta casa para cumprir mais um mandato, conferido pelo povo de Garanhuns, do Agreste e Pernambuco.” 


À noite, o compromisso do deputado eleito foi na sede do PSDB/PE, junto à candidata a vice-governadora, Priscilla Krause (Cidadania), ao ex-senador Armando Monteiro (PSDB), os deputados eleitos, Débora Almeida e Álvaro Porto, ambos do PSDB, entre outras lideranças. Eles participaram de uma reunião de condução para o segundo turno. 


“A reunião foi mais de alinhamento, de definir situações internas para esse novo momento de campanha. Seguimos juntos para o segundo turno com a confiança de que Raquel Lyra será a primeira governadora de Pernambuco”, pontuou Izaías Régis.

PCdoB – Povo na rua para eleger Lula e celebrar a democracia

Publicado por Alberes Xavier em 04/10/2022 às 22:21



A Comissão Política Nacional do PCdoB reuniu-se nesta terça-feira, 04 de outubro, para discutir a mobilização do partido para enfrentar o segundo turno das eleições presidenciais e nos estados. Tarefa é construir uma ampla União Nacional em defesa da democracia e da reconstrução do Estado.


“Nossa tarefa é organizar a participação ativa e com protagonismo do PCdoB no segundo turno. Temos 27 dias para consolidarmos nossa vitória. Entre as constatações importantes de serem registradas para contextualizar a análise é que faltou muito pouco para vencermos no primeiro turno. Foram tão somente 1,57% do total o que representa aproximadamente 1,8 milhões de votos. Somados os percentuais de Lula, Ciro e Tebet, Bolsonaro foi rejeitado por 55,6% do eleitorado”, afirmou Luciana Santos, presidenta Nacional do PCdoB.


A reunião recebeu com entusiasmo a declaração de apoio do PDT e de Ciro Gomes à candidatura de Lula. E apontou a urgência de buscar de forma mais intensiva novos apoios políticos para a campanha, como o de Simone Tebet e de lideranças de partidos como o PSD, MDB, entre outros, com o propósito de transformar a frente ampla que se construiu no primeiro turno em torno de Lula, em um grande movimento de união nacional contra Bolsonaro, em defesa do Brasil, da democracia e da reconstrução do país.


Como tudo processo eleitoral, esse segundo turno também deve ser encarado com a seriedade que o momento político exige. Principalmente porque como alerta a presidenta nacional do PCdoB, “o bolsonarismo, além de ser uma força com capacidade de mobilização social, como ficou demostrado nos atos do 07 de setembro, demonstrou enraizamento na sociedade, que como sempre afirmamos, não deve ser de forma alguma subestimada”.


Também é preciso deixar muito claro para a sociedade que parte da força bolsonarista é resultado do uso da máquina pública para mobiliza eleitorado ao seu favor, com o malabarismo para reduzir o preço dos combustíveis, as medidas destinadas a população de até 2 salários-mínimos. Além dos recursos provenientes do orçamento secreto que foi usado para desequilibar a disputa nos estados e que proporcionou uma bancada para o PL de quase 100 deputados.


Entre as tarefas apontadas na reunião estão a mobilização da militância nos Estados para sair as ruas e intensificar a campanha e reforçar os comandos estaduais da campanha, incorporar quadros, lideranças políticas que permitam ampliar o espectro de forças que estavam no primeiro turno.


“A tarefa principal que temos nas próximas semanas é reforçar a campanha de Lula nos Estados e em nossas áreas de atuação. O PCdoB e suas lideranças devem ser protagonistas deste processo. Esta é a principal orientação desta reunião. Reforçarmos com nossas lideranças os palanques estaduais, o trabalho nas áreas de atuação. Contribuirmos para a construção de agendas de campanha. A partir de agora, é pouca reunião e muita campanha”, afirmou Luciana Santos.  


Foto: Ricardo Stuckert

Ana Célia alcança maiores votações para Pedro Campos e Rodrigo Farias em Surubim

Publicado por Alberes Xavier em 04/10/2022 às 21:58



No Agreste Setentrional pernambucano, a prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, que também é presidenta da Amupe e exerce seu segundo mandato na Prefeitura do município, esteve apoiando os candidatos de seu partido, PSB, nestas eleições.


O trabalho de Ana Célia junto à sua base tem se destacado em Surubim. À vista disso, a prefeita buscou e pediu votos para os candidatos a deputado federal, Pedro Campos, que obteve 8.733 votos; e a deputado estadual, Rodrigo Farias, que obteve 8.152 votos, em Surubim.


Em reconhecimento ao trabalho da prefeita e dos candidatos por ela apoiados, a população surubinense fez de seus deputados os mais votados na cidade, mais um marco para o trabalho de Ana Célia Farias em sua gestão.

Ex-secretário de Raquel Lyra, Diogo Cantarelli declara apoio à candidata tucana

Publicado por Alberes Xavier em 04/10/2022 às 21:25



O ex-vereador de Caruaru e ex-secretário municipal Diogo Cantarelli declarou apoio à eleição da candidata ao Governo de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra. O anúncio foi feito pelas redes sociais. Ligado ao presidente nacional dos tucanos, Bruno Araújo, Diogo foi vereador do município por dois mandatos e chegou a concorrer à Prefeitura de Itacuruba. Coordenou a campanha de Raquel à Prefeitura de Caruaru e também atuou na gestão e no núcleo duro, para o qual retorna.


“Raquel é a candidata mais preparada para governar o estado, sua passagem por Caruaru e toda a sua vida pública a credenciam para esta missão. Estivemos juntos boa parte desse tempo, e agora é hora de colaborar e apoiá-la para fazer um grande governo e colocar Pernambuco de volta nos trilhos, após oito anos de uma gestão que foi reprovada por mais de 80% dos pernambucanos nas urnas. É hora de um novo tempo, e Raquel está preparada e será uma grande governadora.

Votado em todos os municípios, Fernando Rodolfo comemora reeleição

Publicado por Alberes Xavier em 04/10/2022 às 21:16



Reeleito no último domingo (2), o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) saiu das urnas com 60.088 votos. Ele atribuiu a votação ao trabalho desempenhado no mandato em Brasília e também pela luta junto aos professores para receberem os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O parlamentar foi votado em todos os municípios, e prometeu ainda mais empenho para retribuir a confiança dos pernambucanos.


“Recebemos o resultado com muita alegria. Não apenas a votação total em Pernambuco. Mas também o fato de que fomos votados nos 185 municípios, em quatro deles como majoritário. Isso se deveu ao que o nosso mandato construiu, a todos que acreditaram e trabalharam comigo, e também aos professores que levaram nossa mensagem e luta aos quatro cantos do estado. Hoje sou o único deputado de Caruaru e de Garanhuns, e também um dos dois únicos do Agreste, onde tive 41 mil votos. E quero dizer que se Caruaru, Garanhuns e o Agreste podiam contar comigo, hoje a minha responsabilidade com essa região é muito maior, e vou honrar a confiança de todos com ainda mais trabalho do que tivemos no primeiro mandato, podem contar comigo”, destacou Fernando Rodolfo.

Frente Ampla: vereadores do Recife declaram apoio a Raquel

Publicado por Alberes Xavier em 04/10/2022 às 20:45



Dois dias após o fim do primeiro turno, a candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), continua a receber apoios que confirmam a formação de uma verdadeira Frente Ampla que vai unir Pernambuco.


Nesta terça-feira (4), a candidata a vice-governadora, Priscila Krause, cumpriu uma intensa agenda de reuniões, e, dentre os apoios que recebeu, estão os dos vereadores do Recife, Ronaldo Lopes (PSC) e Junior Bocão (Cidadania), além do deputado estadual eleito, Jeferson Timóteo (PP).  


Ao anunciar o apoio, o vereador do PSC declarou que Pernambuco pode virar a chave, além de ter um novo momento para sair da estagnação e voltar a ser um estado líder no Nordeste. 


“Hoje, eu venho fortalecer também esse projeto visando trazer um novo momento, não só para o Recife, mas para o estado. Acredito que Pernambuco vai dar essa chance a Raquel e a Priscila porque eu confio no trabalho que elas já desenvolveram, como gestora e como parlamentar. Então, acredito que tem tudo pra gente virar essa chave e viver um novo momento”, afirmou Lopes.


Já o vereador Júnior Bocão lembrou que, no primeiro turno, Raquel foi a candidata mais votada na capital pernambucana e que, neste segundo turno, a tucana sairá vitoriosa. “Não há dúvida que o Recife vai eleger pela primeira vez na história duas mulheres para governar o estado e eu vou trabalhar para que essa vitória seja concretizada no próximo dia 30”, destacou o parlamentar.


Eleito no último domingo como deputado estadual, Jefferson Timóteo também destacou que Raquel e Priscila têm todas as condições para governar Pernambuco. “Acredito que Raquel e Priscila reúnem as melhores condições para colocar Pernambuco de volta ao desenvolvimento econômico, pelo currículo de Raquel e pela administração que fez em Caruaru”, disse.


Foto: Sarah Leonel

Ferro agradece os quase 40 mil votos que teve e já está nas ruas pedindo voto pra Lula

Publicado por Alberes Xavier em 04/10/2022 às 20:27



Fernando Ferro(PT), que disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, e que não consegui ser eleito, aproveitou esta segunda-feira para agradecer aos 38.943 eleitores que confiaram a ele o voto. "Companheiros e companheiras, quero agradecer imensamente aos pernambucanos e pernambucanas que foram às urnas e nos confiaram o voto. Confiaram porque acreditam na nossa trajetória, militância e capacidade legislativa. Reforço o agradecimento à nossa campanha, em todos os abraços, em todas as visitas e caminhadas, o carinho e o compromisso de todos e todas que se fizeram presentes. Vamos à luta" 


Ferro disse, ainda, que "a luta continua, mesmo sem ter sido eleito, e segue com toda a força para que o nosso Estado seja determinante na vitória de Lula, agora no segundo turno.


No dia 30 de outubro vamos viver o momento mais decisivo do Brasil, em duas décadas, e precisamos que o exemplo de Pernambuco invada o Brasil. Mais de 65% dos eleitores do nosso Estado escolheram Lula. Se faz necessário aumentar o apoio e irradiar essa mensagem onde quer que estejamos. Não podemos esmorecer nem olhar pra trás. É Lula no segundo turno. É 13 para mudar o país. De cabeça erguida vamos ver o Brasil ser feliz novamente" completou.

Prefeito Edilson Tavares conquista as maiores votações de Toritama para os deputados de seu grupo

Publicado por Alberes Xavier em 04/10/2022 às 20:08



O prefeito de Toritama, Edilson Tavares, tem desempenhado seu segundo mandato e se destacado na região. O trabalho de Edilson vem sendo notado pela população toritamense e também nos municípios vizinhos. Em consequência disso, nas eleições atuais, o prefeito esteve apoiando alguns candidatos e pôde receber o reconhecimento dos eleitores da cidade aos seus deputados.


Os candidatos a deputados federais que o prefeito e seu grupo apoiaram foram Raul Henry (MDB), que obteve 4.431 votos; Pastor Eurico (PL), que obteve 1.838 votos; enquanto que os candidatos a deputados estaduais foram Abimael Santos (PL), que obteve 4.719 votos; Marco Aurélio Meu Amigo (PSB), que obteve 562 votos; Tony Gel (PSB), que obteve 1.631 votos; Chaparral (UB) que conquistou 1.021 votos; Delegado Lessa (PP), que obteve 634 votos; e também a delegada Gleide Ângelo (PSB), que obteve 944 votos.


Com um grupo político robusto e, agora, eleito, Edilson tende a prosperar ainda mais em seu trabalho no município. O quantitativo de votos dados pelos toritamenses revela o compromisso da população em reconhecer o trabalho do prefeito, no intuito de fazer desenvolver Toritama cada vez mais.

Raquel e Priscila formam Frente Ampla por Pernambuco

Publicado por Alberes Xavier em 04/10/2022 às 19:26


Apoios de lideranças de diversos partidos mostram que candidatura une estado


Uma verdadeira Frente Ampla que vai unir Pernambuco. É assim que está sendo encarada a onda de apoios de lideranças dos mais diversos partidos à candidatura de Raquel Lyra governadora e Priscila Krause vice-governadora.


Deputados, prefeitos, vereadores e diversos nomes de peso do cenário político, com ou sem mandato, dizem não ter dúvidas que a verdadeira mudança está representada por Raquel, por sua capacidade de liderança, experiência, propostas e resultados já apresentados como gestora pública.


“Desde o início de nossa caminhada, dissemos que vamos unir Pernambuco. Estamos recebendo uma frente ampla de apoios que entenderam que para mudar não podemos seguir o mesmo caminho, e que a nossa candidatura não representa um projeto pessoal, e, sim, um projeto para Pernambuco”, afirmou a candidata a vice, Priscila Krause.

       

Abaixo, algumas das lideranças que já declararam publicamente o apoio a Raquel e Priscila:


Keko do Armazém (PL) – Cabo de Santo Agostinho


Pel Lages (Cidadania) – Prefeito de São Jose da Coroa Grande


Diogo Lima (MDB) - Prefeito de Barra de Guabiraba


Ruben Lima Barbosa (PSB) - Prefeito de Panelas


Cassiano (Republicanos) – Prefeito de Condado


Erivaldo Chagas (Republicanos) - Prefeito de Lajedo


Carlinhos da Pedreira (PP) – Prefeito de Barreiros


Orlando José (PSB) – Prefeito de Altinho


Josué Mendes (PSB) - Prefeito de Agrestina


Nicinha Melo (MDB) - Prefeita de Tabira


Gustavo Adolfo (PSB) - Prefeito de Bonito


Orlando José (PSB) - Prefeito de Altinho


Anchieta Patriota (PSB) - Prefeito de Carnaíba


Zé Maria (União Brasil) - Prefeito de Cupira


Marcelo de Alberto (PSD) - Prefeito de Inajá


Jeferson Timóteo (PP) – Deputado eleito

 

Gercinho Filho (PTB) – Vereador de Garanhuns


Gilvandro Estrela (Prefeito de Belo Jardim – União Brasil)


Cleber Chaparral (União Brasil) - Deputado estadual eleito


Ronaldo Lopes (PSC) - Vereador do Recife


Tiago Pontes (Republicanos) - primeiro suplente de deputado estadual


Dr. Junior (Podemos) - Presidente da Câmara de Vereadores Santa Terezinha


Tássio Bezerra – Ex-prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde


Soldado Zeferino (Presidente da Câmara de Abreu e Lima – União Brasil) 


Zé Negão (ex-candidato a deputado federal - Podemos)


Elias Gomes – Ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes


Edberto Quental (ex-prefeito de Condado)


Foto: Sarah Leonel