Pernambuco recebe mais 40,6 mil unidades da Coronavac para segundas doses

Publicado por Alberes Xavier em 08/05/2021 às 13:25


Imunizantes serão destinados exclusivamente para a segunda aplicação em idosos e trabalhadores das forças de segurança e salvamento


Pernambuco recebeu, às 7h52 deste sábado (08.05), mais 40,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19, da Coronavac/Butantan. O novo lote será destinado exclusivamente para a segunda dose de idosos, além de trabalhadores das forças de segurança e salvamento do Estado. Os quantitativos já estão sendo verificados e separados pelo Programa Estadual de Imunização e seguirão ainda hoje para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficam à disposição para retirada pelos gestores municipais.


“Recebemos, hoje, a terceira remessa de vacinas desta semana, o que vai nos permitir dar prosseguimento à imunização da nossa população, inclusive de grupos prioritários recém-iniciados. Mas ainda aguardamos que o governo federal cumpra com o planejamento inicial e envie todo o quantitativo de doses que foi acordado, para que possamos consolidar a vacinação dos grupos que já haviam recebido a primeira dose e iniciar a imunização de novos segmentos”, afirmou o governador Paulo Câmara.


Embora o quantitativo possibilite que os municípios consigam avançar na segunda dose dos idosos, o secretário estadual de Saúde, André Longo, reiterou a advertência feita pelo governador, lembrando o passivo do Ministério da Saúde com o Estado, de mais de 71 mil doses da Coronavac/Butantan para finalização dos esquemas vacinais. “Esperamos que novas remessas cheguem o quanto antes, para que possamos ofertar a proteção adequada para a população”, reforçou o secretário de Saúde.


A superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina, informou que já estão sendo enviadas mais de dois milhões de seringas para a vacinação da população com comorbidades, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas. “Esse já é o volume total de seringas para primeira e segunda doses”, destacou.


Com esta terceira entrega de vacinas nesta semana, o Estado totaliza o recebimento de 490.500 doses. O primeiro envio feito pelo Ministério da Saúde (MS) chegou na última segunda-feira (03.05), com as primeiras 17.550 da Pfizer/BioNTech e mais 267.250 unidades da vacina Astrazeneca/Fiocruz. Já na quinta-feira (06.05) chegaram 165.100 da Astrazeneca/Fiocruz.


Ao todo, Pernambuco já recebeu 3.135.780 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.830.160 da Coronavac/Butantan, 1.288.070 da Astrazeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer/BioNTech. Já estão sendo imunizados nesta campanha todos os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC.

Eduardo da Fonte acompanha prefeito Júnior de Beto em inaugurações e assegura novos investimentos para Palmares

Publicado por Alberes Xavier em 08/05/2021 às 10:18



Durante agenda no município de Palmares nesta sexta-feira (07), o deputado federal (PP) Eduardo da Fonte anunciou a liberação de 1,5 milhão de reais para a saúde, além de aquisição de três novos tratores e duas retroescavadeiras. Ao lado do presidente do PP Recife, Lula da Fonte, do prefeito de Palmares, Júnior de Beto, do secretário executivo de Agricultura Familiar do estado, Humberto Arraes e vereadores da cidade, o parlamentar também acompanhou o anúncio da reforma de cinco escolas municipais, no valor de 480 mil reais. 


“Fico feliz em ver que, agora, a cidade está no rumo certo, já demostrando avanços em diferentes áreas, como a educação, a saúde e a infraestrutura. Palmares começa a viver uma nova realidade e, ao lado de Júnior de Beto, irei trabalhar incansavelmente para garantir mais qualidade de vida para todos”, registrou Eduardo da Fonte. 


O deputado também participou da inauguração do Centro de Atendimento para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência acompanhadas pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). O local passará a acolher cerca de 80 pacientes por mês, através de atendimento psicológico e atividades culturais.

Em entrevista, a vereadora Dani Portela falou que o Brasil vive uma política de morte

Publicado por Alberes Xavier em 08/05/2021 às 10:07



Em participação ao Programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios e no Blog do Alberes Xavier, a vereadora recifense, Dani Portela PSOL, avaliou atuação de João Campos (PSB) à frente do poder executivo municipal, defendeu o programa Renda Básica Permanente e falou sobre os rumos do seu partido em 2022.


Dani falou sua opinião sobre a condução do prefeito do Recife João Campos, no combate a pandemia. “Recife consegue avançar na atuação da gestão na perspectiva de organização, não só com o plano de vacinação, mas com o aplicativo Conecta Recife que faz com que as pessoas possam agendar de maneira séria e transparente sua imunização, porém precisa melhorar, porque muitas pessoas com deficiências não estão conseguindo acessar esse aplicativo com eficiência”, pontuou a vereadora.


“Estou lutando, através de uma ação popular, em parceria com a Codeputadas Juntas (PSOL) e o vereador Ivan Moraes (PSOL), para impedir o retorno das aulas presenciais, porque nesse momento de agravamento da pandemia, com os hospitais de Pernambuco lotados, não podemos fingir uma normalidade, retornar aulas é de uma irresponsabilidade sem tamanho. Estou trabalhando também para incluir no plano de vacinação professores, gestantes, puérperas e motorista de transporte alternativo”, contou a parlamentar.


Na oportunidade, Portela destacou o valor do programa Rena Básica Permanente para as famílias carentes. “Criamos aqui no Recife, uma frente parlamentar pela Renda Básica. Nosso desejo é que as famílias tenham uma renda básica permanente e não uma ajuda pontual. O Renda Básica Permanente é uma proposta nacional do PSOL, acreditamos que se Belém do Pará consegue, Recife também é capaz”, frisou Dani.


Sobre as eleições de 2022, Dani contou como o PSOL pretende caminhar. “Caminharemos para candidaturas próprias, mas existem possibilidades de formações de frentes. Vamos ampliar nossas bancadas, federal e estadual. Tentaremos eleger um deputado federal pelo PSOL em Pernambuco. Em 2018, tivemos uma candidatura ao governo do estado formado só por mulheres, precisamos continuar com essa batalha e a nível nacional, nossa prioridade é derrotar Bolsonaro, porque o país precisa de uma gestão mais eficiente. Hoje existe no Brasil uma política em curso, que chamamos de política da morte, uma política que não está dando as respostas necessárias que nós brasileiros merecemos”, destacou a líder no PSOL.          


Dani Portela foi a vereadora mais votada nas eleições de 2020, seu mandato é popular, antirracista, jovem, feminista, LGBTQIA+, anticapacitista, inclui religiosidades e diversos credos, enxerga nas crianças pessoas de direitos. Foi candidata a governadora de Pernambuco em 2018 pelo PSOL, partido que integra desde 2016. Naquela campanha, ficou conhecida como a “Mulher da Flor”. 


“Essa pandemia é uma das mais graves crises que já enfrentamos nos últimos tempos, uma crise que é sanitária, mas que traz consequências econômicas e sociais profundas, um verdadeiro colapso humanitário. Vivemos um momento de miséria e fome, as pessoas estão padecendo da doença, do vírus e todos os males que ela agravou”, pontuo Dani Portela.

PREFEITURA DE TORITAMA CONCEDE VEÍCULO PARA A APAE

Publicado por Alberes Xavier em 08/05/2021 às 08:12



O Prefeito de Toritama Edilson Tavares concedeu em cerimônia realizada na tarde de sexta-feira (07/05), um veículo Fiat Doblo para a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Toritama, funciona na Rua 4 de Outubro, no Centro. O veículo será destinado para transportar as crianças excepcionais acolhidas pela associação.


Além da presença do Prefeito Edilson Tavares, da Secretária de Assistência Social, Elaine Tavares e do Vice-prefeito Romero Filho, participaram da cerimônia a Presidente da APAE, Osenir Arruda, o Diretor da APAE, Márcio, o Vice-presidente da APAE, Jairo da Saúde e o representante da Federação das APAEs, Gilvan Florêncio. Também participaram o Secretário de Saúde, Júnior Mariano e os Vereadores, Doutor do São João, Carol Gonçalves e Ferreirinha. Na ocasião, a Alto Defensora das pessoas com deficiência, Clis Vitória faz agradecimentos pela conquista.  


“A Prefeitura de Toritama fornece este veículo, porque dinheiro de prefeitura é para fazer boas coisas para os necessitados. Nós concedemos este veículo com despesas de motorista, combustível e manutenção inclusas”, disse o Prefeito Edilson Tavares em seu discurso. 


Toritama é uma das poucas cidades de Pernambuco que possuem uma APAE. A conquista é fruto de muito esforço feito por voluntários, associados e pelo município que tem contribuído para a funcionalidade permanente da associação.


Prefeitura do Bom Jardim realiza cadastramento dos mototaxistas

Publicado por Alberes Xavier em 08/05/2021 às 08:09




Neste mês de maio a Prefeitura Municipal do Bom Jardim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Qualificação e Juventude, está realizando cadastro dos mototaxistas, motofrete e moto-entrega. A classe trabalhadora foi a primeira a ser atendida na organização dos transportes na cidade, que tem como objetivo oferecer mais segurança à população que é usuária deste serviço.


Tendo início na última quinta-feira (06), os cadastros já foram realizados no centro da cidade, nesta data e na sexta-feira (07), na Escola 19 de julho. Na segunda-feira (10), os cadastros continuam na Escola Municipal José Olivar Pereira Borges, para mototaxistas da Encruzilhada, Sítio Altos e localidades vizinhas. Na sequência, serão feitos nas escolas de Umari, Tamboatá, Freitas, Pindobinha e Bizarra.


A organização tem feito parte dos planejamentos ações da nova gestão em Bom Jardim. Atividades voltadas à atenção de toda classe trabalhadora tem sido marca do que a equipe chama prioridade.

Anderson Ferreira antecipa para maio a primeira parcela do 13º dos servidores do Jaboatão

Publicado por Alberes Xavier em 08/05/2021 às 07:03


Foto: Chico Bezerra/PJG


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, nesta sexta-feira (7), a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais para o próximo dia 21. Somando com a folha de pessoal, a ser paga no final do mês, serão injetados quase R$ 80 milhões na economia do município. O anúncio faz parte das ações comemorativas ao aniversário dos 428 anos do Jaboatão.


“Esse é mais um ano em que nossos servidores estão se dedicando com mais afinco ao trabalho, para que a população continue sendo bem atendida e os serviços sejam realizados de forma eficiente. Por isso, nada mais justo que esse reconhecimento, no mês de aniversário do Jaboatão, com a antecipação da primeira parcela do 13º”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.


De acordo com o prefeito, a antecipação do pagamento se deu porque, “mesmo diante da crise econômica provocada pela pandemia, a gestão jaboatonense conseguiu manter as contas equilibradas”. Além dos salários pagos dentro do mês, a Prefeitura do Jaboatão tem realizado obras de infraestrutura e mantendo os serviços essenciais para o município.

Em Jataúba, Diogo Moraes participa de entrega de sementes e equipamentos para a agricultura familiar e de assinatura de convênio entre prefeitura e IITB

Publicado por Alberes Xavier em 08/05/2021 às 06:59



Nesta sexta-feira (7), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), representante do Polo de Confecções na Alepe, participou da entrega de uma ensiladeira, sementes de milho e sorgo e de kits (bancos de feira e galeias) para a agricultura familiar de Jataúba, através do programa Campo Novo, do Governo de Pernambuco, e da assinatura do convênio entre prefeitura municipal e Instituto de Identificação Tavares Buril, da secretaria de Defesa Social. 


“As nossas ações junto ao Governo do Estado têm transformado a vida dos pernambucanos para melhor. Com a chegada desses equipamentos e das sementes na zona rural de Jataúba, os trabalhos do homem do campo serão reforçados, a renda será ampliada e a qualidade de vida vai aumentar, principalmente porque a região está no período chuvoso”, disse parlamentar. 


O parlamentar também ressaltou a gestão da prefeita Drª Cátia, do vice Mamão, e a parceria com o deputado federal Silvio Costa Filho, governador Paulo Câmara e secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho, que tem rendido bons frutos para o município. “São pouco mais de quatro meses de gestão de Drª Cátia e Mamão em Jataúba, mas já vemos que a cidade terá um futuro de progresso através de uma parceria em conjunto com o deputado Silvio Costa Filho e governo do Estado, que tem um olhar sensível para a região Agreste, inclusive para as comunidades rurais, onde tem trabalhado fortemente junto a secretaria de Desenvolvimento Agrário”, comentou Moraes. 


IITB - Além da entrega de equipamentos para a agricultura familiar, Diogo Moraes também participou da assinatura do convênio entre prefeitura municipal e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), da Secretaria de Defesa Social, que vai realizar emissão de documentos de identidade no município. “Essa é mais uma importante reivindicação nossa atendida pelo governador Paulo Câmara e secretário Antônio de Pádua. O avançado sistema do IITB conta com a nova tecnologia ABIS e vai oferecer mais agilidade e rapidez tanto na emissão quanto na entrega do documento, que chegarão em até 15 dias. Antes, o tempo de espera poderia chegar a mais de um mês. Esses novos serviços vão facilitar e ampliar os atendimentos a população na emissão desse documento tão essencial no nosso dia a dia”, disse.

Itaíba: Regina anuncia nova escola de 12 salas com investimento de R$ 4,5 milhões

Publicado por Alberes Xavier em 08/05/2021 às 06:38



No mesmo dia em que anunciou a saída do Secretário de Educação, Junior Cézar, após comum acordo, a prefeita Regina Cunha (Pode), divulgou hoje a aprovação do projeto de mais uma escola tipo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com 12 salas de aulas orçada em mais de R$ 4,5 milhões. O anunciou foi feito em suas redes sociais.


A nova escola será construída na sede do município e vai se somar as outras duas unidades conquistadas junto ao FNDE para a comunidade do Muzarellys, com 06 salas de aulas, e no Jirau com 12 salas. Nas redes sociais, a prefeita agradeceu o apoio a equipe de engenharia pela conquista e lembrou ainda da escola de 15 salas de aulas construída com recursos próprios. 


“Nunca se fez tanto pela Educação em nossa terra como agora. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista, inclusive nosso amigo Junior, que na pasta da Educação foi um dos que lutaram pela vinda de mais essa escola. Ao nossos amigos e colaboradores, o engenheiro Cesar Augusto e toda nossa equipe de engenharia, nossos agradecimentos”, afirmou Regina.


A saída do Junior da Secretaria de Educação foi anunciada pela prefeita em tom de agradecimento. Segundo ela, ele deixa a pasta após uma longa conversa e uma acordo de voltar em breve para fechar o ciclo de trabalho de seu governo. 


“Junior se afasta com o sentimento do dever cumprido, mas vai continuar ao nosso lado, nos apoiando, ajudando a nova secretária, nossa amiga e professora Vera Julião, que vai ter seu apoio e colaboração como acordou conosco. Falar de Junior, é falar do bem, do amor a educação, do carinho pelas crianças, do cuidado com os servidores, da defesa dos professores, é falar de vida e de futuro. Obrigada meu amigo, irmão, a Itaíba de hoje deve muito ao seu trabalho e lhe aguardo, para que possamos entregar ao final de nosso governo a prefeitura de Itaíba com o sentimento do dever cumprido por completo”, finalizou Regina Cunha.

Miguel Coelho apresenta potencial da fruticultura a Eduardo Bolsonaro e ao presidente do BNDES

Publicado por Alberes Xavier em 07/05/2021 às 20:22



O prefeito Miguel Coelho recepcionou, nesta sexta (07), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. A visita das duas autoridades ao Sertão do São Francisco teve como objetivo conhecer os potenciais da fruticultura e do turismo.



Em uma das principais fazendas da região, o prefeito Miguel Coelho mostrou o processo de produção e preparo para exportação de frutas como a manga e a uva. Durante a conversa, o gestor falou sobre a importância do segmento para a economia local. A região de Petrolina é a maior exportadora de uva e manga no Brasil, além de referência em irrigação. 


O prefeito de Petrolina também conversou ainda com Montezano e Bolsonaro sobre os potenciais do turismo de lazer e de negócios do Sertão do São Francisco. "Petrolina é exemplo de sucesso. Mesmo com a pandemia, nossa região consegue manter crescimento na produção e na geração de empregos. Muito disso se deve à fruticultura irrigada. Mostrei para o presidente do BNDES e ao deputado Bolsonaro que com mais investimentos públicos podemos expandir o desenvolvimento", disse o prefeito após o tour.

Deputado William Brigido tem apelo atendido pelo governo e motoristas do transporte público são incluídos para receberem a vacina contra a Covid

Publicado por Alberes Xavier em 07/05/2021 às 19:40



O apelo foi aprovado na Alepe e encaminhado ao governador, Paulo Câmara e ao secretário de Saúde, André Longo. No requerimento, o deputado estadual William Brigido (Republicanos / PE), solicitou que os rodoviários do Grande Recife fossem incluídos como categoria prioritária para receber as doses da vacina contra a COVID-19.


No mais recente anúncio, o governador confirmou que os 10 mil trabalhadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife vão ser incluídos no grupo prioritário de vacinação. 


Na opinião do deputado William Brigido, "a decisão é justa e que precisa ser feita de forma imediata. Afinal de contas, os motoristas e cobradores, estão na linha de frente, em todos os momentos dessa pandemia, transportando milhões passageiros e correndo riscos diários de contrair o coronavírus”. O republicano explicou que fez o requerimento em março e vinha conversando com o setor e colocando o pedido nas redes sociais para ganhar apoio da sociedade. “A união das pessoas, a pressão do Sindicato dos Rodoviários e esse apelo oficial foram determinantes para essa justa medida”, disse William Brigido.


O Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana conta com uma frota de 2 mil ônibus e é responsável pelo deslocamento de aproximadamente 20 milhões de pessoas por mês.