Barreiras Sanitárias intensificam combate à COVID-19 em Santa Cruz do Capibaribe

As barreiras sanitárias instaladas na entrada e saída de Santa Cruz do Capibaribe tem se mostrado eficaz no combate à COVID-19, doença causada pelo Novo Coronavírus. A ação faz parte do planejamento da Prefeitura Municipal em conjunto com as Secretarias de Saúde, Defesa Social e Mobilidade Urbana.


Toda população recebe orientação, higienização das mãos e distribuição de máscaras de uso facial conforme ficou determinado no decreto 3.157/2020, sancionado pelo prefeito Edson Vieira em 07 de maio.


A iniciativa foi implementada com a abertura do Moda Center Santa Cruz e do Calçadão Miguel Arraes de Alencar para entrega de mercadorias às transportadoras. Os agentes envolvidos fazem o mapeamento das excursões cadastradas e monitoram se estão atendendo as recomendações de saúde e ao que prevê os decretos federais, estaduais e municipais.


As barreiras sanitárias contam com o trabalho de mais de 100 pessoas entre Guardas Civis Municipais, Agentes de Trânsito e, de Saúde. As instalações dos bloqueios de contenção ficam nas proximidades do bairro Oscarzão e do Moda Center, ambas na PE-160.


Além das barreiras sanitárias, a prefeitura instalou pontos de contenção para evitar a livre comercialização de mercadorias que estavam acontecendo em locais proibidos às margens da pe-160.


Tendas – Outra ação da Prefeitura e da Câmara de vereadores, foi a implantação de tendas e a disponibilização de cadeiras na frente das agências bancárias da Caixa Econômica Federal, visando evitar filas quilométricas neste período de pagamento do Auxílio Emergencial pelo Governo Federal.

Projeto de André Ferreira homenageia vítimas do Covid e profissionais de saúde

O líder do PSC na Câmara Federal, deputado André Ferreira (PE), deu entrada em um projeto para lembrar os mortos pela Covid-19 e homenagear os que estão envolvidos no combate à pandemia. Pela proposta, o 17 de março passa a ser o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 e de Homenagem aos Profissionais da Saúde.


A data foi escolhida pelo fato de ter sido no dia 17 de março deste ano o primeiro óbito pelo coronavírus no País. Além disso, a proposta presta uma justa homenagem aos profissionais de saúde, que, diante de um cenário de caos, “não se furtaram ao árduo combate, apesar de conscientes da dureza da luta”.


André Ferreira lembra que, com a pandemia, todos os países se viram diante da falta de preparo dos sistemas de saúde, da falta de medicamentos específicos e mesmo de suporte à vida. E isso deve servir de guia para o futuro. 


“A pandemia da Covid-19 representou um fenômeno que expôs fragilidades da sociedade de todo nosso mundo. Com a chegada de um vírus de rápido contágio e de alto percentual de formas graves, o mundo mudou e tudo vai ser diferente daqui para frente. Precisamos sempre lembrar do número de vida que perdemos e do imenso desafio que nos foi imposto para o futuro”, justificou André Ferreira.

Hoje é um dia especial, Francisco de Assis Carvalho, Dr.Assis, comemora 72 anos de vida! parabéns pelo seu dia. 46 anos dedicados a medicina. Devoto de São Francisco de Assis e inspirado em sua oração que leva sempre em seus pensamentos que conduzem a atitudes de compaixão e humildade a serviço do próximo. Parte da oração diz: "Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.


Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.


Onde houver discórdia, que eu leve a união.


Onde houver dúvida, que eu leve a fé..." Entende que é dando que se recebe.


Que essa data seja comemorada por muitos anos e muitos anos.

PREFEITURA DO BREJO RECEBE QUATRO VIATURAS PARA SERVIR A GUARDA CIVIL MUNICIPAL

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus representada pelo prefeito Hilário Paulo, recebeu na noite de ontem, quatro novas viaturas que serão entregues no próximo dia 26 (aniversário de fundação do Brejo) a GCM – Guarda Civil Municipal.


Para o prefeito Hilário, a chegada desses novos veículos irão reforçar a atuação da GCM no combate à criminalidade. “É um momento especial para o Distrito São Domingos e todo o município do Brejo da Madre de Deus, momento em que, através de nossos parlamentares, os deputados Tadeu Alencar, André de Paula e Renildo Calheiros e do ex-deputado Bruno Araújo, só temos a agradecer, pois a muito tempo estamos em uma luta para organizar a nossa Guarda”, destacou o prefeito acrescentando que em seu governo, instituiu a equipe especializada ROMU – Rondas Ostensivas Municipal.


Hilário ainda acrescentou que anteriormente já havia entregue 5 motocicletas, criado a Secretaria Executiva de Defesa Social, bem como, o Centro Integrado de Segurança (CIS) no Distrito São Domingos e na Sede do município. O prefeito reconheceu a luta do ex-secretário Executivo de Defesa Social, Walter Procópio e do irmão Nazareno que através do deputado Tadeu Alencar conseguiu uma das viaturas para a GCM.

Webinar: Desafios da gestão pública na crise do coronavírus

No mês em que o Brasil somou mais de 18 mil mortes por Covid-19, o Democratas e o Instituto Liberdade e Cidadania (Ilec) - braço de formação política do partido - decidiram realizar um webinar live para discutir ações capazes de minimizar os impactos da crise instalada pela pandemia do coronavírus no Brasil. 


Realizado nesta quinta-feira (21), às 17h, o evento terá a participação do presidente nacional do Democratas, prefeito *ACM Neto*; do presidente do Ilec e ex-ministro da Educação, *Mendonça Filho*; do governador de Goiás, *Ronaldo Caiado*; do ex-ministro da Saúde, *Henrique Mandetta*, e do vice-governador de São Paulo, *Rodrigo Garcia*.  


Nos painéis, serão abordados pelos membros do Democratas os resultados da atuação para conter a disseminação do coronavírus realizada em cada estado. Além disso, serão expostas análises importantes sobre o combate da pandemia em todo o país. 


Serviço


Governo de Pernambuco recebe doação de 10 mil protetores faciais do Sistema Fecomércio

Equipamentos serão distribuídos pela Secretaria de Saúde para diversas unidades hospitalares do Estado


Na tarde desta quarta-feira (20), o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Alberes Lopes, recebeu do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE a doação de 10 mil protetores faciais ao Governo de Pernambuco. Os equipamentos foram entregues no Palácio do Campo das Princesas e repassados à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), encarregada da distribuição para hospitais localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR).


Os protetores faciais – também conhecidos como face shields – doados pelo Sistema Fecomércio foram fabricados em acetato, material rígido e transparente, e oferecem mais proteção aos usuários, por cobrirem todo o rosto dos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que utilizarão os equipamentos.

Por videoconferência, Paulo Câmara mantém rotina de trabalho em casa e acompanha ações de combate à pandemia

Em pronunciamento divulgado pelas redes sociais, o governador Paulo Câmara fez um balanço das últimas ações de combate à pandemia da covid-19 em Pernambuco. Ele reforçou a necessidade de manter o isolamento social, enfatizou a importância da abertura do novo Hospital de Referência para Covid-19 em Goiana – município da Mata Norte – em parceria com a Fiat e destacou a chegada de 35 respiradores que serão distribuídos às unidades hospitalares do Estado.


A unidade de Goiana, que vai atuar como Hospital de Referência à Covid-19, começou a funcionar hoje (20), com 30 leitos dedicados aos pacientes suspeitos e confirmados da doença. Quando estiver com toda a capacidade, a unidade vai abrigar um total de 100 leitos, sendo 10 de UTI. O serviço ainda vai realizar exames de raios-x e laboratoriais. Sobre o hospital, aberto em parceria com a Fiat, o governador comentou: “Já temos 30 leitos em operação e vamos chegar a 100, sendo 10 de UTI, nesse esforço de ampliar o atendimento também no interior do Estado”.


Durante a videoconferência, o governador também acompanhou o andamento dos trabalhos do Gabinete de Crise, juntamente com o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Rebelo, e discutiu a distribuição dos 35 respiradores recebidos ontem (19) pelo Estado.


Nesta quinta-feira (21), às 10h, Paulo Câmara participará também por por videoconferência, direto da sua residência, da reunião convocada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, com os governadores de todo o País.

Deputado Estadual Waldemar Borges testa positivo para Covid-19

O deputado estadual Waldemar Borges testou positivo para a Covid-19. O parlamentar encontra-se bem, sem sintomas, e está em isolamento social rígido em sua residência. O deputado vai continuar trabalhando remotamente, como vinha fazendo nos últimos dois meses. “O contágio desse vírus é muito rápido, então peço que todos respeitem a quarentena e fiquem em suas casas”, enfatiza.

Alepe aprova projeto que requer à Secretaria de Cultura registro do Patrimônio Cultural Imaterial à Orquestra Criança Cidadã

Projeto de Resolução é de autoria do deputado Clodoaldo Magalhães e tem como objetivo trazer reconhecimento a um projeto social tão importante para Pernambuco

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou um Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) que requer à Secretaria de Cultura de Pernambuco o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco à Orquestra Criança Cidadã (OCC), um projeto social tão importante para o estado.

 

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto coordenado pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) e idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino. Atualmente, a Orquestra contribui para a formação musical, cultural e artística de 360 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Os alunos da Orquestra Criança Cidadã recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento. O método utilizado para o ensino de instrumentos de cordas é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica – a criança aprende brincando. 

 

“A Orquestra Criança Cidadã vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar”, comentou o deputado Clodoaldo Magalhães. Em seus 12 anos de existência, recebeu mais de 30 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010. 

 

Em 2015, a Orquestra Criança Cidadã tornou-se a primeira escola de música das Américas e a segunda do mundo a fazer parte do Programa de Escolas Associadas da Unesco. “Portanto, mais do que justo o reconhecimento da Casa do Povo Pernambucano a esta orquestra que tanto tem feito pelas crianças e jovens pernambucanos”, comentou o Magalhães.