Colaborador do Moda Center conquista medalhas no Campeonato Pernambucano de Atletismo Master

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 06:07


O atleta Ivanildo Ferreira Barbosa (44 anos) se destacou em provas do Campeonato Pernambucano de Atletismo Master. A competição, ocorrida no último sábado (7) no Colégio Santos Dumont, em Recife, reuniu atletas pernambucanos e de outros estados do Nordeste na disputa por medalhas.


Ivanildo Barbosa competiu nos 100, 200 e 400 metros rasos e conquistou três segundos lugares. As provas, para ele, representam uma nova etapa na sua carreira como atleta.


“Todos que me conhecem, sabem que sou maratonista, mas entrei para disputar essas provas para testar as minhas capacidades. Passei seis meses lesionado, pois provas de fundo exigem demais dos atletas, a exemplo dos treinamentos com corridas diárias de mais de 25 quilômetros. Essas provas de velocidade marcam essa minha retomada no esporte após esse período”, pontuou.


Descoberto por acaso – O talento que Ivanildo possui para as corridas longas foi descoberto por acaso pela gerência de Recursos Humanos do parque. De acordo com ele, em 2017 foi organizada uma competição comemorativa entre colaboradores, ao qual ele terminou a prova com larga vantagem entre os demais.


Questionado, ele revelou que já tinha disputado outras competições pelo país, entre elas a tradicional Corrida de São Silvestre. Hoje, além de trabalhar no parque como porteiro, ele recebe incentivo financeiro para poder disputar as competições.


“O atletismo para mim é de suma importância, pois é tudo na minha vida. Conheci diversas pessoas, culturas, mantenho minha saúde em dia e garanto um melhor rendimento na minha atividade aqui no Moda Center, que também me patrocina nas competições. Só tenho a agradecer”, pontuou.


Ivanildo se prepara para disputar outras competições nos próximos meses, sendo a primeira delas na capital paraibana, em fevereiro.

Raquel Lyra comemora inauguração do segundo Atacadão Caruaru

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 06:00


Na manhã desta quinta-feira (12), a prefeita Raquel Lyra participou da inauguração da segunda loja da rede varejista Atacadão em Caruaru. A EMHA Construtora e Incorporadora é a empresa responsável pela construção da unidade, que teve um investimento de 50 milhões de reais e mais de 200 empregos durante a obra. O empreendimento vai gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos.


“O Brasil vem enfrentando um momento de crise e a chegada de mais um Atacadão é de grande importância para Caruaru e região. Esse empreendimento vai aquecer ainda mais a economia e gerar em emprego e renda para nossa gente”, afirmou a prefeita Raquel Lyra. O novo Atacadão Caruaru está localizado na BR-104, próximo à entrada do Polo Caruaru.

FEITOSA DIZ QUE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA ESTADUAL É MAIS DURA QUE A FEDERAL

Publicado por Alberes Xavier em 12/12/2019 às 20:21


Na reunião plenária, o deputado Alberto Feitosa (SD) subiu à tribuna para chamar a atenção quanto à reforma da previdência estadual proposta no Projeto de Lei 803/2019, nesta quinta-feira (12). 


De acordo com o parlamentar, a proposta do Estado se baseia na Reforma feita pelo Governo Federal e é até mais dura para o trabalhador, quebrando pontos que os governadores do Nordeste colocaram como inegociáveis, tais quais: a desconstitucionalização, a capitalização e, não prevê o escalonamento.


“Os governadores  chegaram a colocar essas quatro exigências: não podia mexer nos trabalhadores rurais, também não podia ter o BPC (Benefício de Prestação Continuada), não poderia ter a capitalização e não podia desconstitucionalizar. Hoje, estamos tratando um Projeto de Lei, porque não mandou uma PEC se não podia desconstitucionalizar?”, questionou.


Segundo o parlamentar, a medida proposta pelo Estado foge das exigências feitas pelos governadores, ou seja, desconstitucionaliza, cria capitalização, e é bem pior que a Reforma proposta por Bolsonaro, pois não tem o escalonamento. 


Feitosa ponderou que o discurso dos governadores era não penalizar aqueles que ganham menos  e cobrar de quem ganha mais, quando na verdade isso não foi incluso no projeto do Estado. 


“O que era para amenizar os sacrifícios do trabalhador, só piorou . Há uma grande diferença entre a reforma proposta por Paulo Câmara e a de Bolsonaro: a Reforma Estadual penaliza o cidadão que ganha menos e terá que pagar mais, pois não tem o escalonamento. Alertei em maio deste ano, que teríamos que votar a reformas nos estados, pois a previdência estadual está deficitária em 2,7 milhões. Isto porque os governadores do Nordeste não fizeram o acordo e deixaram de fora os estados E municípios, assim, prefeitos e vereadores estão numa situação dificílima, pois terão que apresentar, discutir e votar um tema, necessário, mas extremamente impopular em ano de eleições municipais ”, explicou.


O deputado defendeu  que o Brasil e Pernambuco  precisa da Reforma para se desenvolver economicamente e gerar mais empregos e oportunidades para os cidadãos.


“Falo da recuperação da indústria, do comércio, do emprego e da região que espera pela reforma da previdência. É preciso garantir a segurança e o investimento, para que a região possa ter mais visibilidade e oportunidades”, finalizou.

“Tenho um projeto para Brejo da Madre de Deus”, afirma Josevaldo Lopes

Publicado por Alberes Xavier em 12/12/2019 às 16:41


O atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Brejo da Madre de Deus, Josevaldo Lopes (PRB), confirmou ao Blog do Alberes Xavier sua intenção em disputar a prefeitura em 2020 e não poupou críticas a gestão do prefeito Hilário Paulo na cidade, durante participação ao programa Cidade em Foco. 


De acordo com o mesmo, a decisão de busca a candidatura a prefeito em 2020 vem sendo construída a um longo tempo, fruto de um sonho que vem desde 2016, quando tentou a vaga, porém acabou aceitando a indicação de Hilário Paulo (PSD) para a disputa. 


"Hoje continuo tendo esse sonho e tenho um projeto para Brejo da Madre de Deus, que é trazer dignidade para o povo de Brejo, trazer qualidade de vida, trazer saúde, trazer turismo, trazer realmente expectativas de dias melhores para os brejenses”, disse o mesmo. 


Razões - Josevaldo falou na oportunidade às razões que lhe fizeram se distanciar do Governo Municipal. "Eu cansei de pedir. Eu cansei de falar. Eu cansei de aconselhar. Não sei quais sãos motivos, mas vi as coisas não fluírem, não emplacarem. Ai tomei a decisão de realmente não compartilhar com esse desgoverno que está instalado em Brejo da Madre de Deus”, afirmou. 


Aliados - Aliado do deputado federal Silvio Costa Filho (PRB), Josevaldo destacou nomes como do empresário Dé de Zuza e dos vereadores Damião Aguiar e Flávio Diniz, como figuras sintonizadas com o seu projeto. "Todos têm direito de serem candidatos. Mas eu confio em Deus, confio na minha capacidade e nas pessoas que nos acompanham que se Deus quiser em 2020 a gente vai ter uma campanha vitoriosa”, disse. 


Articulações – Ao comentar as articulações visando 2020, ele ratificou sua intenção de ser candidato nas eleições, porém, ponderou que não tem restrições de dialogar com outros pré-candidatos a prefeito que militam no campo da oposição ao Governo Municipal. 


"Não tem possibilidade nenhuma de eu ter união, parceria, me alinhar ou está com ele, é com o gestor que está ai hoje no poder. Já não concordei lá atrás, não concordo hoje e não vou concordar amanhã. Mas com os outros pré-candidatos, não tenho problema nenhum de sentar com eles e ter uma parceria”, disse.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com

Pernambuco sediará primeiro CD da Amazon no Nordeste e avança no e-commerce regional

Publicado por Alberes Xavier em 12/12/2019 às 14:23


Primeira base logística fora de São Paulo será instalada no Cabo de Santo Agostinho, no Armazenna Suape, ampliando a capilaridade na região e reduzindo o prazo de entrega de mercadorias para dois dias úteis, com frete grátis para clientes “prime”


A Amazon, empresa norte-americana de inovação com mais de 25 anos de atuação em e-commerce, deu a largada no seu plano de expansão no Brasil, e Pernambuco foi o Estado escolhido para a instalação do Centro de Distribuição (CD) na região Nordeste. Desde que chegou ao País, esta será a primeira operação física da Amazon fora de São Paulo, validando a vocação de Pernambuco como hub logístico regional. A base será instalada no centro logístico Armazenna Suape, no município do Cabo de Santo Agostinho, com capacidade de reduzir o prazo mínimo de entrega no Recife para até dois dias úteis. O CD estará em operação já no primeiro trimestre de 2020, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.


O governador Paulo Câmara selou a instalação do empreendimento no Estado em reunião com o presidente da Amazon no Brasil, Alex Szapiro, na manhã desta quinta-feira (12), em São Paulo. Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, e o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Leonardo Cerquinho. Por parte da Amazon, estiveram presentes o diretor de Operações, Ricardo Pagani, e o gerente de Políticas Públicas, João Barroso. O valor do investimento e a previsão de faturamento do CD não serão divulgados, respeitando as regras de sigilo que envolvem companhias com capital aberto.


“Estamos satisfeitos que a Amazon tenha escolhido Pernambuco para sediar seu mais novo centro de distribuição no Brasil. Esse investimento, tendo em vista a qualidade das instalações, ajudará a impulsionar a nossa economia, gerando emprego e renda, além de reforçar a nossa condição de hub natural do Nordeste", afirmou Paulo Câmara, acrescentando que o CD traz novas oportunidades de avanço em inovação e produtividade, dialogando com os planos para o futuro do Estado e da região. "Seremos grandes parceiros da Amazon, que vai encontrar, aqui, uma mão de obra qualificada e as condições necessárias para o crescimento dos seus projetos”, reforçou.


“Nós estamos felizes em levar mais conveniência aos consumidores brasileiros e em contribuir para a economia da região. O anúncio de hoje representa o compromisso de longo prazo da Amazon com o Brasil e, principalmente, com nossos clientes em todas as regiões”, afirmou Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil. “Além de oferecermos entrega mais rápida para a região Nordeste, clientes do Amazon Prime, programa de benefícios que lançamos em setembro, poderão usufruir dessa rapidez no envio com frete grátis em qualquer pedido”, acrescentou.


Com o anúncio oficial da Amazon, o Estado atinge a marca de 114 empresas que anunciaram novos negócios ou a expansão de suas operações em Pernambuco somente neste ano. São empreendimentos que, juntos, somam R$ 14,4 bilhões em investimentos e têm potencial para abertura de 22 mil postos de trabalho formais, no médio e longo prazos.


INTELIGÊNCIA - A localização geográfica e o suporte de infraestrutura apresentados pelo Governo de Pernambuco foram determinantes para a estratégia de crescimento da Amazon no Nordeste. O secretário Bruno Schwambach explicou que o Estado tem feito um trabalho forte de inteligência de mercado para identificar grandes players nacionais e internacionais, em segmentos diversos. Além disso, a centralidade de Pernambuco dentro da região - que concentra PIB superior a R$ 1 trilhão - é uma vantagem natural. Não foi à toa que o local escolhido para sediar o CD fica em um centro logístico adjacente a Suape, importante ativo da economia pernambucana, que agrega mais de cem empresas e investimentos superiores a R$ 50 bilhões.


“Temos acesso a 90% do PIB da região localizados num raio de 800 quilômetros, conectando o Recife a outras sete capitais nordestinas. Essa facilidade, de o estado ser um hub logístico, foi determinante no trabalho de atração da Amazon. Mas além de localização privilegiada, a gente constrói todo o apoio complementar no diálogo com o setor privado, oferecendo apoio em infraestrutura ou incentivos fiscais e de inteligência de mercado”, detalhou Schwambach. “Ter uma gigante de tecnologia e logística no Armazenna Suape, condomínio logístico contíguo ao porto e próximo ao Aeroporto Internacional do Recife, mostra a confiança de empresas como a Amazon na eficiência do nosso polo logístico”, ressaltou Leonardo Cerquinho, presidente do Complexo de Suape.


INCENTIVOS FISCAIS - Pelo fato de a Amazon ser uma empresa que atua exclusivamente no e-commerce, o Governo de Pernambuco possui um incentivo fiscal específico para esse modelo de negócio, que amplia a competitividade estadual na atração de investimentos. Trata-se do Decreto 44.650/17, que garante um desconto (crédito presumido) no resultado das operações, de acordo com a alíquota do produto, destinado a vendas para fora do Estado.


“Essa é uma conquista histórica para Pernambuco. Desde o primeiro contato, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Sefaz e a AD Diper montaram uma ampla estratégia, estudando as solicitações feitas pela empresa para propormos soluções, como alterações na legislação tributária, para torná-la mais competitiva”, informou Roberto Abreu e Lima, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).


Além do mecanismo assegurado a empresas como a Amazon, que atua no e-commerce, o governo estadual oferece à iniciativa privada benefícios por meio de diferentes programas, a exemplo do Prodepe - Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, instituído em 1999 e considerado um dos mais robustos do gênero. A AD Diper capitaneou, em 2019, cinco reuniões do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic), colegiado que avalia os projetos para instalação de novos empreendimentos no Estado, via concessão de incentivos fiscais. Até o momento, foram aprovados 98 projetos, sendo 49 para indústrias, 30 de importadoras e 19 de centrais de distribuição.


SOBRE A EMPRESA - A Amazon é, atualmente, a empresa mais valiosa do mundo, com valor de mercado acima de US$ 1 trilhão. O site amazon.com.br possui um catálogo superior a 20 milhões de artigos, distribuídos em mais de 30 categorias e comercializados pela própria companhia ou por vendedores parceiros, no modelo de marketplace. Apesar de presente no e-commerce brasileiro desde 2012, o primeiro centro de distribuição no Brasil foi implantado em janeiro deste ano, na cidade de Cajamar, em São Paulo. Nos últimos meses, outros dois foram implementados em território paulista. O de Pernambuco será o quarto do Brasil. Atualmente, há 122 vagas de emprego abertas pela empresa no País. Oportunidades que se somam aos mais de 3,2 mil empregos criados desde 2012, em solo brasileiro.

Por ausência de interessados, DER-PE reabre licitação da Ponte Velha de Santa Cruz do Capibaribe

Publicado por Alberes Xavier em 12/12/2019 às 12:42


Na manhã da quarta-feira (11) foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco, a reabertura do processo de licitação de N° 1458/19, que tem como objetivo a execução das obras de construção da nova estrutura da Ponte Velha em Santa Cruz do Capibaribe. A referida ponte liga as Avenidas Teófanes Ferraz à João Francisco Aragão, no centro do município.


De acordo com o Diário, o processo licitatório estava previsto para acontecer no dia 22 de novembro, porém foi considerada “deserta” devido ao não interesse de nenhuma empresa na construção da obra.


A nova data para a realização do processo licitatório está marcada para o dia 26 de dezembro a partir das 9h, na sala de reuniões de licitação no Edifício Sede do DER, no bairro Santo Amaro no Recife.


A Ponte Velha está interditada desde o dia 15 de junho deste ano, e no mês de julho, a prefeitura construiu uma via alternativa (passagem molhada), para que os veículos possam transitar nas imediações da ponte.


Estrutura – a ponte velha tem uma extensão de 17,33m e recapeamento do acesso a Santa Cruz do Capibaribe de 393m.


O Edital está disponível através do endereço: www.licitações.pe.gov.br. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (81) 3181-4300.

Pastor Eurico indica Douglas Cintra para SUDENE

Publicado por Alberes Xavier em 12/12/2019 às 10:48


Fernando Bezerra Coelho e Pastor Eurico emplacam Douglas Cintra na SUDENE


O empresário e ex-senador Douglas Cintra assume nesta quinta-feira o comando da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), órgão do Governo Federal que tem como função planejar o crescimento regional do Nordeste. 


A posse está marcada para as 14h, no Instituto Ricardo Brennand, e deverá contar com a presença de diversas autoridades, a exemplo do Ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Pastor Eurico (Patriota). 


Para emplacar seu nome na SUDENE, Cintra contou com o apoio fundamental do senador e Líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho, do deputado federal Pastor Eurico e de cerca de 10 deputados que apoiam a base governista. 


Em seu terceiro mandato de deputado federal e aliado de primeira hora do Governo Federal, Pastor Eurico conta com um bom trânsito em Brasília e tem sido uma importante fonte de orientação para assuntos ligados ao Nordeste. A forte articulação do deputado garantiu com que o nome de Cintra fosse o escolhido para a SUDENE.


Governadores - Ainda devem comparecer a solenidade os governadores de Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte, bem como os vice-governadores de Pernambuco, Ceará e Bahia. Cintra assume a SUDENE com o desafio de agregar as ações do órgão os governadores do Nordeste, que em sua maioria fazem oposição ao Governo Bolsonaro.

Estudo: pobreza é mais grave em famílias com crianças

Publicado por Alberes Xavier em 12/12/2019 às 07:19


Da Agência Brasil


Estudo divulgado nesta quinta-feira (12) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e pela agência de desenvolvimento social ChildFund Brasil, de origem norte-americana com sede em Belo Horizonte (MG), mostra a privação de necessidades essenciais ao desenvolvimento e qualidade de vida entre famílias pobres do Maranhão, Piauí e da Paraíba.


A análise foi feita a partir do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), que, além da renda, considera o acesso à educação e à saúde. O dado é calculado por município e avalia a situação de crianças de 0 a 11 anos.


Conforme nota publicada pelos realizadores do estudo, “foi constatado que tanto a incidência quanto a intensidade da pobreza são maiores em domicílios com presença de crianças. Foram encontradas 186.241 crianças com idade de 0 a 11 anos em situação de pobreza multidimensional, sendo 126.760 no Maranhão, 31.708 no Piauí e 27.773 na Paraíba”.


As duas instituições também avaliaram o risco de outras crianças passarem a viver a situação de pobreza multidimensional. “Nos três estados, foi constatada a existência de 577.946 crianças em situação de vulnerabilidade, na mesma faixa etária [0 a 11 anos], sendo 353.875 no Maranhão, 118.274 no Piauí e 105.797 na Paraíba”.


O levantamento foi feito a partir de dados secundários originários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por equipe de professores e alunos dos programas de pós-graduação em Geografia, Tratamento da Informação Social e Ciências Sociais da PUC Minas.

“Eu acredito no governador Paulo Câmara”, afirma Rubinho Nunes sobre ações nos municípios

Publicado por Alberes Xavier em 12/12/2019 às 07:06


O líder da oposição do Brejo da Madre de Deus, Rubinho Nunes PSB, esteve acompanhando a visita da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernanda Batista em Santa Cruz do Capibaribe, e falou ao Blog do Alberes Xavier e para a Rede Agreste de Rádios sobre os investimentos destinados pelo Governo do Estado.


Rubinho comentou sobre a série de obras que vem acontecendo com o intuito de trazer água para os municípios do Polo das Confecções, principalmente Brejo da Madre de Deus, e afirmou que apresentou um projeto aos representantes da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), para que o Brejo passe a receber água de Serra do Vento e da Adutora do Agreste.


“Eu acredito no governador Paulo Câmara, que tem sido sensível as questões relacionadas ao Polo de Confecções. Fizemos visitas em grandes obras como a Adutora do Alto Capibaribe, o Esgotamento Sanitário e a reconstrução da Ponte Velha, então essas ações fazem com que possamos ter um governo presente e que chega com benefícios aos municípios”, ressaltou.


Por fim, o líder da oposição falou sobre a restauração da PE-145, ligando os municípios de Brejo da Madre de Deus, Jataúba e Fazenda nova. “Muitos dizem que não será feito, mais uma vez afirmo que acredito no governador”, concluiu.


Se Ligue - O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com

Biu Abreu destaca festa de Nossa Senhora da Conceição e faz balanço como secretário de obras de Orobó

Publicado por Alberes Xavier em 12/12/2019 às 06:56


O vice-prefeito e atual secretário de Obras da cidade de Orobó, Biu Abreu (PSD), foi entrevistado pelo radialista Alberes Xavier para o programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, e falou sobre às comemorações da festa de Nossa Senhora da Conceição, vivenciadas no município.


“O atrativo desta festa é a divulgação do nome de nosso município, tendo em vista a grande atração que foi o Padre Fábio de Mello, fazendo com que Orobó seja procurada pelos visitantes e tantas pessoas que vem de outros estados conhecer a nossa festa. Parabenizo o prefeito Chaparral pela idealização e agradeço pela confiança que ele dá a todos os secretários”, afirmou.


Por fim, Biu Abreu fez um balanço das ações realizadas pela sua secretaria e pontuou que em 2020 o trabalho não vai parar. “Desejo a todos os oroboenses um feliz natal e ano novo com muita paz, alegria e novos desafios para que próximo ano possamos ampliar nosso trabalho. Este ano já realizamos limpeza, pintura do meio-fio e ampliamos a iluminação das praças e avenidas”, finalizou.


Se Ligue - O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com